Total de visualizações de página

domingo, 6 de novembro de 2011

ENSAIO POR PARTÍCULAS MAGNÉTICAS - PARTE 1

ASPECTOS IMPORTANTES PARA UMA EXECUÇÃO
CONFIÁVEL DE ENSAIO POR PARTÍCULAS
MAGNÉTICAS

Independentemente da técnica utilizada para a realização de um ensaio por partículas magnéticas, existe uma série de fatores que deverão ser levados em conta para que o ensaio forneça um resultado confiável. Este trabalho tem como objetivo explanar os principais métodos de controle de processo, discutindo cada um com base nas principais especificações contidas nos códigos ASME, ASTM e AMS.
Segmentos de mercado que realizam ensaios em volume produtivo possuem grandes dificuldades de se realizar um ensaio seguindo as diretrizes destas especificações e ao mesmo tempo atender ao volume de peças produzidas por uma produção.
 
O trabalho irá esclarecer a melhor forma se realizar tais controles em produção bem como as conseqüências técnicas e comerciais de cada um deles.
Controles como o de concentração de partículas magnéticas podem ser muito melhor avaliados se abrangermos itens de controle como a condição geral do banho e a periodicidade de troca do mesmo, no mesmo controle. Quando e como realiza-lo? Qual a vantagem de faze-lo?
Neste trabalho serão discutidos parâmetros óbvios do dia-a-dia na realização de tais ensaios, mas que possuem grande interferência na obtenção de um resultado confiável ou não.

Introdução.
 
Para se obter um resultado confiável numa inspeção utilizando-se o ensaio por partículas magnéticas, principalmente em processos produtivos em peças seriadas utilizando-se máquinas estacionárias, alguns pontos importantes devem ser levados em conta e controlados.
O foco deste trabalho será a discussão em volta do tema das inspeções de partículas magnéticas quando aplicada ao controle de qualidade de peças seriadas. Envolvendo principalmente as grandes fundições e forjarias, os maiores fornecedores das montadoras automotivas, este tipo de ensaio possui sua complexidade agravada pelo volume de peças a ensaiar e ao mesmo tempo o nível de qualidade destes ensaios para se garantir a real qualidade das peças ensaiadas.
A primeira vista estes controles, quando aplicados ao ensaio de peças seriadas, para a inspeção por partículas magnéticas, podem parecer apenas empecilhos para uma boa produtividade e para o cumprimento exato dos prazos de entrega da produção. Porém, estes
métodos de controle, se forem implementados corretamente através de planos de controle, serãoapenas etapas que passarão desapercebidas no processo, que sempre garantirão a boa qualidadeda inspeção e conseqüentemente das peças inspecionadas.
Serão abordados controles tais como: contaminação e concentração dos banhos de partículas magnéticas, intensidade de campo magnético, testes com padrões recomendados por normas, intensidade e medição de luz negra, condições do equipamento utilizado, além da qualificação e
treinamento de inspetores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário