Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Os estados de melhor bancada, para os jornalistas

As bancadas estaduais mais bem avaliadas pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional são, em ordem decrescente, do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. É o que mostram os votos dados pelos profissionais de imprensa ao participarem da etapa inicial de votação do Prêmio Congresso em Foco 2013.
Com 21,4% das indicações dos 166 jornalistas que votaram, o Rio de Janeiro possui a bancada de melhor conceito entre eles. O estado também teve sete parlamentares incluídos entre os 34 parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas nas duas principais categorias do prêmio, “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”.
Embora com nove parlamentares na lista dos classificados pelos jornalistas, dois a mais que o Rio, o estado de São Paulo ficou – considerando o total dos votos – com 18,9% das indicações dos jornalistas. Vale lembrar que os paulistas têm a maior representação no Parlamento (24 deputados a mais que o Rio e 17 a mais que Minas Gerais).
O Rio Grande do Sul veio em terceiro lugar, com 15,3% das indicações. Como ocorreu nos últimos dois anos, os três senadores gaúchos ficaram entre os dez melhores de 2013, na votação dos jornalistas. Quatro deputados do estado também foram selecionados na etapa preliminar do prêmio.
Em quatro lugar, ficou o Distrito Federal, com 12,4% do total dos votos e três indicações entre os 34 indicados pelos jornalistas.
Somente o Distrito Federal e 11 dos 26 estados brasileiros tiveram representantes apontados entre os melhores do Parlamento nas duas categorias gerais aqui consideradas. Além das quatro unidades federativas antes citadas, estão entre os 11: Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Maranhão e Minas Gerais – cada qual deles com um parlamentar.
Levando em conta o percentual de integrantes de cada bancada estadual que tiveram pelo menos uma indicação dos jornalistas, o quadro muda bastante. Aí a liderança passa a ser do Distrito Federal, seguindo-se três bancadas numericamente pequenas: Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Amapá. Somente o quinto lugar ficou com uma bancada numerosa, Rio Grande do Sul (que possui 31 deputados e três senadores).
Conforme o item 11 do regulamento do prêmio, não foram computados os votos dados a parlamentares que no momento da votação respondiam a inquéritos ou ações criminais em andamento no Supremo Tribunal Federal. Veja aqui a lista dos senadores e dos deputadosvotados pelos jornalistas.
De acordo com o regulamento, porém, é a sociedade, por meio de votação na internet, quem tem a atribuição de definir a lista final dos premiados e a colocação de cada um deles

Nenhum comentário:

Postar um comentário