Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

NR 10 - CURSO COMPLEMENTAR - SEP - 1. Aspectos organizacionais


NR 10
CURSO COMPLEMENTAR “ SEGURANÇA NO SISTEMA ELÉTRICO DE  POTENCIA (SEP) E EM SUAS PROXIMIDADES”.

A nova NR 10, que trata de “Segurança em instalações e Serviços em Eletricidade ou em suas proximidades”, discorre sobre atividades na área elétrica, estabelecendo critérios de segurança para todos aqueles que trabalham em suas diversas fases, como geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, na condição de empregados diretos, contratados ou até mesmo usuários.

Aspectos organizacionais
No Brasil, por força da Constituição Federal, o Poder Concedente, que regula e fiscaliza geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, é federal.
Ás concessões são de responsabilidade do Ministério de Minas e Energia (MME), enquanto a regulação e a fiscalização são exercidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Além da agência reguladora federal (ANEEL) e das estaduais, existem outros organismos, também importantes e vitais, para a adequada coordenação da expansão e operação do sistema.

Aspectos organizacionais
  1.  ONS – Operador Nacional do Sistema, encarregado de planejar e coordenar a operação elétrica e energética de todo o sistema;
  2.  EPE – Empresa de Planejamento Energético, encarregada de planejar a expansão dos sistemas elétricos energéticos;
  3.  CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, responsável pelos contratos de compra e venda de energia e pela contabilidade da energia fornecida ou recebida pelos geradores, distribuidores, consumidores livres e comercializadores.

Aspectos organizacionais
O sistema elétrico brasileiro apresenta, como particularidade, grandes extensões de linhas de transmissão e um parque produtor de geração, predominantemente hidráulica.
O mercado consumidor concentra-se nas regiões sul e sudeste, mas industrializadas. A região norte é atendida de forma intensiva por pequenas centrais geradoras, a maioria termelétricas á óleo diesel.
Os sistemas de energia elétrica organizam-se numa estrutura baseada em processos verticais e horizontais, como pode ser visto no diagrama seguinte.

Aspectos organizacionais
O sistema Elétrico de Potência (SEP), em seu sentido amplo, é o conjunto de todas as instalações e os equipamentos destinados á geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

COMPOSIÇÃO DE UM SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA
Um sistema elétrico de potência consiste basicamente nos seguintes segmentos:
  •   Estações geradoras;
  •   Subestações supridoras;
  •  Linhas de transmissões;
  •   Subestações distribuidoras;
  •   Sistemas de distribuição;
  •   Consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário