Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ENSAIOS POR RAIO "X" E POR ULTRA SOM


Ensaios Raios-X

A garantia da integridade estrutural dos equipamentos na indústria do petróleo (reatores, torres, fornos, permutadores, tanques, tubulações, etc.) passa necessariamente pela determinação das condições dos materiais e de suas propriedades mecânicas. Em juntas soldadas, a avaliação consiste, em geral, de ensaios não-destrutivos (líquido penetrante, ultra-som, partícula magnética), dureza e metalografia. Entretanto, uma importante alteração metalúrgica decorrente dos processos de soldagem é a formação de tensões residuais de soldagem, as quais não são avaliadas no dia-dia da indústria. As tensões residuais de soldagem são críticas, pois estão associadas a problemas como falha por fadiga, trincas a frio e corrosão sob-tensão. Em refinarias de petróleo, são utilizados quilômetros de tubulações, as quais são montadas e reparadas por soldagem e, cujos níveis das tensões residuais de soldagem não são avaliados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a possibilidade de avaliação das tensões residuais de soldagem em campo, utilizando a técnica de difração de raios-X. Para tanto, foi utilizado um minidifratômetro de raios-X portátil para medição de tensões residuais. As medições foram realizadas em tubulações aço ASTM A106 Gr. B para serviço em alta temperatura, com diâmetro de 4”, soldados manualmente pelo processo TIG. O metal de adição utilizado foi o AWS ER 70 S3. Os resultados mostraram que a medição de tensões residuais por difração de raio-X usando o minidifratômetro para aplicações em campo, mostrou-se bastante eficaz na determinação do perfil de tensões em tubulações de aço carbono soldadas em junta de topo, podendo ser uma técnica extremamente atrativa para os setores de inspeção de equipamentos na indústria do  petróleo, contribuindo para aumento da confiabilidade operacional.

Ensaio de Ultra-som

O ensaio de ultra-som é um método de ensaio não-destrutivo baseado em ondas de ultra-som para detecção interna de defeitos em materiais ou para a medição de espessura de paredes e detecção de corrosão.
Com o ensaio de ultra-som, uma onda de som ultra-sônica pulso-ecoante é enviada através do material. Esta onda será interrompida e então parcialmente devolvida, de pontos com imperfeição interna ou da parte posterior da parede do material – respectivamente, capturar e analisar o retorno do som junto à informação útil coletada para fornecer informação sobre a localização e orientação de imperfeição e a espessura da parede do material. Os critérios de aceitação definem se a indicação é ou não é não-aceitável (um defeito).

Quando aplicados com as licenças de utilização e manutenção preventiva das instalações técnicas, os Ensaios Não-destrutivos (END) são técnicas indispensáveis. Os Ensaios Não-destrutivos também oferecem as garantias necessárias quando a qualidade, redução de custos, garantia dos negócios e segurança são requeridos, tanto para instalações já existentes quanto para novas.  Os Ensaios Não-destrutivos diminuem o risco de vazamentos ou outros defeitos, que aumentam a integridade e segurança na instalação e podem reduzir custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário