Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Procedimentos para Auditoria no Setor Saneamento Básico - Parte final


GLOSSÁRIO

Serviço de Abastecimento de Água

Adução – conjunto de tubulações, peças e obras destinadas a promover a circulação da água no sistema de abastecimento de água. Há adução tanto de água bruta quanto tratada e podem ser realizadas por gravidade, recalque ou de forma mista.
Água bruta – água de uma fonte de abastecimento antes de receber qualquer tratamento.
Água tratada – água que passa por um processo de tratamento para tornar-se adequada ao consumo humano.
Análise bacteriológica – análise da água para determinar a presença, número e identificação de bactérias.
Análise físico-química – análise da água para determinar as características físico-químicas, tais como: temperatura, turbidez, cor, pH, dureza e alcalinidade.
Análise de substâncias químicas orgânicas – análise da água para determinar a presença de substâncias químicas orgânicas, tais como: aldrin, DDT, paration, fenóis, óleos e graxas.
Análise de substâncias químicas inorgânicas – análise da água para determinar a presença de substâncias químicas inorgânicas, tais como: cádmio, chumbo, mercúrio, cromo e cobre.
Análise radiológica – análise da água tratada para determinar a presença de radioatividade na água.
Análise de cloro residual – análise da água coletada na rede de distribuição para medição do cloro residual. Visa determinar se a cloração da água é satisfatória e portanto, possui as características de potabilidade requeridas para o consumo humano.
Análise coli-fecal – análise da água coletada na rede de distribuição para se determinar a presença de germes do grupo coli. Tal procedimento é relativamente simples e pode fornecer informações adicionais em relação à contaminação da água potável na rede.
Captação – é o local de onde é extraída a água bruta para alimentar o sistema de abastecimento de água. Os mananciais utilizados para abastecimento podem prover das águas pluviais, superficiais e subterrâneas. Os provenientes de águas pluviais normalmente não são utilizados pelos sistemas de abastecimento de água.
Captação de águas superficiais – á a extração da água nos rios, córregos, represas ou lagos.
Captação de águas subterrâneas – as águas subterrâneas são aquelas provenientes do subsolo, sendo classificadas em águas de lençol freático e águas de lençol confinado.
Estação de tratamento de água (ETA) – é o conjunto de instalações e equipamentos destinados a realizar o tratamento da água bruta.
Principal manancial – qualquer curso de água, lago, reservatório artificial ou outra fonte cuja água foi utilizada para abastecimento do município.

Tratamento de água distribuída

Simples desinfecção (cloração) – quando a água bruta recebe apenas simples desinfecção (cloração) antes de sua distribuição à população.
Tratamento convencional – quando a água bruta passa por tratamento completo em ETA antes de ser distribuída à população. Uma ETA compõe-se basicamente de casa de química, grades, floculadores, decantadores, filtros, correção de pH, desinfecção (cloração) e fluoretação.
Tratamento parcial – quando a água bruta passa por tratamento parcial e para a produção de água potável são utilizadas apenas unidades de gradeamento, filtração lenta e posterior cloração.

Os principais processos de tratamento são:

Aeração – é o processo pelo qual uma fase gasosa, normalmente o ar e a água são colocados em contato, com a finalidade de transferir substâncias voláteis da água para o ar e substâncias voláteis do ar para a água,de forma a obter o equilíbrio entre as substâncias químicas presentes.
Mistura Rápida, Coagulação e Floculação.

A mistura rápida consiste em colocar a água em contato íntimo com o coagulante para a obtenção da reação química uniforme e contínua.
A coagulação é o processo de reação química rápida do coagulante na água.
Para a formação de coágulos, o coagulante deve ser aplicado em pontos de maior turbilhonamento para que possa ter distribuição homogênea na massa de água. A coagulação é empregada para a remoção de impurezas que se encontram em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, sendo suas principais funções desestabilizar, agregar e aderir os colóides, para transformá-los em coagulas. Os produtos químicos mais utilizados na fase de coagulação: alcalinizantes, argila, cal hidratada, cal virgem, carbonato de sódio, cloreto férrico, coagulantes, hidróxido de sódio, polieletrólitos, sílica ativada, sulfato de alumínio, sulfato férrico, sulfato ferroso, sulfato ferroso clorado.
A floculação é o processo pelo qual as partículas em estado de equilíbrio eletrostaticamente instável no seio da massa líquida são forçadas a se movimentar, a fim de que sejam atraídas entre si, formando flocos. Com a continuidade da agitação, os flocos tendem a aderir uns nos outros, tornando-se pesados para posterior separação nas unidades seguintes.
Decantação – é a separação das partículas sólidas (flocos) que sendo mais pesadas que a água tendem a cair para o fundo do tanque decantador com uma certa velocidade (velocidade de decantação). Anulando-se ou diminuindo-se a velocidade de escoamento das águas, reduzem-se os efeitos da turbulência, provocando a deposição das partículas. Com relação ao sistema de limpeza e lavagem no decantador tem-se a manual, hidráulica e mecanizada.
Filtração – é a retenção física de partículas e microrganismos que não foram removidos no decantador, resultando num efluente final de melhor característica que o efluente do decantador. Na filtração ocorre o processo de filtragem e de absorção, isto é, adesão das impurezas nos grãos do leito filtrante. Os filtros se classificam segundo as seguintes características: 1) Quanto ao tipo de material: areia, carvão ou antracito, carvão-areia e terra diatomácea; 2) Quanto à camada filtrante: camadas superpostas e múltiplas camadas; 3) Quanto ao tipo de energia: pressão e gravidade; 4) Quanto à taxa de filtração: filtros lentos e filtros rápidos.
Desinfecção – é a destruição ou inativação de organismos patogênicos e de outros indesejáveis. A desinfecção deve manter doses residuais, de maneira a constituir barreira sanitária contra eventual contaminação no sistema de redes distribuidoras. São os seguintes os métodos de desinfecção: 1) Físicos: calor, raios ultravioleta e pasteurização; 2)Químicos: ozona, prata e cloro.

Rede de distribuição

É o conjunto de tubulações que percorre as vias públicas (ruas e passeios), conduzindo água tratada até os consumidores. A rede de distribuição deve ser provida de registros e dispositivos que permitam manutenção e descargas de rede sem prejuízo do abastecimento ou alteração no padrão de potabilidade.

Esgotamento Sanitário

Coleta do Esgoto Sanitário

Rede unitária – coletores de água de chuva ou galerias pluviais que são utilizadas para transportar o esgoto sanitário.
Rede separadora – coletores para transportar, separadamente, águas de chuva e esgoto sanitário.

Unidades de Tratamento de Esgoto

Lagoa aerada – lagoa de tratamento de água residuária, em que a aeração mecânica ou por ar difuso é usada para suprir a maior parte do oxigênio necessário.
Lagoa de estabilização – tipo de tratamento de esgoto usando um processo natural, podendo também ser artificial, que consiste, basicamente, em lagos de pouca profundidade onde são lançados os efluentes que, através do processo aeróbico e anaeróbico, são oxidados, infiltrando no terreno ou evaporando em parte. Esse método requer grandes áreas para ser instalado.
Estação de Tratamento Convencional de Esgoto (ETE) – é o conjunto de instalações e equipamentos destinados a realizar o tratamento de esgoto sanitário. Uma ETE compõe-se basicamente de grades, caixa de areia, decantador primário, lodos ativados e/ou filtro biológico, decantador secundário e secagem do lodo proveniente dos decantadores.
Espaço confinado – qualquer área não projetada para ocupação contínua , a qual tem meios limitados de entrada e saída e na qual a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou deficiência/enriquecimento de oxigênio que possam existir ou se desenvolver.
Unidade de Tratamento Preliminar – quando a unidade de tratamento do esgoto possuir apenas grade e caixa de areia.
Unidade de Tratamento Primário – quando a unidade de tratamento do esgoto possuir apenas grade, caixa de areia, decantador e secagem do lodo.
Valo de oxidação – reator biológico aeróbico de formato característico que pode ser utilizado para qualquer variante do processo de lodos ativados que comporte um reator em mistura completa.

Limpeza Pública e Coleta de Lixo

Destino do Lixo Coletado

Aterro controlado – modelo de deposição do lixo onde o mesmo é recoberto por terra. Não é impermeabilizado, não possui sistema de drenagem de líquidos percolados, tampouco de gases emanados do processo de decomposição de resíduos.
Aterro sanitário - consiste no processo de deposição do lixo no solo com método adequado de engenharia, de acordo com normas técnicas. Antes de sua instalação são feitos estudos geológico e topográfico para selecionar a área. Inicialmente impermeabiliza-se o solo, com uso de argila e lonas plásticas, dota-se o local de sistema de drenagem de líquidos percolados a serem tratados, em lagoas ou laboratórios. Em alguns aterros há laboratórios para tratamento microbiológico de resíduos líquidos, procedendo-se a reinoculação no aterro. Esse método é conhecido como biorremediação e pode reduzir em até 50% a vida média de degradação dos resíduos sólidos depositados.
A disposição adequada dos resíduos está presente em apenas 10% das situações.
Aterro de Resíduos Especiais – processo de disposição dos resíduos especiais (industrial ou hospitalar) na terra, sem causar moléstia nem perigo à saúde publica ou à segurança sanitária. Consiste na utilização de métodos de engenharia para confinar os resíduos especiais em uma área, a menor possível, reduzi-los a um volume mínimo e cobri-lo com uma camada de terra diariamente ao final de cada jornada ou em períodos mais freqüentes, se necessário.
Chorume – líquido que vaza do lixo devido à decomposição e se mistura com a água da chuva e outros líquidos existentes originalmente no lixo. Este líquido infiltra-se no solo e, quando alcança o lençol freático, pode contaminar a água subterrânea.
Compostagem é o processo de decomposição de matéria orgânica que pode acontecer na presença (aeróbia) ou na ausência (anaeróbia) de oxigênio. É comum utilizar-se o processo devido à facilidade técnica, facilidade de obtenção de oxigênio (ar) e baixos custos. Geralmente é realizada em usina de compostagem.
Estação de Transferência – também conhecida por estação de transbordo, trata-se de edificações apropriadas para receber grandes quantidades de lixo trazido por caminhões coletores. O lixo recebido é, geralmente, prensado, formando-se blocos que facilitam seu transporte por meio de carretas (caminhões de grande capacidade) para seu destino final.
Usina de compostagem – instalação industrial especializada onde se processa a transformação do lixo em composto orgânico para uso agrícola.
Usina de reciclagem – instalações apropriadas onde materiais misturados no lixo são separados por triagem manual, como no caso de papel, papelão, plástico, vidros e trapos, ou por sistema magnético como no caso dos metais ferrosos.
Usina de incineração – instalações especializadas onde se processa a queima controlada do lixo, com a finalidade de transforma-lo em matéria estável e inofensiva à saúde pública, reduzindo seu peso e volume, em forno especialmente projetado para tal.
Vazadouro/lixão - resulta da simples deposição do lixo a céu aberto, com escoamento descontrolado dos líquidos gerados, contaminando solo, rios, etc. Propicia a proliferação de moscas, roedores e outros animais que podem transmitir doenças ao homem.
Vazadouro em Áreas alagadas – disposição final do lixo pelo seu lançamento, em bruto, em corpos de água.

Produtos Químicos

CLORO – no sistema de abastecimento de água o cloro tem as seguintes utilidades: desinfecção da água; desinfecção de tubulações novas; desinfecção de tubulações em manutenção e reparos; desinfecção de reservatórios; desinfecção de poços. Normalmente os sistemas de abastecimento público de água fazem desinfeção com cloro, denominando-se este procedimento cloração. Este também pode ser empregado nos mananciais como algicida ou como pré-cloração, como oxidante do ferro e manganês naturais na água, como oxidante da amônia e outros.
DIOXINA: o termo dioxina é uma abreviação de dibenzo-p-dioxinas policloradas (PCDD) e dibenzo furanos policlorados (PCDF), todos substâncias químicas cloradas, num total de 210 congêneres. Não são substâncias naturais e geralmente resultam de processos de incineração (lixo doméstico, lixos especiais, lixo hospitalar, lodo, reciclagem de metais) Grossi (1993). Sua toxicidade está relacionada com os efeitos a médio e longo prazo, em particular seu potencial de teratogenicidade (malformações em fetos) e carcinogenicidade (aparição de tumores malignos), embora à luz do estágio atual da ciência as evidências de carcinogenicidade humana sejam débeis, estudos com animais a demonstram claramente, pela redução das defesas orgânicas. Embora haja outros fatores (dieta, tabagismo, alcoolismo) para a aparição de tumores malignos em veteranos da guerra do Vietnan e na população de Seveso, as evidências epidemiológicas tornam fortes as suspeitas da alegada carcinogenicidade.
DIÓXIDO DE ENXOFRE (SO2) - É um gás incolor, às condições normais de temperatura, de sabor ácido, odor pungente, sufocante, de enxofre queimando.
Não classificado como carcinogênico para o homem. LT-NR 15 (Brasil) = 4 ppm, 10 mg/m3. Toxicidade: na exposição aguda é um gás irritante e seus efeitos são devidos à formação de ácido sulfúrico e ácido sulfuroso ao contato com as mucosas umedecidas em conseqüência de sua rápida combinação com água, quando ocorre reação de oxidação. A intoxicação aguda resulta da inalação de concentrações elevadas de SO2. A absorção pela mucosa nasal é bastante rápida, e aproximadamente 90% de todo o SO2 inalado são absorvidos na via aérea superior, onde a maioria dos efeitos ocorre. Observa-se irritação intensa da conjuntiva e das mucosas das vias aéreas superiores, ocasionando dificuldade para respirar (dispnéia), desconforto, extremidades arroxeadas (cianose), rapidamente seguidas por distúrbio da consciência. A morte pode resultar do espasmo reflexo da laringe, edema de glote, surgindo ainda edema pulmonar e choque. A pneumonia pode ser uma complicação após exposição aguda à substância. Broncoconstrição e sibilos (chiado no peito) podem surgir. Pacientes asmáticos podem apresentar broncospasmo em baixas concentrações da substância. Em baixas concentrações, a tosse é o sintoma mais comum. Experimentos com voluntários humanos sadios, expostos por 10 minutos a concentrações de 5 a 10 ppm de SO2, demonstraram alterações da função pulmonar como aumento da resistência à respiração. Na pele, o contato com o líquido pressurizado provoca queimadura, devido à baixa temperatura. A formação de ácido sulfuroso leva a queimaduras. Reações alérgicas por hipersensibilidade podem ocorrer. O SO2 penetra no tubo digestivo, diluindo-se na saliva e formando ácido sulfuroso. Os dentes perdem o brilho, surgem amarelamento do esmalte, erosões dentárias e distúrbios das gengivas. Após ser deglutido, o dióxido de enxofre é absorvido, provocando alterações metabólicas com importantes repercussões na saúde. É provável que a absorção de grande quantidade de SO2 tenha efeitos hematológicos, produzindo metemoglobina. Níveis de sulfemoglobina de 6 a 12% foram encontrados na autópsia de dois trabalhadores que morreram intoxicados. O contato com a pele provoca irritação, devido à formação de ácido sulfuroso, com o suor. Na exposição crônica causa sensação de ardência, dor e secreção sanguinolenta nasal, dor na garganta, tosse seca ou produtiva, eritema e edema (inflamação) da mucosa nasal, das amígdalas, da faringe e laringe. Em estágios mais avançados, ocorre atrofia dessas mucosas com ulceração do septo nasal que leva a sangramentos profundos. A perda do olfato pode ocorrer. Nas vias aéreas inferiores, o SO2 ocasiona bronquite crônica, enfisema pulmonar e infecções respiratórias freqüentes. Para o controle da exposição e prevenção da intoxicação recomenda-se o controle da emissão, ventilação dos locais, enclausuramento do processo, equipamento de proteção respiratória para os locais com elevadas concentrações. Higiene pessoal rigorosa, escovação dos dentes após o trabalho e dieta rica em proteínas e vitaminas.
PRODUTOS PERIGOSOS – PP: Considera-se produto perigoso aquele que é perigoso ou represente risco à saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente. Os perigos químicos classificam-se em numerosos grupos, incluindo perigo de fogo (combustibilidade, inflamabilidade, explosão  de gás ou vapor), de explosão, de toxicidade, de corrosão (ácidos e bases), de reações químicas e outras derivadas das propriedades físicas desses produtos químicos. Face ao crescente número de acidentes provocados pelo mau transporte, pelas falhas na fabricação, na estocagem, na distribuição, no uso e manipulação indevidos de PP, e pela necessidade de instituir-se padronização de produtos químicos, em vista de sua circulação em todos os países, a Organização das Nações Unidas - ONU, passou a atribuir a cada PP um número composto de 4 algarismos, conhecido como número da ONU. Assim, por exemplo, 1830 corresponde ao Ácido Sulfúrico, com mais de 51% e até 95% de ácido; 1824, por sua vez, indica Hidróxido de Sódio em solução. Além
da adoção dessa numeração, a ONU, dada a grande variedade de PP existentes, separou as substâncias em Classes, com base no tipo de risco que apresentam.
Classe 1: explosivos.
Classe 2: gases (inflamáveis, não-inflamáveis e não-tóxicos e gases tóxicos.
Classe 3: líquidos inflamáveis.
Classe 4: subdividida em sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas à combustão espontânea, substâncias que em contato com água emitem gases inflamáveis.
Classe 5: subdividida em substâncias oxidantes, peróxidos orgânicos.
Classe 6: subdividida em substâncias tóxicas (venenosas) e substâncias infectantes.
Classe 7: materiais radioativos.
Classe 8: corrosivos.
Classe 9: substâncias perigosas diversas.

FICHAS DE EMERGÊNCIA DE PRODUTOS: Foi instituída pela Norma
Brasileira 7503. Nela encontra-se o nome do produto, número da ONU, nome do fabricante, telefones para consulta, rótulo de risco, informações de como proceder no caso de derrame ou vazamento, no caso de haver fogo, poluição, envolvimento de pessoas, informações para o médico. Ver ilustração em.
As empresas fabricantes/usuárias/transportadoras de produtos perigosos deverão ter Plano de Ação em Situação de Emergência. Esse possibilita capacitação para resposta ágil, dentre de parâmetros técnicos adequados.
Como vantagens subsidiárias podemos citar: tomada rápida de ações com definição de responsabilidades; facilitação de tomadas de decisão; zelo pelo patrimônio da empresa, meio ambiente e comunidade como um todo; salvamento de vidas humanas quando da ocorrência de acidentes; ampliação de experiência na implementação de novos métodos de prevenção de acidentes.

Grupo Especial de Apoio à Fiscalização no Setor Saneamento e Urbanismo

Equipe do GEAF – Saneamento e Urbanismo:
Marly Cerqueira de Vasconcellos AFT Cuiabá (Coordenadora)
Dorelland Ponte Lima AFT Fortaleza (Subcoordenador)
June Maria Passos Rezende AFT Curitiba (Relatora)
Beatriz Emília Gomes AFT Belo Horizonte (Relatora)
Sérgio Antonio AFT São Paulo
Edenilza Campos de Assis Mendes AFT São Paulo
Eliane Regina de Araújo Rei AFT Rio de Janeiro

Auditoria em empresas:
Beatriz Emília Gomes
Edenilza Campos de Assis Mendes
June Maria Passos Rezende
Marly Cerqueira
Sérgio Antonio

Fiscalização da Macrometa Saneamento ( Rio de Janeiro ):
Maurício Elias Callil
Regina Lázzaro
Redação do Manual de Procedimentos:
Beatriz Emília Gomes
June Maria Passos Rezende
Marly Cerqueira

Ministério do Trabalho e Emprego
Secretaria de Inspeção do Trabalho
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário