Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BNDES deve explicações sobre quanto perdeu com o grupo X

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, esteve na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, e respondeu a várias perguntas sobre os contratos com o grupo EBX, de Eike Batista. Acho que o BNDES está precisando dar informação mais clara e objetiva, com números e dados, e com muita sinceridade, sobre um ponto que está na cabeça de todo mundo: quanto até agora o BNDES perdeu com a crise no grupo X. 
Quando o banco é questionado, ele diz que, na verdade, não perdeu nada, mas isso é impossível. Todos os que investiram em ações e os que emprestaram ao grupo perderam dinheiro. Então, não é possível que o banco não tenha perdido dinheiro nenhum. Coutinho dá explicações complexas, difíceis de entender. As informações são confusas, de propósito, para que você não entenda.
Quando a senadora Ana Amélia, do Rio Grande do Sul, fez uma pergunta, ele disse que a OGX, realmente, tem sido fonte de frustração, mas que outros empreendimentos têm valor intrínseco. Têm ativos, mas o valor de mercado caiu muito. Ele disse que para a maior parte das empresas do grupo, o banco fez empréstimos - no total, R$ 10 bi, como se sabe, mas teria desembolsado só R$ 6 bi, que seriam pagos ao fim do processo de reestruturação das empresas.
Segundo Luciano Coutinho, a conclusão desse processo vai permitir equacionar uma esmagadora maioria de dívidas do grupo. É possível que na reestruturação essas dívidas sejam todas resolvidas, mas de que jeito? Com redução do valor da dívida. O credor aceita receber menos do que emprestou. Não se espera que o grupo X pague a integridade da dívida pelo valor de face.
No caso da OGX, ele diz que não emprestou, que foram bônus e ações. Mas se o BNDES tem bônus e ações do grupo, é pior ainda, porque o valor das ações caiu muito. A possibilidade de que voltem a valer o que valiam quando foram compradas é remota.
Está na hora de o BNDES dizer a verdade em relação a quanto perdeu até agora com a EBX. Isso interessa a todos nós, porque o banco é financiado com dívida pública. O governo se endivida em nosso nome para mandar dinheiro para o BNDES emprestar e comprar ações de empresas. A instituição tem de explicar de forma mais clara, mostrar os números, e abrir a caixa-preta de quanto, até agora, emprestou, comprou, por que valor, em que data, e quantas vezes renovou os empréstimos. Não vi até agora nenhuma explicação clara do BNDES sobre as suas perdas com o grupo X
Enviado por Míriam Leitão - 
28.8.2013
 | 
12h19m
NA CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário