Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Comandos e Controles Lógicos - Final


2. Atuadores hidráulicos

Tem como objetivo gerar um movimento que pode ser linear ou axial. Este movimento é provocado pela injeção de um líquido a alta pressão num recipiente perfeitamente selado onde está uma haste ou um eixo, o líquido movimenta a haste ou o eixo.
2.1 Princípio de funcionamento
Lei de Pascal para fluídos incompressíveis, se uma pressão externa é aplicada ao fluído, esta pressão é transferida para todas as superfícies em contato com o fluído sem perda de energia.
Exemplos de atuadores hidráulicos:
  • Pistões hidráulicos
  • Motores hidráulicos
A principal vantagem dos dispositivos hidráulicos é poderem entregar uma força (no caso dos pistões) ou um torque (no caso do motores) muito maior do que os seus similares eletro-mecânico com o mesmo tamanho.
As principais desvantagens são:
  • é necessário um tamanho mínimo para os dispositivos maior do que as micro-máquinas elétricas,
  • eles precisam de um sistema de geração de energia (bomba hidráulica) e
  • precisam de um sistema de transmissão de energia (mangueiras) que impossibilitam o uso de dispositivos hidráulicos em diversas aplicações.

3. Atuadores pneumáticos

São os mais simples e mais usados pela indústria. Existem tanto pistões quanto motores. Funcionam como os hidráulicos, apenas, o fluído deixa de ser incompressível e, geralmente, é ar comprimido. Isto aumenta as perdas, mas, por outro lado, não é necessário guardar o fluído, ele pode ser devolvido para a atmosfera, o que simplifica o projeto de sistemas pneumáticos.
Embora não sejam tão precisos quanto os hidráulicos, nem possam gerar tanto torque ou força, ainda assim, são adequados para muitas aplicações industriais.

IV. CLP - Controlador Lógico Programável

História dos CLPs

Na década de 60, a indústria automotiva procurava aumentar o desempenho das linhas de produção: Um grande problema encontrado envolvia o amplo uso de lógica de relés para controlar a linha de produção. Ao se modificar qualquer aspecto da linha de montagem, era necessário refazer uma parte do cabeamento e a lógica de relés. O PLC - Programmeable Logic Controller - foi proposto para substituir este sistema por um sistema mais flexível controlado por computadores. A Divisão Hydramatic da GM determinou os critérios para o projeto de PLCs e a Gould Modicon em 1969 desenvolveu os primeiros PLCs a atenderem os critérios da GM:
  • preço competitivo em relação a sistemas a relés
  • dispositivos de entrada e saída facilmente substituíveis
  • funcionamento em ambiente industrial (vibração, calor, poeira, ruídos).
  • facilidade de programação e manutenção por técnicos e engenheiros
  • repetibilidade de operações e uso
Nos anos que se seguiram, foram acrescentadas outras funcionalidades aos PLCs:
  • 1972 - funções de temporização e contagem
  • 1973 - operações aritméticas, manipulação de dados e comunicação com computadores.
  • 1974 - maior capacidade de memória, controles analógicos e controle PID.
  • 1979/80 - módulos de E/S remotos, módulos inteligentes e controle de posicionamento.
Além disso, os PLCs começaram a se comunicar em rede a partir de 1981 e foram miniaturizados em 1982 dando origem a mini e micro PLCs.
Os PLCs de hoje são microcomputadores com entradas e saídas um pouco diferentes das de um PC. No lugar de complexas entradas e saídas como teclado, vídeo, serial, paralela, etc. o PLC tem umas poucas entradas, geralmente digitais, e outras poucas saídas digitais. Alguns PLCs possuem embutidos conversores análogo-digitais, fornecendo canais de entrada analógicos, e conversores digital-analógicos, fornecendo saídas analógica.

Last modified: Tue Apr 08 23:49:48 E. South America Standard Time 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário