Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de março de 2012

DENUNCIA - NORMAS COMPULSÓRIA DO MTE

Ministro aulas de normas compulsórias do MTE, A 10 anos. Já me deparei com situações mais esdruxulas possíveis. Hoje porém venho me deparando com profissionais "zombando" da obrigatoriedade destas normas, para que os profissionais envolvidos, possam desempenhar suas atividade. A maioria dos profissionais, inclusive os empresários, descrevem esta obrigatoriedade, como " encher linguiça". 
Ao iniciar as aulas alerto aos participantes que os que estão presentes para receber o certificado, que se retirem da sala e voltem no dia da prova, porém informo que não aprovo ou reprovo por nota da prova, mas sim pela participação, efetiva, dos presentes.
Pergunto qual é a atividade e a formação de cada participante, assim me posiciono quanto a cobrança de cada um, durante o curso.
O que vem me chamando atenção, apesar de que eles dizem que as NR´S é enchimento de linguiça, e o total desconhecimento de alguns conceitos e atividade, como: DESLIGADO E DESENERGIZADO, ATERRAMENTO TEMPORÁRIO, DE EQÜIPOTENCIALIZAÇÃO E DE PROTEÇÃO, RESISTÊNCIA DE UM ATERRAMENTO, QUAL É O PRINCIPAL EPC, O QUE PREDOMINA? EPI OU EPC?, TIPOS DE PROTEÇÃO, PROCEDIMENTO PARA TRABALHO EM LINHA VIVA, PROCEDIMENTO PARA TRABALHO EM ÁREAS ELETRICAMENTE CLASSIFICADA, PROCEDIMENTO PARA TRABALHO ONDE POSSA PRODUZIR ARCO ELÉTRICO, ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS, TENSÃO DE TOQUE E DE PASSO, RESISTÊNCIA ÔHMICA DE SER HUMANO, USO E CONSERVAÇÃO DE FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS, ETC. USO E CONSERVAÇÃO DOS EPI´S E EPC´S, APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS "APP", "APR", "FMEA", "HAZOP", ETC
Como podemos ver, apesar de os profissionais considerarem "encher linguiças", existe uma GRANDE deficiência em seus conhecimentos. Não é raro a reprovação de mais que 80% da turma, por não alcançar a nota minima 6 (seis).
Para as NR 10 e SEP, o MTE estabelece que sejam ministrados em no minimo 40 horas, o que já é muito pouco para o conteúdo exigido pelo MTE, por outro lado, quando eu elaboro estas NR´S adequando as necessidades das atividades especificas para cada segmento, ainda fica mais deficiente.
Conclamo aos fiscais do MTE, que além de verificarem, no certificado, O CONTEÚDO, façam um questionamento aleatório em um dos participantes, verificando se realmente foi absorvido o conteúdo.
Por outro lado fiscalizar as empresas que ministram estes cursos, realizando auditória nas documentações e confrontando com os certificados e datas dos efetivos cursos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário