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sexta-feira, 21 de novembro de 2014

NR 13 -Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações - CONTINUIDADE - PARTE 16


 6 - OPERAÇÃO DE UM SISTEMA DE VÁRIAS CALDEIRAS

Alguns cuidados importantes com relação a segurança da instalação industrial devem ser observados, tais como:
}  o layout da linha de distribuição de vapor deverá prever a flexibilidade necessária para suprir partes individualizadas da fábrica, com uma geração de vapor nas caldeiras, de forma ordenada e conveniente;
}  devem também ser instaladas três válvulas de retenção. Importantes para permitir reparos necessários e manutenção nas caldeiras e em seus acessórios, sem que as mesmas sejam desligadas ou retiradas de linha e a produção de vapor sofra solução de continuidade com a paralisação do processo, bem como para a segurança dos operadores em função de vazamentos ou outras avarias operacionais;
}  a instalação proposta no esquema - com válvulas de entrada e de saída no coletor (abertas ou fechadas de acordo com as caldeiras), que produzem vapor ou estão em reserva e com as linhas do processo em operação - reduz em muito as perdas devidas aos vazamentos.

7 - PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

7.1 - Retrocessos
}  Os retrocessos ocorrem quando a pressão dentro da fornalha excede momentaneamente a pressão da casa de caldeiras ou a pressão do duplo invólucro. Estes retrocessos são causados por:
}  explosão de vapor de óleo ou gás em mistura com o ar, dentro de duplo invólucro ou chaminés;
}  queda de pressão do duplo invólucro, devido a um vazamento ou parada de um ventilador de tiragem forçada.
A ocasião mais provável para ocorrer um retrocesso é durante o acendimento ou tentativa de reacender um maçarico a partir de uma parede de fornalha incandescente.
As seguintes precauções devem ser observadas para evitar a ocorrência de retrocessos:
}  Evitar o acúmulo de óleo na fornalha. O óleo que eventualmente se acumulou no chão da fornalha deve ser retirado. a mesma deve estar completamente ventilada antes de ser acesa. As válvulas dos maçaricos devem ser mantidas sempre em boas condições de vedação, a fim de impedir o vazamento para dentro da fornalha;
}  Nunca reacender um maçarico usando o calor de paredes incandescentes, usar sempre uma tocha;
}  O foguista que está manobrando a tocha não deve ficar na frente do queimador para evitar acidentes, se ocorrer o retrocesso;
}  Evitar a produção de fumaça branca, qualquer que seja sua origem, pois pode haver formação de misturas explosivas – de fuligem ou de gases – em presença excessiva de ar.
Como fonte de consulta, a seguir estão relacionados os defeitos de operação e avarias mais freqüentes nas caldeiras flamotubulares e aquotubulares, bem como as causas prováveis e as providências a serem tomadas pelo operador em cada situação.

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Aquecedor de óleo
A temperatura está alta demais
A regulagem está malfeita
Fazer o óleo circular na rede com a regulagem correta
A válvula automática de vapor não fecha
Ler instruções de manutenção a este respeito
A temperatura está baixa demais
A válvula manual de vapor está fechada
Abrir a válvula
O purgador não funciona
Examinar e trocar, se for o caso
A regulagem está malfeita
Fazer o óleo circular na rede com a regulagem correta
O aquecimento elétrico não funciona
Os fusíveis estão queimados
Examinar e trocar
O termostato está desregulado ou danificado
Examinar o termostato e regulá-lo
A bobina da chave está queimada
Trocar a bobina
A corrente não chega na bobina da chave eletromagnética
Examinar o circuito elétrico e conferir se a chave está funcionando
A resistência está queimada
Trocar a resistência

       
Defeitos
Causas prováveis
Providências
Aquecedor de óleo
O aquecimento a vapor não funciona
A válvula de vapor está fechada
Abrir a válvula
O purgador não funciona
Examinar e trocar, se  for o caso
O termostato ou a válvula solenóide do aquecedor estão desregulados ou danificados
Examinar o termostato ou a válvula
Defeitos
Causas prováveis
Providências
Bomba d’água
A bomba não funciona
Defeito no sistema de comando elétrico
Ler sobre chaves magnéticas, motores e regulador de nível nesta lista
Defeito mecânico na bomba
Ver as instruções de manutenção a este respeito
A bomba não concentra água e quando o faz é insuficiente
Ar na sucção
Ver se há alguma entrada de ar nas conexões da rede
Filtro de água sujo
Limpar o filtro
Válvula na sucção ou recalque fechada
Ver se há alguma válvula fechada na rede de água
Válvula de retenção do sistema de emergência dando passagem
Verificar se está mal ajustada ou se tem partículas sólidas na sede
Instalação malfeita
Ver se foram seguidas corretamente as instruções de instalação
Formação de bolhas de vapor
Corrigir a instalação, pois ela não está regulada para água quente e, conseqüentemente, dará lugar a vaporização da água na sucção
A bomba não concentra água e quando o faz é insuficiente
Defeito mecânico da bomba
Ler as instruções de manutenção a este respeito


Defeitos
Causas prováveis
Providências
Bomba de óleo combustível pesado
A bomba de óleo não funciona
Defeito no sistema de comando elétrico
Ler as instruções de manutenção a este respeito. Ver, nesta lista, sobre motores, chaves magnéticas e sistema de comando automático
A bomba não dá suficiente pressão ou não dá nenhuma pressão
Defeitos no circuito de óleo combustível
Ver sobre o sistema automático de combustão, no que se refere a “manômetro medidor de pressão de óleo não registra pressão”
Defeito mecânico da bomba
Ver instrução de manutenção a este respeito
Defeitos
Causas prováveis
Providências
Bomba de óleo diesel
A bomba de óleo diesel não funciona
O motor não vira
Ler, nesta lista, sobre os motores
A bomba está grimpada. (procurar virá-la a mão)
Desmontá-la e ver se as engrenagens estão em ordem. Consultar as instruções de manutenção

8 - DEFEITOS DE OPERAÇÃO E AVARIAS MAIS FREQÜENTES
Quando ocorre perda de aspiração de óleo no tanque e ele chega ao nível da aspiração da bomba, esta começa a aspirar e mandar para o maçarico uma mistura de ar e óleo. Os maçaricos começam a espirrar e a aspiração deve ser mudada para outro tanque.
Se a bomba perder a aspiração e a pressão da caldeira cair 85% do valor normal, antes que se consiga restabelecer a aspiração, a descarga de vapor deve ser fechada de modo a manter toda a pressão possível dentro da caldeira. Se a bomba de óleo for movida a vapor, fechar as redes de alimentação de todas as máquinas, exceto as de óleo. Restabelecer a aspiração e reacender um maçarico.
Com esse procedimento, consegue-se recuperar as condições normais de funcionamento em menor tempo, o que não ocorre se deixar que a pressão da caldeira caia indefinidamente. O sucesso da manobra, no entanto, depende da rapidez com que se corta o vapor. Deve-se conversar com o encarregado de manutenção e combinar essa manobra com antecedência.

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Chaves eletromagnéticas
A chave eletromagnética desarmou. Uma vez armada e posto o motor a funcionar, ela torna a desarmar
O relé de segurança (térmico de proteção contra sobrecarga) está desregulado
Constatar, verificando se a amperagem das três fases do motor está abaixo da amperagem da placa. Neste caso, pressionar o botão de regulagem do relé de segurança da chave e aumentar a amperagem limite
Motor sobrecarregado
Verificar se a amperagem do motor é mais de 10% superior à placa
Baixa voltagem
Verificar a voltagem da sua rede de distribuição na entrada do armário de controle. O máximo de variação permissível é 10% (para mais ou para menos) à voltagem nominal da rede
Baixo fator de potência
Verificar o fator de potência de sua rede
Baixo rendimento mecânico do motor devido a falta de manutenção.
Lubrificar os mancais e verificar se os mesmos não estão danificados. Ver se a graxa ou o óleo usado é o recomendado
Mau contato
Ver os contatos da chave. Se os platinados estiverem carbonizados, limpá-los. Se uma das fases não estiver encostando bem, regulá-la

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Chaves eletromagnéticas
A chave não encosta, apesar de o relé de segurança estar armado
Interrupção de corrente no sistema de comando automático (bomba d’água, ventilador, bomba de óleo), não chegando, conseqüentemente, corrente na bobina da chave
Verificar onde é a interrupção e ver, nas instruções, os assuntos referentes a esse sistema
A bobina da chave está defeituosa, provocando a chegada de corrente
Trocar a bobina
Defeitos
Causas prováveis
Providências
Pressão de vapor
A pressão está acima da permitida. As válvulas de segurança e o automático de parada não funcionam
Está ligada a chave de comando manual de ignição
Verificar se não ligaram ao mesmo tempo as chaves de comando manual e de comando automático de ignição
Platinado do pressostato colado
Lixar o platinado
Pressostato com o diafragma furado (neste caso, sai vapor pelo pressostato).
Trocar o pressostato
Capilar do diafragma defeituoso
Tirar o pressostato e limpá-lo
Pressostato desregulado e defeituoso (é muito difícil o pressostato desregular).
Regular o pressostato
O gerador de vapor para de funcionar e a pressão registrada no manômetro de vapor está abaixo do nível máximo normal
Defeito no manômetro
Trocar o manômetro

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Temperatura alta nos gases de escape
A temperatura da saída dos gases da caldeira é superior a normal (mais que 350ºC)
Tubulação da caldeira suja de fuligem
Fazer uma limpeza na tubulação. Ver instrução de manutenção a este respeito
Tampa traseira da caldeira está mal fechada
Retirar a tampa e verificar se o estado dos refratários é precário. Se as ferramentas já foram atingidas, fazer os reparos seguindo as instruções de manutenção
Defeitos
Causas prováveis
Providências
Manômetro
O manômetro de ar não registra pressão e se registra é baixa
Defeito no compressor
Ver sobre o compressor de ar nesta lista
Defeito do manômetro
Trocar o manômetro
Defeito no circuito de óleo
Ver sobre o sistema automático de combustão nesta lista
O manômetro de óleo não registra pressão ou registra baixa pressão
Defeito no circuito de óleo
Verificar
Defeito no manômetro
Trocar o manômetro
O manômetro de vapor registra pressão inferior quando o gerador de vapor desliga automaticamente
Defeito no manômetro
Não alterar a regulagem do pressostato. (Dificilmente ele poderia desregular-se)
O manômetro de óleo oscila muito, não marca pressão exata
Ar na tubulação de óleo
Purgar o ar na tubulação, estudar o assunto referente à tubulação em que o respectivo manômetro se encontra



Defeitos
Causas prováveis
Providências
Sistema automático de combustão
O sistema automático de combustão opera, o piloto acende, mas o combustor principal não acende, apesar da pressão indicada no manômetro de óleo ser muito baixa ou nula
Tubulação fechada
Verificar se a(s) válvula(s) entre o depósito e a bomba está(ão) fechada(s)
Filtros sujos
Fazer uma limpeza nos filtros. Antes, consultar as instruções de manutenção a este respeito
Ar na sucção da bomba
Verificar se há na canalização de secção uma entrada de ar
Válvula de retorno aberta pela ação de partículas sólidas na rede
Ver instruções de manutenção a respeito desta limpeza
Falta de óleo impede o funcionamento da bomba.
Verificar se o depósito de serviço está cheio
O sistema automático de combustão opera, o piloto acende, mas o combustor principal não acende, apesar de o manômetro indicar que a pressão do óleo está boa (em torno de 30 lb/pol2)
Válvula de entrada de óleo no combustor fechada
Abrir a válvula
O óleo não chega normalmente ao combustor
Verificar se o atomizador está obstruído. Fazer limpeza nessa peça usando querosene ou solvente apropriado. Usar, preferencialmente, ar comprimido e não estopa. Se o atomizador estiver limpo e o fenômeno prosseguir, observar se a junta, colocada no acento da culatra da parte interna da sede do combustor, está mal ajustada
Bobina queimada
Trocar a bobina da válvula

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Sistema automático de combustão
O sistema automático de combustão opera, o piloto acende, mas o combustor principal não acende apesar de o manômetro indicar que a pressão do óleo está boa (em torno de 30 lb/pol2)
A válvula de entrada de óleo está aberta, porém não chega óleo no combustor
Proceder da seguinte forma:
-        Retirar a parte interna do combustor;
-        Abrir a válvula de entrada de óleo no combustor;
-        Colocar uma lata em frente à entrada de óleo do combustor;
-        Ligar a chave de comando manual. Deverá sair um jato de óleo do combustor. Se não sair este jato, verificar por que há uma obstrução na tubulação de óleo, desde o manômetro até o combustor
A válvula solenóide de óleo não opera e a haste não levanta
Verificar se chega corrente nas pontas da bobina. Se não chegar, procurar a interrupção dos fios, usando o esquema elétrico existente nas costas do armário de controle (tirar a tampa traseira desta caixa)

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Sistema automático de combustão
O sistema automático de combustão não opera
O contato auxiliar da chave magnética do compressor não encosta
-        Regular a posição do contato;
-        Verificar se os platinados do pressostato estão oxidados e lixá-los
Pressostato aberto
Verificar se as linhas do pressostato estão abertas.
Programador fora de posição
Rearmar o programado
O compressor de ar, por esquecimento, não foi ligado
Ligar o compressor de ar
Os fusíveis de entrada de corrente para os controles estão queimados
Trocar os fusíveis
O motor não funciona, apesar de ser ligada a chave de comando
O relé de segurança da chave desarmou
Pressionar o botão (em geral, verde) para rearmar o relé de segurança (térmico de proteção contra sobrecarga). Ver sobre defeitos de chaves magnéticas nesta lista
Fusível(eis) queimado(s)
Examinar o(s) fusível(eis) e trocá-lo(s)
Não chega corrente no motor
Verificar se não estão faltando uma ou duas fases
Motor queimado
Examinar o enrolamento do motor
A unidade acoplada ao motor está com defeito
Tentar virar a unidade com a mão (bomba, compressor ou ventilador). Se não conseguir, procurar na lista o assunto referente a esta unidade
O motor parte, funcionando por algum tempo e, em seguida, pára
Há qualquer sobrecarga na linha, desarmando a chave magnética
Verificar

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Ventilador de ar secundário
O ventilador não funciona
Defeito no sistema de comando elétrico
Ler sobre chaves magnéticas e sistema de comando automático neste lista
Defeito no motor, impedindo-o de dar partida
Verificar
Correias partidas
Substituir as correias.
Defeito no ventilador
Providenciar o seu conserto
O ventilador funciona, mas sua atuação não é normal
Correias bambas.
Trocar ou esticar as correias
Ventilador sujo.
Limpar o ventilador
Defeito mecânico no ventilador
Limpar o ventilador
Borboleta de regulagem fora do lugar
Regular da seguinte forma:
borboleta totalmente aberta – para fogo alto; borboleta meio fechada – para fogo baixo
Defeitos
Causas prováveis
Providências
Fumos
A fumaça na saída de gases está mais escura do que o normal
Falta de ar secundário, motivada pelas correias do ventilador, que estão bambas
Trocar as correias ou esticá-las
Registro da borboleta de ar fora do lugar
Colocar o registro no lugar certo
O servomotor não abre a borboleta, porque está solta a alavanca de comando
Prender a alavanca de comando
Ventilador sujo
Limpar o rotor e a tela de entrada, seguindo as instruções de manutenção
Caixa de ar suja
Providenciar  sua limpeza
Alta ou baixa temperatura no óleo
Ver sobre o aquecedor de óleo nesta lista
Baixa pressão no ar de atomização
Ver nesta lista sobre os defeitos no compressor


Defeitos
Causas prováveis
Providências
Fumos
A fumaça na saída de gases está mais escura do que o normal
Atomizador entupido
Desmontar e lavar o atomizador de óleo combustível pesado
Pressão do óleo elevada
-        Verificar se a válvula de retorno está colada. Em caso positivo, descolá-la;
-        Verificar se a válvula no tubo de retorno para o depósito está fechada. Em caso positivo, abri-la
Pressão do óleo oscilando, por causa de ar na canalização
-        Fechar a válvula de entrada de óleo no combustor para proporcionar a circulação do óleo, acionando a chave de comando manual até que o ponteiro do manômetro de pressão de óleo se estabilize;
-        Verificar se tem conexão solta na linha de sucção da bomba

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Fumos
A fumaça na saída de gases está mais escura do que o normal
Atomizador entupido
Desmontar e lavar o atomizador de óleo combustível pesado
Pressão do óleo elevada
-        Verificar se a válvula de retorno está colada. Em caso positivo, descolá-la;
-        Verificar se a válvula no tubo de retorno para o depósito está fechada. Em caso positivo, abri-la
Pressão do óleo oscilando, por causa de ar na canalização
-        Fechar a válvula de entrada de óleo no combustor para proporcionar a circulação do óleo, acionando a chave de comando manual até que o ponteiro do manômetro de pressão de óleo se estabilize;
-        Verificar se tem conexão solta na linha de sucção da bomba
Defeitos
Causas prováveis
Providências
Regulador de nível automático
O nível está normal no visor de nível, porém o sistema de combustão não funciona e o alarme está soando
Defeito no regulador de nível, devido à presença de lama ou óleo na água
Descarregar o regulador de nível, abrindo a válvula até o fim. Repetir a operação quantas vezes forem necessárias.
Bobina do regulador de nível queimada (dentro do armário de controle)
Examinar a bobina do lado esquerdo da caixa de controle e verificar se está queimada. Trocá-la

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Regulador de nível automático
O nível está normal no visor de nível, porém o sistema de combustão não funciona e o alarme está soando
Fio do eletrodo partido
Trocar o fio
Transformador da caixa de controle queimado
Trocar o transformador
Mau contato
Lixar os platinados dos comandos elétricos do relé à esquerda do regulador de nível
Sistema do automático da combustão com defeito.
Ver nesta lista sobre os defeitos do sistema automático de combustão
Registros de visor de nível fechados
Abrir os registros
Alarme queimado
Trocar o alarme
A bomba enche a caldeira de água e não pára automaticamente
Resíduos de óleo na água em torno dos eletrodos
Abrir a válvula de dreno reguladora de nível durante alguns minutos. Fechar, em seguida, aguardando a estabilização do nível de água no interior da caldeira. Repetir a operação quantas vezes forem necessárias
Bobina queimada (lado direito da caixa)
Trocar a bobina.
Chave da bomba colada
Lixar os platinados e ajustar a chave
Interruptor automático da bomba-d’água com defeito
Desligar a bomba manualmente e consertar o interruptor
A bomba enche a caldeira de água e não pára automaticamente
Fio do eletrodo partido
Correr o fio e localizar o defeito, eliminando-o
Eletrodo danificado.
Trocar o eletrodo
Água no interruptor da bomba-d’água
Desmontar o interruptor e secá-lo
Fio do eletrodo “dando terra”
Correr os dois fios, localizando o defeito e eliminando-o

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Regulador de nível automático
A bomba enche a caldeira de água e não pára automaticamente
Fio do eletrodo partido
Correr o fio e localizar o defeito, eliminando-o
Eletrodo danificado.
Trocar o eletrodo
Água no interruptor da bomba-d’água
Desmontar o interruptor e secá-lo
Fio do eletrodo “dando terra”
Correr os dois fios, localizando o defeito e eliminando-o

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Regulador de nível automático
A bomba só liga quando toca o alarme
O fio terra está no próprio eletrodo
-        Abrir a válvula de dreno reguladora de nível até o fim durante alguns segundos. Repetir várias vezes a operação, se necessário;
-        Trocar o eletrodo
Imantação permanente na bobina de caixa. Alta-tensão nas vizinhanças pode causar este defeito
Blindar essa caixa
A bomba não funciona, o nível baixa e o alarme soa
Impureza nos eletrodos
Abrir totalmente a válvula de dreno reguladora de nível durante um minuto. Fechá-la, em seguida, e verificar se o defeito persiste
Chave magnética da bomba desarmada ou com defeito
Ler sobre chaves magnéticas nesta lista
Umidade na caixa dos eletrodos, no topo do corpo de nível
Examinar e eliminar a umidade




Defeitos
Causas prováveis
Providências
Regulador de nível automático
A bomba não funciona, o nível baixou e o alarme soou. Entretanto, a caldeira continua funcionando
Lama no regulador de nível por falta de limpeza
Apagar a caldeira imediatamente. Se o nível estiver abaixo do visor, deixar a caldeira esfriar sozinha. Se ainda houver água no visor de nível, acionar a bomba manualmente, restabelecendo o nível. Descarregar então a válvula de dreno reguladora de nível até eliminar a lama. Fazer uma limpeza completa
Umidade na entrada de corrente nos eletrodos
Secar o topo superior do corpo de nível
A bomba funciona, mas o nível baixa
Sistema de alimentação de água com defeito
Providenciar o reparo

Defeitos
Causas prováveis
Providências
Combustor Piloto (CP)
O combustor piloto não acende ou falha e o manômetro de óleo não registra pressão
Falta de óleo no depósito de substância usada para ignição
Encher o tanque, tendo o cuidado de purgar o da sucção da bomba. Ver instruções de manutenção
Registro de saída da substância usada para ignição fechada
Abrir o registro
Ar na tubulação de sucção
Ver instruções de manutenção
O combustor piloto não acende ou falha. A pressão registrada no manômetro de óleo é inferior a 100 lb/pol2
Ar na tubulação
Ver instruções a este respeito
Filtro sujo
Efetuar limpeza
Atomizador de óleo diesel sujo
Não usar estopa, arame ou estilete metálico para limpar o furo o giclê
Eletrodos de ignição desajustados
Consultar o capítulo sobre manutenção
Porcelanas partidas
Trocar as porcelanas


Defeitos
Causas prováveis
Providências
Combustor Piloto (CP)
O combustor piloto não acende ou falha às vezes. A pressão registrada no manômetro de óleo é inferior a 100 lb/pol2
Não chega corrente no eletrodos
Para verificar, basta aproximar os terminais e observar se saltam centelhas.
Observar se o defeito está no circuito elétrico do transformador, por interrupção nos fios ou cabos. Uma vez que chegue corrente no transformador e não saia pelos cabos de alta-tensão, o transformador está defeituoso. Ver as instruções de manutenção a este respeito

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