Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

VÁLVULAS DE ALÍVIO E PRESSÃO

Inicialmente faz-se necessário conhecer as diferenças entre válvulas de alívio e de segurança.
As funções básicas para ambas são 3, apresentadas a seguir:
- abrir a uma pressão pré-determinada;
- descarregar todo o volume previsto no seu
dimensionamento, na sobrepressão prevista;
- fechar dentro do diferencial de alívio previsto.
Estas funções devem ocorrer de forma confiável e precisa.
Embora as funções básicas de ambas sejam as mesmas, existem diferenças fundamentais entre ambas, no que se refere à forma de descarga e tipos de fluídos admissíveis.
As válvulas de alívio são recomendadas para uso com líqüidos, ar comprimido ou mesmo alguns gases inertes, quando se deseja realizar de forma automática e gradativa, pequenas compensações (alívio) de pressão, com a válvula se abrindo ou fechando gradativamente, na medida em que a pressão do sistema aumenta ou diminui, respectivamente.
As válvulas de alívio, são recomendadas para baixas vazões de descarga e, preferencialmente, para fluídos não compressíveis, como por exemplo a água, onde pequenas descargas resultam sempre em grande redução de pressão.
Por outro lado, as válvulas de segurança são recomendadas para uso com vapor e gases, quando se
deseja um dispositivo capaz de aliviar a pressão de forma automático e instantânea.
Geralmente as válvulas de segurança são dotadas de efeito “POP ACTION” - ação de abertura instantânea, recurso não disponível em válvulas de alívio.
A existência de recurso “POP ACTION” nas válvulas de segurança permite que as mesmas atuem de forma eficaz mesmo com fluídos compressíveis ou sejam aqueles fluídos que requerem sempre grandes descargas, até mesmo para pequenas reduções de pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário