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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A DIFERENÇA ENTRE "KIT´S BÁSICOS E COMPLETO

O seu carro a gás natural

Este artigo esclarece dúvidas sobre os kits de conversão para GNV

Estamos ouvindo, por ai, que existe o KIT BÁSICO E O KIT COMPLETO, para conversão de carros usando o combustível gás natural.

O chamado KIT BÁSICO é composto de:
• Cilindro;
• Redutor;
• Chave seletora;
• Rele;
• Misturador;
• Acessórios.

O chamado KIT COMPLETO é composto de:
• Cilindro;
• Redutor;
• Chave seletora;
• Emulador de bicos;
• Variador de avanço
• Misturado;
• Acessórios.

Muito bem, devemos criar outra denominação para o KIT que contempla o sistema de pré - aquecimento e o emulador de sonda lambda?

Então vejamos o uso do chamado KIT BÁSICO, passa a ser danoso ao usuário do veiculo quando:

• Uso do RELE em detrimento ao EMULADOR DE BICOS. O uso do RELE é pratica para reduzir o custo da conversão, mas não o preço de venda. Não é raro a queima do RELE, pois além da soma da amperagem dos bicos ser maior que a capacidade dos contatos dos RELES, a qualidade dos RELES utilizados é muito ruim, assim provocando a queima dos bicos de injeção.

• A falta do VARIADOR DE AVANÇO. Os veículos têm o ponto ajustado para uso do combustível original (gasolina ou álcool), quando o veículo é convertido para o gás natural, é necessário ajustar este ponto que invariavelmente é atrasado. Com esta ação o veículo passa a ter um bom desempenho quando usado o gás natural. Na falta do gás natural, ao usar o combustível original, o veículo vai sentir a diferença de ajuste do ponto, provocando batidas das válvulas e desregulagem. Esta prática, com o tempo provoca danos ao motor do veículo. Com o uso do VARIADOR DE AVANÇO, o ponto é automaticamente ajustado, fazendo o veículo ter o desempenho muito parecido nos dois combustíveis.

• A falta da SONDA LAMBDA, além de dificultar a regulagem do veículo, provoca a indicação de defeito na injeção eletrônica, deixando o usuário sem este opcional para quando realmente tiver um defeito. Não é raro o uso de RELE para manter esta indicação apagada, da mesma forma deixa o usuário sem a indicação quando de um defeito real.

• A falta do sistema de PRÉ – AQUECIMENTO provoca perda de potência do veículo e choque térmico no motor, já que o gás natural, pela suas características, resfria quando do processo de descompressão. Este processo se dá quando o gás sai do cilindro (entre 220 e 5 kgf/cm2) e vai para o redutor, aonde chega com a pressão reduzida para 3,5kgf/cm2. Ao sair do redutor esta pressão cai para pressão atmosférica, assim entrando no TBI ou CARBURADOR do veiculo, frio. Para elevar a temperatura de detonação, o gás tira energia do motor para realizar a aquecimento assim provocando perda de potência.

Além do exposto, falta falar sobre o KIT CAGN que é o chamado KIT ECOLÓGICO. Porém deste falaremos em outra oportunidade.

Este artigo foi enviado pelo consultor técnico em gás natural Carlos Augusto Sobrinho.

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