Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NR - 10 AVANÇADA - SEP. CAPITULO 6 - SISTEMAS DE CONTROLE – EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE TRABALHO - FINAL



6 - SISTEMAS DE CONTROLE – EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE TRABALHO.

Os Principais equipamentos e proteção utilizados no Sistema Elétrico de potência, são:
}  Conjunto cinto pára-quedista e acessórios;
}  Botina de segurança sem componentes metálicos tipo C4 e sola bi-densidade;
}  Botina de segurança com biqueira de aço, para atividades sem contato com energia elétrica;
}  Bota de cano longo sem componentes metálicos tipo C4 ou perneiras;
}  Óculos de segurança com características UVA e UVB, tonalidade de cinza ou transparente;
}  Capacete classe “B”;
}  Equipamentos isolados para linha viva;
}  Protetor solar;
}  Capa de chuva ou similar;
}  Vestimenta para remoção de isentos;
}  Roupa e bota condutivas;
}  Vestimentas contra arcos voltaico, isolante de borracha e de polietileno para atividades;
}  Luva de vaqueta/raspa;
}  Luva isolante/cobertura para luvas de borracha;
}  Luva isolante de borracha, utilização de acordo com a classe de tensão;
}  Manga isolante de proteção;
}  Conjunto de aterramento AT/BT;
}  Detector de tensão;
}  Detector de ausência de tensão;
}  “load buster” - dispositivo que permite a abertura de chave – fusível em carga, com segurança;
}  Vara telescopia dotada de dispositivo anti-queda de cartucho, quando necessário.

Ao fazer ensaios de ferramentas e equipamentos, devemos levar em conta as seguintes atividades:
}  Todos os equipamentos de proteção individual e coletivo, bem como as ferramentas de trabalho, deverão ser ensaiados periodicamente, conforme as normas de fabricação e internas das empresas, no mínimo observando a rigidez dielétrica, resistência mecânica e avaliação das condições de ergonomia;
}  Todos os ensaios deverão ser registrado garantindo assim, a rastreabilidade, além da data dos testes de forma indelével nos equipamentos e nas ferramentas aprovadas;
}  Os equipamentos e as ferramentas,que por meio de tecnologia apropriada e certificada não possam ser recuperados, devem ser inutilizados de forma a impedir o seu uso.

Outros equipamentos:
}  Detector de tensão – Destina-se a sinalizar, ao trabalhador, as condições de energização ou não, que se encontra a instalação ou o equipamento onde se pretende trabalhar. As faixas de detecção do aparelho, devem se corretamente selecionadas e o mesmo ser auto testado antes do uso. Deve ser usado, obrigatoriamente, para testar qualquer instalação ou equipamento cuja a energização tenha sido interrompida para aterramento e intervenção. Deve ser mantido, após o uso, em sua embalagem original e ter sempre um conjunto de bateria nova, além da que estiver em uso.
}  Detector de ausência de tensão – Destina-se a informar, ao trabalhador de linha viva, as condições de energização da instalação ou o equipamento onde se pretende trabalhar. Deve ser colocado na instalação elétrica antes do início dos serviços e só retirado após a sua conclusão. Em caso de falta de energia, o detector dará o alarme, devendo ser suspensa a tarefa e retirados todos os trabalhadores do potencial da linha, até que haja o retorno da tensão. Se a campainha soar após a instalação ser feita, significará ausência de tensão elétrica na instalação, denunciando falha na manobra ou no equipamento. Falhas e erros, devem ser considerados, pois são previsíveis de ocorrer. Por isto, se justifica plenamente a utilização do detector de ausência de tensão.  
}  DAC - Dispositivo de abertura em carga – Utilizado na abertura de chaves seccionadoras tipo ”faca” ou fusíveis, com carga e tensão até 23 kV, á corrente máxima de interrupção de até 600/900 ampéres. As chaves devem possuir ganchos para a fixação do DAC e ser de boa qualidade e robustez para não se quebrarem durante a abertura. Somente deve ser utilizado para as condições de carga definidas pelo fabricante e operado por trabalhador devidamente treinado, manuseado em conformidade com as procedimentos operativos adotados pela empresa. Deve ser acoplado á vara de manobra, com no mínimo 3 elementos de diâmetro de 38 mm.
}  Ohmímetro – Aparelho destinado a indicar a resistência apresentada por uma instalação de aterramento, em um determinado ponto.
}  Fasímetro – Equipamento eletrônico, composto por duas peças que são colocadas diretamente em contato com as linhas energizadas com alta tensão. Um dos componentes fica pendurado de um lado do circuito e o outro é acoplado á ponta de uma vara de manobra, por meio da qual se encosta o segundo componente á outra linha. Caso o faseamento, da linha seja possível, emitirá um sinal em tons alternados. É usado para confirmar ou para indicar a possibilidade de fechamento de anel entre circuitos diferentes de uma mesma SE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário