Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

INSPEÇÃO TIPO "C" e "B" PARA VÁLVULAS DE BLOQUEIO

Parâmetros para adoção de uma inspeção tipo “C”, tipo “B” e tipo “B“ especial, para o fornecimento de válvulas de bloqueio (com ou sem atuador), baseada em inspeção de componentes críticos e verificação da aplicabilidade do Sistema de Garantia da Qualidade do fornecedor, do Projeto e ao Contrato, que servirão como a base do fornecimento desses produtos, visando o estabelecimento mínimo de requisitos que devem constar no Plano da Qualidade a ser apresentado pelo fornecedor.
1.1 Inspeção do tipo "C"
Para inspeção de acompanhamento de fabricação tipo "C" devem ser realizadas, no mínimo, as seguintes verificações, aplicáveis aos componentes definidos como críticos:
1.1.1 Antes da Montagem da Válvula
1.1.1.1 Inspeção por amostragem dos componentes internos: visual, dimensional, medição da espessura de parede (corpo, tampa/castelo), teste de reconhecimento de ligas, dureza, identificação e rastreabilidade.
1.1.1.2 Análise de 100% dos registros gerados pelo fornecedor em atendimento à fabricação (visual, dimensional, espessura do corpo e tampa/castelo, teste de reconhecimento de ligas, ensaios não destrutivos, teste de dureza, certificados de origem de matéria prima, documentos de soldagem, relatórios de não conformidades), bem como outros registros aplicáveis em atendimento às normas construtivas.
1.1.2 Após Montagem da Válvula
1.1.2.1 Inspeção em 100% do lote - Corpo: teste hidrostático. Vedação: testes hidrostático e pneumático.
1.1.2.2 Verificação da identificação, rastreabilidade, visual e dimensional, funcional, conferência da placa de identificação, pintura, embalagem, análise dos registros gerados na fabricação conforme o PIT aprovado e outras verificações previstas no mesmo.
1.2.2.3 Verificação, por amostragem, do torque de acionamento e dos e do torque de aperto dos parafusos/prisioneiros da junção corpo e tampa.
1.2 Inspeção do tipo "B"
Para inspeção final com testes tipo "B" deve ser realizado, no mínimo, as seguintes verificações,
aplicáveis aos componentes definidos como críticos:
1.2.1 Análise de 100% dos registros gerados pelo fornecedor em atendimento à fabricação (visual, dimensional, espessura do corpo e tampa/castelo, teste de reconhecimento de ligas, ensaios não destrutivos, teste de dureza, certificados de origem de matéria prima, documentos de soldagem, relatórios
de não conformidades), bem como outros registros aplicáveis em atendimento às normas construtivas.
1.2.2 Inspeção final em 100% do lote - Corpo: teste hidrostático. Vedação: testes hidrostático e pneumático.
1.2.3 Verificação da identificação, rastreabilidade, visual e dimensional, medição da espessura de parede, teste funcional, conferência da placa de identificação, pintura, embalagem, análise dos registros gerados na fabricação e outras verificações previstas em contrato e normas construtivas aplicáveis.
1.2.4 Verificação, por amostragem, do torque de acionamento e do torque de aperto dos parafusos/prisioneiros da junção corpo e tampa.
1.2.5 A critério da inspeção e mediante justificativa, poderá ser autorizado, em caráter excepcional, a desmontagem de uma válvula para avaliação dos internos.
Nota:
Para válvulas fundidas em material bronze e ferro é aplicável somente inspeção tipo ”B”.
1.3 Inspeção do tipo "B Especial"
Para inspeção final com testes tipo "B Especial” deve ser realizado, no mínimo, as seguintes verificações, aplicáveis aos componentes definidos como críticos:
1.3.1 Análise de 100% dos registros gerados pelo fornecedor em atendimento à fabricação (visual, dimensional, espessura do corpo e tampa/castelo, teste de reconhecimento de ligas, ensaios não destrutivos, teste de dureza, certificados de origem de matéria prima, documentos de soldagem, relatórios
de não conformidades), bem como outros registros aplicáveis em atendimento às normas construtivas.
1.3.2 Inspeção final em 100% do lote - Corpo: teste hidrostático. Vedação: testes hidrostático e pneumático.
1.3.3 Verificação da identificação, rastreabilidade, visual e dimensional, medição da espessura de parede, teste funcional, conferência da placa de identificação, pintura, embalagem, análise dos registros gerados na fabricação e outras verificações previstas em contrato normas construtivas aplicáveis.
1.3.4 Verificação, por amostragem, do torque de acionamento e do torque de aperto dosparafusos/prisioneiros da junção corpo e tampa.
1.3.5 Adicionalmente à inspeção “B”, neste tipo de inspeção deve ser desmontada uma válvula de cada lote, com a finalidade de verificar os internos. Deve ser efetuada uma inspeção completa conforme estabelecido na inspeção “C” nesta amostra.
Nota:
A inspeção “B Especial” é derivada de um Contrato com inspeção “C”. Este tipo de inspeção é aplicável somente para fornecimento de válvulas forjadas até 2” inclusive.
1.4 Monitoramento do Sistema da Qualidade
Tanto para as atividades de inspeção de válvula montada quanto para as atividades de válvula desmontada, a inspeção pode monitorar a aplicabilidade do Sistema da Qualidade do fornecedor conforme estabelece este Requisito de Inspeção.
2 PLANO DA QUALIDADE E PIT (PLANO DE INSPEÇÃO E TESTES)
2.1 Plano de Qualidade
É um documento elaborado pelo fornecedor, dentro dos padrões estabelecidos pelas normas ISO de gestão da qualidade, devendo constar todos os componentes críticos do projeto de válvulas de bloqueio, considerando as seguintes atividades:
2.1.1 A garantia da compatibilidade do projeto, procedimentos e documentação interna aplicável, com o material objeto do PCS, normas de construção, especificações técnicas e requisições de materiais.
2.1.2 A indicação dos dispositivos e equipamentos, incluindo as exatidões requeridas para a obtenção da qualidade, na verificação de dimensões críticas, testes de funcionamento e demais itens pertinentes.
2.1.3 A indicação da qualificação do pessoal que executa as atividades de inspeção e verificação.
2.1.4 A identificação dos estágios ao longo de todo o ciclo de produção do material, onde serão realizadas verificações ou inspeções, incluindo aquelas realizadas nos fornecedores. Devem indicar os tipos de exames, ensaios ou verificações a serem efetuados.
2.1.5 A indicação de procedimentos e padrões de aceitabilidade para todas as características e requisitos de qualidade, incluindo as de caráter subjetivo e as dos subfornecimentos.
2.1.6 A identificação e preparação de registros da qualidade, citando o tipo do registro, relatório,certificado, gráfico e demais itens pertinentes.
2.1.7 O Plano da Qualidade deve estar compatível com as documentações contratuais citada no PCS tais como: Requisitos de Inspeção, Normas Técnicas e Requisição de Material.
2.1.8 O fornecedor deve identificar no Plano da Qualidade todas as normas técnicas de projeto, processos, qualificação, códigos, legislação e inspeção. Deve possuí-las e utilizá-las no fornecimento. As normas devem estar atualizadas na revisão aplicável e à disposição da inspeção quando solicitado.
Nota:
Caso existam alterações no planejamento fabril estabelecido no “Plano da Qualidade” aprovado durante o processo de fabricação, estas devem ser apresentadas previamente.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário