Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA - FINAL


ANEXO 4
8.0. QUALIDADE DO AR PARA AS MÁSCARAS AUTÕNOMAS E OS RESPIRADORES DE LINHA DE AR COMPRIMIDO
8.5.1. O ar comprimido gasoso utilizado nos respiradores de adução de ar deve ser de alta pureza e satisfazer, no mínimo, os requisitos indicados na Norma Brasileira NBR – 12543 e os da Tabela 3 .
TABELA 3
QUALIDADE DO AR RESPIRÁVEL.
( De acordo com a norma ANSI – CGA G-7 – 1989; ar respirável grau D )

COMPONENTE
REQUISITOS
Porcentagem de Oxigênio ( % em volume )  ( o restante com predominância de nitrogênio )
19,5 a 23,5
Gás Carbônico
1000 ppm ( max. )
Monóxido de Carbono
10 ppm ( max. )
Óleo ( Névoa, vapor e material particulado )
5mg/m3 ( max. )
Odor
( a )
Água líquida
Nenhuma
Umidade ponto de orvalho
10º C abaixo da mínima temperatura  esperada ou
 - 29º C  ( 400 ppm a 760 mmHg )

8.5.2. Riscos do uso de oxigênio
O ar comprimido pode conter baixa contaminação de óleo devido aos equipamentos usados. Se num orifício contaminado por óleo/graxa passar oxigênio em alta pressão, pode ocorrer explosão ou fogo. Portanto, oxigênio gasoso comprimido não deve ser usado em respiradores de linha de ar ou em máscaras autônomas de circuito aberto que tenham usado previamente ar comprimido.
 Concentrações de oxigênio acima de 23,5% somente devem ser usadas em equipamentos projetados para operarem com oxigênio.
8.5.3. Ponto de orvalho
O ponto de orvalho do ar usado para recarga do cilindro da máscara autônoma deve ser de -54°C ou menos (menos que 25ppm de vapor de água). As máscaras autônomas que serão usadas abaixo de - 32°C, devem ser carregadas com ar com ponto de orvalho de -73°C ou menos.

8.5.4. Ar respirável de cilindros ou de compressores de ar
O ar respirável pode provir de cilindros ou de compressores de ar.
8.5.4.1. Os cilindros devem ser ensaiados e mantidos de acordo com a legislação aplicável (por exemplo CFR Title  49 Part 173 e Part 175). Alguns ensaios estão indicados na Tabela 4.


TABELA 4

GUIA PARA AMOSTRAGEM PERIÓDICA NA COMPRA DE AR RESPIRAVÉL

MÉTODO DE PREPARAÇÃO DE AR
ANÁLISE RECOMENDADA
Compressão: o fornecedor não enche os cilindros com outros gases
Verificar em 10% dos cilindros de cada lote o teor de CO (ppm) e odor
Compressão: o fornecedor enche o cilindro com outros gases
Verificar em todos os cilindros a % de 02; verificar     em 10% dos cilindros de cada lote o teor de CO (ppm) e odor        .
Reconstituição
Verificar em todos os cilindros a % de 02; verificar em 10% dos cilindros de cada lote o teor de CO (ppm) e odor
                                              
8.5.4.2.O compressor deve ser construído de modo a evitar a entrada de ar contaminado. Para todos os compressores, inclusive os portáteis, a localização da tomada de ar deve merecer cuidados especiais, bem como monitorada para garantir a qualidade do ar que alimenta o compressor. Quando necessário, o sistema deve possuir filtro com sorbente na própria linha para garantir a qualidade do ar respirável. A manutenção e revisão do compressor e do filtro deve ser periódica e realizada por pessoa treinada, obedecendo às recomendações do fabricante.
8.5.4.3. Como parte dos testes iniciais de aceitação do compressor, e antes do início do seu uso, deve-se fazer        uma amostragem representativa do ar que sai, para verificação de sua concordância com os requisitos dos itens 8.5.1 e 8.5.4. Para garantir a qualidade do ar e verificar qualquer ponto de contaminação no sistema de distribuição, deve-se também retirar amostra do ar nos diversos pontos de uso do ar. As amostras  devem ser retiradas periodicamente conforme programa existente. Na tabela 4 estão indicadas algumas recomendações.
                  
TABELA 5
AMOSTRAGEM PERIÓDICA DO AR COMPRIMIDO.


TIPO DE COMPRESSOR
TIPO/AMOSTRA
LUBRIFICADO A ÓLEO
NÃO LUBRIFICADO A ÓLEO
ACOPLADO A MOTOR DE COMBUSTÃO
Vapor de água

Monóxido de Carbono

Hidrocarbonetos condensados

Dióxido de Carbono

Odor
X

X

X

X

X
X

-

-

-

X
X

X

X

X

X

NOTAS:
a) Quando usar o compressor de ar, é importante localizar bem a aspiração do ar, bem como monitorar a sua qualidade.
b) Não é indicada a freqüência da verificação da qualidade do ar devido à grande variedade de tipos de compressor e de condições ambientais.
c) Não é necessário o monitoramento contínuo da temperatura do ar e do teor de CO.
d) Para compressores não-lubrificados a óleo operados a menos que 2,2, bar não é necessária a determinação do vapor de água.
e) Esses requisitos são aplicáveis para sistema projetados para uso de ar respirável. Outros respiradores de adução de ar necessitam de uma avaliação caso a caso para ser fixada a freqüência e o tipo de teste.

8.5.4.4.         O ponto de orvalho do ar respirável deve ser mais baixo que a menor temperatura ambiente na qual vai ser usado o regulador ou a válvula de controle do respirador de adução de ar.

8.5.4.5.         .A conexão do respirador de adução de ar com a linha de suprimento deve ser incompatível com as utilizadas para outros gases não-respiráveis. As tomadas de ar respirável devem estar convenientemente identificadas.

8.5.4.6.         Os cilindros de ar respirável devem ser marcados de acordo com a Norma Brasileira apropriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário