Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NR 10 - AVANÇADA - SEP. CAPITULO - ASPECTOS SOBRE A OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS.

ASPECTO SOBRE A OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS.

Tanto os grandes motores industriais quanto os equipamentos eletro-doméstico, são projetados e construídos para trabalharem dentro de certas faixas de tensão e freqüência, fora das quais podem apresentar funcionamentos não satisfatório ou até mesmo se danificam. Essas exigências básicas impõem á operação dos sistemas elétricos um adequado controle da tensão e da freqüência na rede, a qual esta sujeita ás mais variadas solicitações de carga, as quais variam ano a ano, mês a mês e o mais importante, podem variar muito durante um único dia, devido, por exemplo, á demanda nos horários de pico quando comparada a madrugada. Como não é possível armazenar energia elétrica comercialmente, deve ser produzida, a cada instante, na medida da demanda requerida.

Além das variações de carga previstas, há também as de natureza aleatória, tais como a conexão e desconexão de cargas por manutenção ou o defeito de instalação da planta industrial ou comercial que ocasionam alterações, em geral, pequenas na freqüência e tensão da rede. Defeitos na rede que provocam o desligamento de linhas, geradores, grandes blocos de carga ou de interligações entre sistemas podem ocasionar oscilações ou variações mais significativas, as quais os equipamentos de controle procuram minimizar.
A freqüência é controlada automaticamente nos próprios geradores por meio dos reguladores de velocidade, equipamentos que injetam mais ou menos água, vapor ou gás nas turbinas que acionam os geradores, dependendo do aumento ou da diminuição da demanda.
O controle da tensão pode ser feito remotamente nas usinas, por meio dos reguladores automáticos de tensão, podendo também ser efetuado em nível de transmissão, de sub-transmissão e de distribuição. De um modo geral, o controle junta á carga é bem mais efetivo, uma vez que o controle remoto pode não ser suficiente. O controle é feito automaticamente por meio de transformadores com controle de TAP, por compensadores síncronos ou compensadores de reativos estáticos e, manualmente, por meio de conexão ou desconexão de bancos de capacitores e/ ou reatores em derivação.
TAP = derivação existente nas bobinas de transformadores, utilizados para o controle de magnitude de tensão.
Além dos aspectos ligados ao controle de tensão e de carga/freqüência, na operação das redes interligadas, existe o problema de como distribuir as cargas entre as diversas usinas do sistema, nas diversas situações de demanda. Á locação dessa geração dá-se o nome de “despacho da geração” , cujo estabelecimento depende muito a operação racional e eficaz do sistema como um todo.
Existem sistemas automáticos de supervisão e controle ou de despacho automático. O controle é feito por algoritmos de simulação/decisão em computador com dados monitorados continuamente sobre o carregamento das linhas de transmissão, as gerações das diversas usinas e o estado da rede de transmissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário