Total de visualizações de página

sábado, 5 de novembro de 2011

COMERCIALIZAÇÃO DO GNV EM MASSA (KG)


Em 19 de agosto de 2007, escrevi este artigo. Até hoje nada mudou, o consumidor continua pagando o GNV em volume, que varia de acordo com o tipo de equipamento dos postos, da temperatura ambiente, da pressão e outras variaveis. Outra situação que ainda não foi resolvida e o plano de selagem dos dispenser e demais componentes do sistema de compressão e abastecimento do GNV.

Artigo de 19/08/2007  

De volume (m3), para massa (kg). A medida correta

Com a atitude do INMETRO em implementar a comercialização do GNV em kg, inicia-se o processo de garantir ao consumidor uma medição mais confiável.
Esta implantação é solicitada pelos técnicos em metrologia, a mais de 15 anos, porém havia resistência de alguns fabricantes das unidades de compressão e abastecimento, alegando que o consumidor teria dificuldade de entender esta medida.
Decisão correta, porém não é a única que deva ser implantada, ainda falta o plano de selagem, a aprovação de modelos dos dispensers (bomba de abastecimento), e de todos os equipamentos de compressão.
Esta mudança vai impedir que a manipulação das variáveis que interferem na medição, seja realizada, ou por mudança da fonte de fornecimento do GNV, ou para prejudicar o cliente.
Hoje é muito necessário dar credibilidade na venda do GNV, no posto, pois temos presenciado muitas reclamações de diferença no volume de abastecimento, de posto para posto.
Parabenizo o INMETRO por esta medida, em fim estamos protegendo o consumidor de GNV.

Carlos Augusto Sobrinho
Consultor em GNV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário