Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

NR 13 -Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações - CONTINUIDADE - PARTE 21


ALIMENTAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS

5.1 Dosadores
Os dosadores são utilizados para receber e inserir, nas caldeiras, os produtos destinados ao tratamento interno químico da água. São instalados perto da sucção da bomba de alimentação de modo que a própria água, ao entrar na caldeira, transporte esses produtos por diferença de pressão.
A figura 2 apresenta uma instalação típica de um dosador do tipo de controle por válvula agulha com escala graduada.
Podem ser utilizadas também, antes da bomba de alimentação, bombas dosadoras com uma ou mais saídas para a linha de alimentação.

6 - TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CALDEIRAS ELÉTRICAS
O bom desempenho e a vida útil de qualquer caldeira depende muito do tratamento dispensado à água utilizada na geração de vapor. Faz-se o tratamento da água objetivando prevenir incrustações, corrosão e arraste.
Para as caldeiras elétricas, isso também é verdadeiro, acrescendo um cuidado especial à condutividade, dependendo da qualidade da água de alimentação, pode, ou não, ser necessário desmineralizá-la, para que atinja um nível de condutividade que não exija purgas contínuas ou descargas de fundo muito freqüentes.
Embora uma instalação de desmineralização possa constituir um maior investimento inicial, este será compensado pelo baixo custo operacional, proporcionado pela menor ou nenhuma adição de produtos químicos e pelo melhor desempenho e vida útil da caldeira.
A ocorrência de incrustações sobre os eletrodos acarreta perda de capacidade das caldeiras, devido à característica isolante desses depósitos, diminuindo a área atuante dos eletrodos. Isso vem reforçar a necessidade do tratamento da água.
Conforme anteriormente esclarecido, este tratamento pode ser minimizado se for feito utilizando-se o condensado como água de alimentação.
No quadro seguinte, está especificada a freqüência dos testes utilizados para tratamento da água das caldeiras, bem como seus limites.

Tab. 7 Condições das caldeiras X testes obrigatórios

Condição da caldeira
Testes obrigatórios
Freqüência dos testes
Vaporizando
pH
Alcalinidade
Dureza
Condutividade (elétrica)
Cloretos
Diariamente, meia hora após extrações ou purgas efetuadas.
Apagada
PH
Dureza
Condutividade (elétrica)
Oxigênio
Semanalmente, antes do acendimento da caldeira.

8 - CONTROLES FÍSICOS DA ÁGUA
Os controles físicos da água operam a eliminação dos materiais por meio de processos que não interferem em sua composição. São eles:
Desaerador
Também é um método externo e tem por finalidade eliminar os gases que estão contidos na água, principalmente o oxigênio, através do uso do desaerador;
Extrações ou descargas de fundo e de superfície
Têm por finalidade eliminar os sólidos dissolvidos e em suspensão evitando a formação de lama recozida. Podem ser consideradas como um complemento do tratamento químico, pois de nada adiantará tratar a água quimicamente com reagentes, se não forem eliminadas as partículas sólidas formadas por eles. Essas extrações eliminam, também, alguma quantidade de óleo que possa estar contida na água de alimentação.
               
Se as extrações de superfície forem insuficientes, poderão provocar a formação de espumas e também o arrastamento destas para as tubulações de vapor, prejudicando o sistema. A insuficiência das extrações de fundo provocará o aparecimento de lama recozida e o superaquecimento dos tubos.
Várias extrações de 15 segundos, cada uma, serão muito mais eficientes que uma única extração prolongada.
Para a freqüência das extrações ou descargas de fundo, deve-se considerar que:
}  Como já foi dito, a quantidade de produtos químicos adicionados à água provocam a formação de outros sólidos em suspensão. Portanto, a quantidade de extrações de fundo deve estar relacionada à quantidade de produtos adicionados. Se, a olho nu, for notada a presença de sólidos, a freqüência das extrações deverá ser aumentada;
}  A excessiva quantidade de cloretos na água determinará a contaminação da mesma. Dessa forma, ocorre o aumento de sólidos em suspensão e as extrações de fundo devem ser aumentadas;
}  O tempo entre uma extração e outra deve ser determinado corretamente, podendo ser variável, considerando-se os problemas mencionados acima. A pressão da linha é marcada normalmente no cartão registrador, aparecendo uma depressão no momento de cada descarga. Desde que esteja sendo efetuado tratamento interno com adição de solventes químicos, o número de descargas deverá obedecer às seguintes diretrizes:
ü  dureza até 10 ppm - descargas de 4 em 4 horas
ü  dureza até 20 ppm - descargas de 3 em 3 horas
ü  dureza até 30 ppm - descargas de 2 em 2 horas
ü  dureza até 40 ppm - descargas de 1 em 1 hora
}  As águas das extrações de fundo e de alimentação das caldeiras, devem estar dentro dos limites de controle apresentados no quadro seguinte, de acordo com a pressão de regime das mesmas.

Tab. 8 Limites de controle da água
Até 13 Kg/cm2
13,1 – 20
20,1 – 30
30,1 - 40
40,1 – 50
50,1 - 60
PH
11,0
11,0
11,0
10,5
10,5
10,0
Dureza
0
0
0
0
0
0
Alcalinidade
Fenolfitaleina
-
-
-
-
-
-
Alcalinidade metil orange (C/CaCO3)
< 800
< 700
< 600
< 500
< 400
< 300
Alcalinidade hidróxida (C/CaCO3)
150 – 300
150 – 250
100 – 150
80 – 120
80 – 120
80 – 100
Cloretos (C/Cl)
< 250
< 200
H2O desmineralizada

Fosfato (C/PO4)
30 – 80
30 – 60
30 – 60
20 – 50
20 – 40
15 – 30


Nenhum comentário:

Postar um comentário