O seu carro a gás natural
Este artigo esclarece dúvidas sobre os kits de conversão para GNV
Estamos ouvindo, por ai, que existe o KIT BÁSICO E O KIT COMPLETO, para conversão de carros usando o combustível gás natural.
O chamado KIT BÁSICO é composto de:
• Cilindro;
• Redutor;
• Chave seletora;
• Rele;
• Misturador;
• Acessórios.
• Cilindro;
• Redutor;
• Chave seletora;
• Rele;
• Misturador;
• Acessórios.
O chamado KIT COMPLETO é composto de:
• Cilindro;
• Redutor;
• Chave seletora;
• Emulador de bicos;
• Variador de avanço
• Misturado;
• Acessórios.
• Cilindro;
• Redutor;
• Chave seletora;
• Emulador de bicos;
• Variador de avanço
• Misturado;
• Acessórios.
Muito bem, devemos criar outra denominação para o KIT que contempla
o sistema de pré - aquecimento e o emulador de sonda
lambda?
Então vejamos o uso do chamado KIT BÁSICO, passa a ser danoso ao usuário do veiculo quando:
• Uso do RELE em detrimento ao EMULADOR DE BICOS. O uso do RELE
é pratica para reduzir o custo da conversão, mas não o preço
de venda. Não é raro a queima do RELE, pois além da soma
da amperagem dos bicos ser maior que a capacidade dos
contatos dos RELES, a qualidade dos RELES utilizados é
muito ruim, assim provocando a queima dos bicos de
injeção.
• A falta do VARIADOR DE AVANÇO. Os veículos têm o ponto ajustado
para uso do combustível original (gasolina ou álcool),
quando o veículo é convertido para o gás natural, é
necessário ajustar este ponto que invariavelmente é
atrasado. Com esta ação o veículo passa a ter um bom
desempenho quando usado o gás natural. Na falta do gás
natural, ao usar o combustível original, o veículo vai sentir
a diferença de ajuste do ponto, provocando batidas das válvulas
e desregulagem. Esta prática, com o tempo provoca danos ao
motor do veículo. Com o uso do VARIADOR DE AVANÇO, o
ponto é automaticamente ajustado, fazendo o veículo ter o
desempenho muito parecido nos dois combustíveis.
• A falta da SONDA LAMBDA, além de dificultar a regulagem do veículo,
provoca a indicação de defeito na injeção eletrônica,
deixando o usuário sem este opcional para quando
realmente tiver um defeito. Não é raro o uso de RELE para
manter esta indicação apagada, da mesma forma deixa o
usuário sem a indicação quando de um defeito real.
• A falta do sistema de PRÉ – AQUECIMENTO provoca perda de potência
do veículo e choque térmico no motor, já que o gás
natural, pela suas características, resfria quando do
processo de descompressão. Este processo se dá quando o
gás sai do cilindro (entre 220 e 5 kgf/cm2) e vai para o
redutor, aonde chega com a pressão reduzida para
3,5kgf/cm2. Ao sair do redutor esta pressão cai para pressão
atmosférica, assim entrando no TBI ou CARBURADOR do veiculo, frio.
Para elevar a temperatura de detonação, o gás tira energia
do motor para realizar a aquecimento assim provocando
perda de potência.
Além do exposto, falta falar sobre o KIT CAGN que é o chamado KIT
ECOLÓGICO. Porém deste falaremos em outra oportunidade.
Este artigo foi enviado pelo consultor técnico em gás natural Carlos Augusto Sobrinho.
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