III. Atuadores
Atuadores
são dispositivos que transformam um determinado tipo de energia num outro tipo
diferente. São usados em automação para entregar à planta a excitação
necessária para seu funcionamento, na forma do tupo de energia adequado. Se o
funcionamento da planta estiver baseado em algum movimento de um de suas
partes, serão necessários atuadores para fornecer energia mecânica para o
movimento. Se a planta for um sistema térmico, será necessário um atuador que
forneça energia térmica para atingir um temperatura desejada.
Os
atuadores se dividem em atuadores 1) hidráulicos, 2) pneumáticos ou 3)
elétricos. Os hidráulicos se caracterizam por terem como fonte de energia um
líquido que se desloca por um duto com uma pressão adequada. O líquido é
geralmente óleo ou água. O pneumático têm como fonte de energia um gás
pressurizado, geralmente ar comprimido. Os atuadores elétricos usam energia
elétrica.
1. Motores elétricos
Os
motores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em energia
mecânica. Essa energia mecânica é desenvolvida através da rotação de um eixo
que gira com uma determinada velocidade e torque.
Existem
diferentes tipos de motores elétricos: motores CA, motores CC e motores de
passo. Os de corrente alternada são os menos usados na robótica por serem
relativamente grandes e pela dificuldade de se fazer um controle de velocidade
e torque eficiente. Porém, em aplicações industriais, que exigem torque
elevado, motores trifásicos de corrente alternada são freqüentemente
utilizados.
Os
motores de corrente contínua têm um par de terminais que devem ser ligados a
uma fonte de alimentação, a polaridade da fonte determina o sentido de rotação
do eixo do motor. Seu movimento é, geralmente, suave e contínuo e, com uma
redução mecânica apropriada, podem desenvolver torques elevados em volumes
reduzidos. As principais desvantagens consistem na dificuldade para o
controlador conhecer a posição exata do eixo e a velocidade de rotação que
depende fortemente da carga. Assim, não é possível controlar estes motores em
malha aberta, geralmente, o controle se faz em malha fechada com sensores de
posição e/ou velocidade.
Os
motores de passo têm seu funcionamento baseado na alimentação caracterizada por
uma seqüência de pulsos elétricos. A cada pulso da seqüência, o eixo gira um
ângulo fixo muito preciso. Dessa maneira, o controlador pode conhecer
exatamente a posição do eixo sem a necessidade de um sensor. Ao controlar o
tempo entre um pulso e o seguinte, o controlador pode controlar a velocidade de
giro do motor sem o uso de tacômetros. A relação entre o torque e o volume do
motor, quando está em movimento, é menor do que a dos motores CC, mas têm a
vantagem que quando estão parados numa determinada posição, eles detêm um alto
torque de retenção que impede seu movimento.
Grandezas
físicas básicas: potência, torque e velocidade.
1.1 Motores CC: Principio de funcionamento
Os
motores de corrente contínua são compostos de duas partes básicas. A primeira é
fixa (sem movimento), chamada de estator,
destinada a produzir um campo magnético constante. Seja com um eletroímã ou com
um imã permanente. A segunda parte é rotatória, chamada de rotor ou armadura, tem um
enrolamento (bobina) através do qual circula a corrente elétrica contínua.
Princípio de funcionamento do motor elétrico CC.
1.2 Diferentes tipos de motores CC
Motor série
A
bobina do estator e da armadura estão ligados em série.
Este
tipo de motor se caracteriza por girar muito lentamente quando deve movimentar
uma carga grande e girar muito rápido no vazio.
Motor Paralelo
Observe
que um aumento de carga não provoca uma redução grande na velocidade. Esta
característica o torna ideal para aplicações em máquina ferramenta. Para mudar
a velocidade deste tipo de motor é necessário mudar a tensão de entrada, o que
muda a potência aplicada.
Motores compostos (compound)
1.3 Motores com imã permanente
O
campo magnético do estator é produzido por um imã permanente.
1.4 Motores de corrente alternada
Os
motores de corrente alternada têm grande uso na indústria, principalmente os
motores trifásicos de potência relativamente alta. Em robótica, onde geralmente
a potência envolvida não é tão grande, eles não são tão populares.
Diferente
do motor CC que possui o campo do estator fixo, o campo do estator gira devido
à corrente alternada. Isto impõe restrições sobre quais velocidades podem ser
usadas num motor AC. O motor AC deve rodar a uma velocidade fixa que é função
da freqüência da tensão alternada de alimentação do motor. Para variar a
velocidade de um motor AC é necessário alterar a freqüência da fonte de
alimentação.
1.5 Motores de passo
Os
motores de passo, como o próprio nome sugere, fazem movimentos discretos. Eles
têm posições estáveis em ângulos bem definidos. Devido a esta característica,
eles têm grande aplicação onde esta propriedade é importante, por exemplo, para
movimentar o avanços das folhas ou a posição do cartucho de tinta de uma
impressora de jato de tinta.
O
motor de passo por não poder desenvolver uma grande potência, normalmente, não
tem grande aplicação na automação industrial, mas é muito usado em robótica e
em diversos sistemas eletro-mecânico de baixa potência.
1.6 Servor motores
Na
verdade não é uma outra categoria de motores, mas um arranjo de motor com
sensor de posição e realimentação que é muito usado em robótica e outros
sistemas automáticos.
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