Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Normas para áreas com perigo de explosão (ATEX)



EN 50015: Modo de proteção contra ignição blindagem com óleo »o«

Modo de proteção contra ignição, no qual o meio de produção elétrico ou peças de meios de produção elétricos tornam-se seguros através da inclusão de óleo, de modo que uma atmosfera ambiente apta à explosão não sofra ignição através da superfície ou fora da caixa.

EN 50016: Modo de proteção contra ignição blindagem com sobrepressão »p«

Modo de proteção contra ignição, no qual impede-se a ocorrência de uma atmosfera ambiente apta à explosão na caixa de meios de produção elétricos, através de um gás de proteção contra ignição (ar, gás inerte ou outro gás apropriado) mantido em seu interior com uma sobrepressão frente à atmosfera ambiente. A sobrepressão é mantida com ou sem lavagem contínua com gás de proteção contra ignição.


EN 50017: Modo de proteção contra ignição blindagem com areia »q«

Modo de proteção contra ignição, no qual a caixa de um meio de produção elétrico é cheia com material de enchimento com granulação fina, de modo que, com uso conforme determinação, um arco voltáico produzido em sua caixa não provoque uma atmosfera apta à explosão na caixa. Não deve ocorrer uma ignição nem por faíscas nem por temperaturas elevadas sobre a superfície da caixa.


EN 50018: Tipo de proteção conta ignição blindagem à prova de pressão »d«

Modo de proteção contra ignição, no qual as peças que poderiam causar a ignição de uma atmosfera apta à explosão, são mantidas em uma caixa, que, no caso de explosão de uma mistura apta à explosão, mantém a pressão no interior e impede a transmissão da explosão para a atmosfera ambiente apta à explosão.


EN 50019: Tipo de proteção conta ignição segurança elevada »e«

Modo de proteção contra ignição, no qual são tomadas medidas com um grau elevado de segurança, para impedir a possibilidade inadmissível de altas temperaturas e do surgimento de faíscas ou arcos voltáicos no interior ou nas peças externas de meios de produção elétricos, com os quais estes não ocorreriam em funcionamento normal.


EN 50020: Modo de proteção contra ignição autosegurança »i«

Modo de proteção contra ignição, no qual a energia no circuito de corrente é mantida tão pequena, que faíscas, arcos voltáicos ou temperaturas aptas para ignição não podem ocorrer.


EN 50028: Modo de proteção contra ignição blindagem contra fusão »m«

Modo de proteção contra ignição, no qual as peças, que poderiam provocar a ignição de atmosfera apta à explosão através de faíscas ou aquecimento, estão inseridas em uma massa de fusão, que estas não podem provocar a ignição desta atmosfera apta à explosão

Nenhum comentário:

Postar um comentário