Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NR- 10 AVANÇADA - SEP .CAPITULO 14 – APLICANDO A NR - 10

14 - APLICANDO A  NR – 10

Acidentes típicos: análise, discussão e medidas de proteção.
A finalidade da investigação de acidentes é identificar  as causas imediatas, básica ou a falta de controle desses eventos, por meio de análise, e propor medidas preventivas.

Conceitos básicos:

Condição abaixo do padrão – Configuração ambiental ou fato que, comparado a uma determinada referência (regra, norma, recomendações e outros procedimentos reconhecidos pela organização) padrão, configura-se como potencial causador de dano pessoal, impessoal ou a combinação deste.

Incidente (quase acidente) – Eventos não desejados que, sob circunstâncias ligeiramente diferentes, poderia ter resultado em um acidente.

Acidente – Evento não desejado que resulta em danos ou lesão.

Acidente de trabalho (com base na lei 821/91 – art. 19 e 20) -  É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou ainda pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporário.

Acidente de trajeto – O que ocorre no percurso usual entre a residência ou o local da refeição para o trabalho, ou deste para aquele, locomovendo-se, o empregado a pé ou valendo-se de transporte próprio, da empresa ou coletivo.

Acidente típico – Acidente decorrente da característica da atividade desempenhada pelo acidentado.

Acidente sem afastamento – Aquele que permite ao empregado retornar ao trabalho na jornada do dia seguinte ao da ocorrência do acidente.

Acidente com afastamento – Aquele que não permite ao empregado retornar ao trabalho na jornada do dia seguinte ao da ocorrência do acidente.

Causas imediatas – São as circunstâncias que precede, imediatamente, o contato da pessoa com o agente causador (real ou potencial) da lesão. Geralmente são vistas ou sentidas. Com freqüência podem ser denominadas ações ou práticas inseguras (comportamentos que possibilitam a ocorrência de um acidente) ou condições inseguras (circunstâncias que possibilitam ocorrência de um acidente).

Causa básica – São as doenças ou causas reais que desencadeiam sintomas; razões pela quais os atos e condições fora do padrão ocorrerem; os fatores que, se identificados, permitem um controle por meio da gestão dos riscos. Ajudam a explicar o porque das pessoas realizarem práticas fora do padrão.

Elementos de controle – É uma das quatro funções essenciais da gestão: planejar, organizar, gerir (lidera/dirigir) e controlar.  Essas funções se relacionam com as atividades de gestão (gerenciamento), independente de nível hierárquico.

        As principais reações decorrentes da falta de controle são:
  • Sistema inadequado;
  • Padrões inadequados;
  • Não – cumprimento dos padrões.

Segurança do trabalho e saúde ocupacional.
·                   Segurança do trabalho – Conjunto de medidas, resultante de estudo técnico, que determina as condições de trabalho visando a integridade dos empregados, dos trabalhadores temporários, do pessoal contratado, dos visitantes e de qualquer outra pessoa que possa adentrar na área de trabalho.
·                   Saúde ocupacional – Conjunto de atividades médicas que prioriza a saúde dos trabalhadores vinculados á empresa, a partir de estudos epidemiológicos e de métodos preventivos, diante da exposição direta ou indireta a riscos ambientais, em sua atividade laborativa.

Profissionais de segurança do trabalho e saúde ocupacional.
Compõem o serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho e devem ser habilitados como:
·        Engenheiros de segurança do trabalho;
·        Técnicos de segurança do trabalho;
·        Médicos do trabalho;
·        Enfermeiros do trabalho;
·        Auxiliar de enfermagem no trabalho.

Metodologia árvore das causas.
Método analítico que permite ordenar os fatos que contribuíram diretamente para a concretização do dano ou da situação com potencial significativo de causar danos, estabelecendo uma seqüência lógica para identificar as causas básicas e imediatas do evento e auxiliar na definição das ações de controle e/ou de eliminação dos riscos.

Membros responsáveis pela investigação de incidentes/acidentes.
·        Profissional de segurança do trabalho (de acordo com a sua área de atuação);
·        Empregado membro da CIPA e por ela designada para esta atribuição;
·        Empregado conhecedor das atividades da área onde ocorreu o evento;
·        Qualquer outro convidado especialista, empregado ou não, e com formação e/ou conhecimento específico, que o grupo considerar necessário para melhor elucidar as causas do evento, objeto de estudo.

Investigação e análise do evento – Conjunto de ações que conduz ao entendimento do evento, á identificação dos fatores relevantes para sua ocorrência e favorecer na tomada de decisão.

Responsáveis – É a designação de unidades preventivas e corretivas para todos as funções de tomada de decisão, em qualquer setor da empresa, independentemente do nível hierárquico (cargo) que o empregado ocupa. Exemplo: gerente, líder, supervisor, etc.

Procedimentos gerais:
Investigação menos criteriosa – É estabelecida de acordo com a análise da freqüência e da gravidade. O profissional de segurança do trabalho é o profissional necessário e suficiente para analisar o evento, identificar suas causas e propor as medidas preventivas e/ou corretivas necessárias ao gerente da área envolvida.

Investigação mais criteriosa – É estabelecida por uma análise da freqüência e da gravidade. O profissional de segurança do trabalho, deve convocar os responsáveis, para investigar e analisar o evento aplicando a metodologia adequada. Após a escolha da metodologia (que pode ser análise de falha humana, análise de falha e efeito – FMEA, análise de segurança de sistemas ou árvore de evento) e a identificação das causas básicas e imediatas, o grupo deve propor ao gerente as medidas preventivas e /ou corretivas. 

Avaliação da descrição do evento.
Considerando a descrição do evento, os responsáveis devem iniciar seu estudo com o objetivo de identificar as causas que contribuíram efetivamente para a ocorrência do evento.

Levantamento dos fatos.
Tem seu início a partir da comunicação e é sucedido pela visita no local onde o evento ocorreu (ou está prestes a ocorrer). Preferencialmente a visita deve acontecer logo após a sua ocorrência ou da identificação do potencial.
O levantamento dos fatos consiste na busca de informações por meio de entrevistas com testemunhas e análise dos vestígios e/ou outras evidências que possam elucidar o fato.

Não devem ser consideradas as informações subjetivas, tais como, julgamentos e suposições. Somente os fatos reais, que apresentem evidências objetivas, devem ser considerados. Todos os vestígios devem ser preservados até que o trabalho esteja concluído.
Sempre que houver dúvidas, essa fase deve ser retomada a fim de se obter maiores detalhes.

Sugestões propostas (ações corretivas ou preventivas).
As ações propostas e aprovadas pelo gestor do processo devem ser  implementadas pelo responsável designado pelo gerente, o qual deverá acompanhar todo processo até a sua conclusão.


QUALIFICAÇÃO
Freqüente – pode ser admitido como erro
Ocasional – depende de uma única falha, inclusive humana
Remota – depende de diversas falhas simultâneas
Improvável – depende de falhas do material ou específicas do sistema
Baixa – Sistema opera sem restrição, e/ou danos materiais, e/ou sem lesão pessoal.

REGIÃO DO SISTEMA QUE DISPENSA A INVESTIGAÇÃO MAIS CRITERIOSA


Moderada – Sistema opera c/restrições e s/comprometimento, e/ou damos materiais não desprezíveis mas contornáveis, e/ou com lesão pessoal leve e s/comprometimento.




Crítica – Sistema opera com restrição e comprometimento, e/ou danos materiais não desprezíveis mas contornáveis, e/ou lesão pessoal com comprometimento temporário


REGIÃO DO SISTEMA QUE EXIGE A INVESTIGAÇÃO MAIS CRITERIOSA

Catastrófica – Sistema totalmente comprometido exigindo restauração de grande porte, e/ou danos materiais irreparáveis ou perda total, e/ou lesão pessoal grave e comprometimento permanente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário