Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A indústria norueguesa de petróleo e gás natural


 
A Noruega tem uma quantidade de diferentes interesses dentro do setor petrolífero. Nós participamos em todas as políticas de cooperação no âmbito da Agência Internacional de Energia (IEA) junto com as mais importantes associações políticas e econômicas de cooperação, que dependem da importação de petróleo e gás natural. Ao mesmo tempo, a Noruega tem importantes interesses em comum com outros países exportadores de petróleo tanto dentro quanto fora da OPEC. De qualquer forma, a Noruega não está envolvida em qualquer cooperação formal no mercado de petróleo com a OPEC ou com países exportadores de petróleo dentro ou fora da organização.

Petróleo

A Noruega possui reservas comprovadas de petróleo equivalente a 10,2 bilhões de barris. Em 2003, a produção de petróleo bruto (incluindo NGL) foi de 3,3 milhões de barris por dia (mbd). Isto representa 4 porcento do total da produção mundial de petróleo, e fez da Noruega o sétimo maior produtor mundial de petróleo bruto. A exportação líquida de petróleo bruto norueguês em 2003 foi de 3 mbd, tornando a Noruega o terceiro maior exportador para países da Europa Ocidental. Outros dos maiores destinatários foram Estados Unidos e Canadá, que importaram 7 porcento e 6 porcento respectivamente do petróleo produzido pela Noruega. O Governo está perseguindo uma política que irá assegurar que a produção noruegusa de petróleo continue por outros 50 anos, o que acarreta uma redução gradual na taxa de extração.


Gás natural
Em 2003 a Noruega exportou 71,1 bilhões de metros cúbicos padrão (Sm3) de gás natural, tornando-se o terceiro maior exportador mundial de gás natural, depois da Rússia e do Canadá. Além disso, a Noruega é o segundo maior exportador de gás natural para a Europa, depois da Rússia. A Noruega provê cerca de 14 porcento do gás natural consumido na Europa. Em 2003 todo o gás natural produzido na Noruega foi exportado para países europeus. Os principais importadores foram Alemanha (34 porcento da produção norueguesa), França (19 porcento), Reino Unido (12 porcento), Bélgica (19 porcento), Países Baixos (9 porcento) e Itália (8 porcento). Em 2001 a Noruega concluiu seu primeiro acordo para a venda de gás natural fora da Europa; o que concerne futuras vendas de gás natural do campo de “Snow White” para os Estado Unidos. O Governo está perseguindo uma política planejada para manter a produção de gás natural para os próximos 100 anos.


O Financiamento Governamental Norueguês do Petróleo

O Financiamento Governamental Norueguês do Petróleo foi estabelecido pelo Parlamento (Storting) em 1990. Financiamentos foram primeiramente alocados em 1996. O rendimento sobre o Financiamento consiste no retorno líquido das atividades petrolíferas e no retorno do capital do Financiamento. No fim de 2003, o valor do Financiamento foi de 845 bilhões de coroas norueguesas (NOK), um crescimento de 232 bilhões de coroas a partir de 2002.

O papel representado pelas atividades petrolíferas na economia norueguesa
O valor das exportações de petróleo bruto e gás natural em 2003 é estimado em quase 297 bilhões de coroas, ou cerca de 46 porcento do total das exportações norueguesas. Em 2003 a parcela da indústria de petróleo no PIB foi de 19 pocento. Por volta de 27.000 pessoas foram empregadas no setor petrolífero em 2003, contabilizando 1,2 porcento de todas as pessoas empregadas na Noruega.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário