Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2011

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa na segunda-feira

Fonte: Redação
Data: 14/10/2011 15:49


Começa no dia 17, e vai até 23 de outubro, a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que terá a participação de 429 cidades brasileiras e 642 instituições. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e promovido em parceria com governos estaduais, municípios e instituições diversas.

A intenção é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C,T& I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

O maior evento de divulgação científica do país abordará, neste ano, o tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A intenção é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

A SNCT também promoverá atividades em torno do lema “Química para um Mundo Melhor”. A iniciativa atende recomendação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2011 como o Ano Internacional da Química, com o objetivo de estimular todos os países a realizarem ações para aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade.

A cerimônia de abertura oficial do evento está prevista para a próxima terça-feira (18), às 15h30, na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, autoridades do Executivo e Legislativo, autoridades do governo do Distrito Federal (DF) e representantes das instituições científicas do DF. Na ocasião, será lançado o selo alusivo à SNCT e haverá a entrega dos prêmios de Fotografia, Ciência e Arte e de Destaque do Ano na Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 contabiliza até o momento (13/10) 9.457 atividades cadastradas.

Informações: semanact.mct.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário