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quinta-feira, 13 de novembro de 2014

NR 13 -Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações - CONTINUIDADE - PARTE 13

3 - REDE DE ÓLEO COMBUSTÍVEL PESADO

A rede interna de óleo combustível contém os seguintes elementos principais:
}  Uma bomba (BO) que recalca o óleo de um depósito de serviço (DO) para alimentar a rede.
}  Um aquecedor de óleo que eleva a temperatura do combustível até o ponto de pulverização.
}  Uma válvula (VRO) de retorno de óleo incorporado no válvula (VCF), rejeitando o excesso que retorna ao depósito (DO).
}  Uma válvula macho (VMC) que, sob o comando de um servo-motor (SM), estrangula o fluxo reduzindo o consumo de óleo para cerca de 60% do total, quando necessário.

Quando existir instalação conjugada de óleo combustível pesado e óleo Diesel, pode-se operar da seguinte forma:

Funcionamento com Óleo Diesel:
}  Fechar as válvulas VG-1, VG-2, VG-5 e VG-7;
}  Abrir as válvulas VG-3, VG-4 e VG-6;
}  Antes de apagar a caldeira, faça a manobra de válvulas enquanto o óleo pesado da linha está quente;
}  Apagar a caldeira, fechar a válvula (VOM).

Funcionamento com Óleo Combustível Pesado:
}  Fechar as válvulas VG-3, VG-4, VG-6 e VOM;
}  Abrir as válvulas VG-1, VG-2, VG-5 e VG-7;
}  Ligar a resistência do tanque de serviço aquecendo o óleo até a temperatura de 50 a 60ºC, aproximadamente pouco acima do ponto de fluidez do óleo pesado.

Esta instalação típica é composta de:
}  Válvula manual de bloqueio geral tipo esfera, com figura oito – esta válvula isola a instalação de suprimento de gás, caso haja alguma emergência ou quando a instalação estiver fora de operação, bem como para a manutenção de qualquer dos componentes do sistema.
}  Filtro – retem qualquer impureza que possa ser arrastada pelo gás.
}  Manômetro com bloqueio tipo esfera – indica a pressão ao montante da instalação.
}  Válvula redutora de pressão de suprimento de gás para a instalação (auto-operada) – reduz a pressão do sistema a uma pressão de saída estável.
}  Válvula automática de bloqueio (“shut-off”) – atuação pneumática com retorno por mola. Impede completamente o suprimento de gás para o sistema sempre que ocorrer uma situação insegura.
}  Válvula de alívio (“vent”) automático com atuador pneumático – é atuada pela ação da mola (“spring-open”) e mantem-se fechada pela pressão do ar de instrumentos.
}  Conexão para teste de vedação das válvulas automáticas de bloqueio.
}  Válvula de controle de gás – faz a modulação do sistema com o controle de ar para a combustão.
}  Manômetro com bloqueio tipo esfera – indica a pressão a jusante da válvula de controle de gás.
}  Válvula redutora de pressão de gás (auto-operada) – reduz a pressão do gás para o piloto.
}  Válvula manual de bloqueio tipo esfera – isola o sistema de gás para o piloto.
}  Válvula automática de bloqueio (“shut-off”) – atuação pneumática com retorno por mola. Impede completamente o suprimento de gás para o piloto sempre que ocorrer uma situação insegura.
}  Válvula de alívio (“vent”) automático com atuador pneumático – tanto sua função quanto sua atuação são idênticas à válvula de alívio 6.
}  Pressostato de baixa pressão de gás de suprimento – é integrado ao circuito de intertravamento lógico.
}  Pressostato de alta pressão de gás de suprimento – é integrado ao circuito de intertravamento lógico.
}  Travamento de posição fechada da válvula automática de bloqueio, depois da válvula de alívio – é uma garantia ao sistema, caso a válvula solenóide de 3 vias 17 não tenha rearme manual (“manual reset”).
}  Válvula solenóide de 3 vias que aciona as válvulas automáticas de bloqueio 5 com ar de instrumento.
}  Damper de controle de ar – controla o volume de ar para a combustão, modulando com a válvula de controle de gás 8.
}  Pressostato de baixa pressão de ar para a combustão – integrada ao circuito de intertravamento lógico.
}  Ventilador de tiragem forçada – supre com ar atmosférico o equipamento de combustão.


Observação: A instalação típica com um único queimador, sistema automático, é aquela em que a limpeza da fornalha, o acendimento, o apagamento do queimador e a modulação da combustão são executados (operados) automaticamente, sem intervenção do operador.

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