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domingo, 28 de dezembro de 2014

PALESTRA SOBRE RELAÇÃO INTERPESSOAL



TRABALHO EM EQUIPE
Aspectos comportamentais.
Vamos explora os aspectos comportamentais do trabalhador das pessoas em sua atividades, sociais, profissionais e familiares.
CONCEITO DO COMPORTAMENTO = ATITUDE = POSTURA.
Individuo – As diferenças individuais constituem as formas pelas quais os indivíduos se distinguem ao agir. Essas diferenças podem ser percebidas através das seguintes abordagens: fatores físicos; emoções; atitudes; valores; personalidades; percepções; comportamento; pontos de vista; níveis educacionais; habilidades sociais; etc.
As semelhanças podem ocorrer entre as pessoas no tocante a opiniões, atitudes e temperamentos, mas não se encontra igualdade. Cada sujeito é singular na sua totalidade e apresentará num comportamento diferente.
Quando pensamos em comportamento, estamos falando de seres humanos, de motivação, de valores e crenças. Palavras que poderiam ser:
Caráter; personalidade; paciência; dignidade; saber escutar; compreensão; humildade; respeito; somatório = modo de ser.
Todos nós temos um modelo de comportamento adequado para algumas situações e inadequadas para outras. Atitude é relacionado a comportamento, na segurança é a mesma coisa, lá fora, em outras realidades, pode ser diferente. É o modo de agir
Sabemos que somos uma única pessoa, tanto em casa como no trabalho. Existe a tendência de falarmos: “temos que separa o pessoal do profissional”. A pessoa é somente ela, a separação da pessoa e do profissional não existe. Para sermos bom profissional, temos que ser uma boa pessoa, não tem separação, não existe o capaz tecnicamente e o colega solidário. 
O caráter de uma pessoa se forma desde a sua infância e vem evoluindo progressivamente com informações vindas de um livro e assistidas de um filme, uma série de informações. O que você questiona sobre algo, gera uma inquietude e gera novas visões, novos pensamentos.
Conseqüentemente, toda essa atividade proativa gera novos conhecimentos, transformando em sabedoria.
O conceito de aprender é amplo como outros estudados aqui. Utilizando muito o termo “aprender a aprender”, ou seja, procurando desenvolver uma capacidade maior em receber novas informações e conseguir “digeri-las adequadamente.
A observação é um dos pontos para o aprendizado, alguém faz e você copia, você vê o que está acontecendo. Outra maneira de ocorrer a aprendizagem está no estudo, na pesquisa e na discussão com outros profissionais da área.
Gostar do que faz, trabalhar com prazer, refletir sobre seu trabalho, trabalhar em equipe, escutar as pessoas, etc., contribuem para uma boa retenção do aprendizado.
As bases do aprendizado.
Como trabalhador, todos devem estar atento aos riscos e aos perigos de sua atividade, valorizar os controles dos riscos e as opiniões de seus companheiros de trabalho. Ao elabora uma tarefa, é importante que se tenha uma atenção especial na elaboração da análise prevencionista de risco e na metodologia aplicada, entre outros.
O planejamento é fundamental para a tarefa, tem-se que dominar todo o procedimento, senão poderão ocorrer incidentes, mas não basta somente planejar, é importante que se tenha uma visão, uma expectativa do processo e do resultado que se quer chegar.
Mudando a sua atitude.
Todos nós somos seres sociais logo, também na sua área, e para uma convivência com todos do seu trabalho, algumas dicas são sugeridas:
}  Comece a mudar, seja otimista, desenvolva o hábito positivo, apóie os colegas, veja as coisas boas;
}  Abandone o hábito do negativismo. Pense com empatia, raciocine com empatia, viva com empatia;
}  Não critique, proponha soluções;
}  Dizer bom dia, obrigado e volte sempre, não custa nada, não seja um mau humorado, descubra primeiro os seus erros, invista em seus talentos naturais;
}  Olhe para as pessoas como “parceiros”, respeitando as individualidades. Respeite os outros;
}  Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. A amizade não tem preço, o relacionamento com outras pessoas também. As palavras mais adequadas para relacionamento são: simpatia, respeito, empatia, amizade, humildade, solidariedade, profissão, amor e sinceridade.
}  Saiba trabalhar em grupo.
Percepção
A percepção pode sofrer distorções provocadas por fatores que podem alterar a realidade dos fatos. Dentre eles podemos destacar:
}  Fatores físicos – deficiência nos órgãos receptores dos estímulos. Quem sofre de deficiência auditiva, por exemplo, pode interpretar mal as mensagens que ouve;
}  Emoção – reduz ou impede o raciocínio. Por exemplo, uma pessoa com raiva pode agredir alguém que nada teve a ver com a causa da raiva;  
}  Preconceitos – são crenças culturalmente aprendidas que deformam e limitem a percepção;
}  Cultura – tende-se a perceber e emitir juízo de valor de acordo com as crenças do ambiente social no qual se adquiriu a cultura;
}  Valores – percebe-se melhor o que se considera importante;
}  Atenção – percebe-se mais o que está no foco da atenção;
}  Interesse – o indivíduo focaliza o que é de seu interesse. Por exemplo, quando alguém compra um carro, essa pessoa tende a ver muitos outros carros iguais ao seu, que antes não percebia;
}  Defesa psíquica – tende-se a não perceber o que for considerado desagradável.
Entende-se como percepção, como sendo a interpretação que o indivíduo faz dos estímulos recebidos do meio ambiente, através dos sentidos de tato, audição, visão, paladar e olfato. Os estímulos também podem se internos, tais como a sensação de fome, sede, frio, as emoções, etc. A maneira de perceber o mundo e as situações variam de pessoa para pessoa. As pessoas agem no mundo de acordo com as suas percepções. 
Um outro tipo de percepção que se pode caracterizar e, principalmente, relacionar ao seu trabalho é a percepção do risco, ou seja, esse tipo de percepção tem com base a experiência de cada um em relação ao trabalho a ser desenvolvido e ao conhecimento do conceito de risco e de perigo aliado á prática preventiva de evitar acidentes. Assim, quando a organização fornece os meios adequados, como por exemplo, a capacitação do empregado e o estímulo ao trabalho de equipe, ela está adotando uma característica preventiva na busca do índice zero em acidentes.
Em outras palavras, a atualização dos conhecimentos fortalece a necessidade do ser humano de cuidar de si e dos outros com responsabilidade e o trabalho em equipe representa um estímulo á segurança da decisão que precisa ser tomada, assim como uma oportunidade de equipe de discutir suas práticas diárias, ampliando a percepção do empregado quanto  aos assuntos ligados á segurança.
Reações emocionais - As emoções podem ser percebidas das formas seguintes:
}  Experiências emocionais – quando o indivíduo sente a emoção;
}  Comportamento emocional – quando é levado pelo sentimento, a fazer algo. Por exemplo, uma pessoa com sentimento de raiva pode trazer á tona um sentimento de grande tristeza que provoca o choro “para  desabafar”.
}  Alterações fisiológicas – são provocadas diretamente pela própria emoção: ficar ”corado” de vergonha, ficar “branco” de susto, ter batidas do coração aceleradas por causa do medo.

Considera-se descontrole emocional o fato de uma pessoa ser dominada pela emoção e não conseguir raciocinar. Popularmente diz-se que a pessoa “perdeu a cabeça” ou “ perdeu o juízo”. O descontrole emocional pode levar a pessoa a uma reação emocional explosiva como, por exemplo, um acesso de ira contra um equipamento ou contra outra pessoa. Outras reações emocionais menos intensas, como choro, tristeza, culpa, etc., podem alterar a atenção e a concentração necessárias ao bom desempenho do trabalho e provocar acidentes.
Veja algumas situações que podem fazer surgir ou agravar os estados de tensão emocional no trabalhador.
}  Fadiga – é a sensação de fraqueza, falta de energia e exaustão. A fadiga dificulta a realização de suas atividades diárias. Sensação de incapacidade, falta de motivação, lapsos de memória, dificuldade de concentração e diminuição da libido (desejo sexual), também podem ser sintomas de fadiga. Alguns dos motivos que contribuem para a fadiga são: Carga horária de trabalho excessiva; sedentarismo; excesso de trabalho; sono irregular; etc.
}  Estresse físico e psíquico – estresse pode ser entendido como “conjunto” de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação. O trabalho e o tédio (monotonia) podem ser fontes de estresse. Daí a importância do trabalhador cuidar sempre da saúde física e mental, desenvolver hábitos saudáveis, cuidar da alimentação, da harmonia no lar, etc.
Por outro lado, a organização deve promover atividades de lazer no ambiente de trabalho, pausas nas atividades, exames periódicos, programas de controle de estresse e outros, visando o bem estar físico e psicológico do trabalhador.
}  Equilíbrio versus desequilíbrio – a noção de equilíbrio e de desequilíbrio nos faz relembrar quando aprendemos a andar de bicicleta. Existe um ponto em que é possível olhar para frente, movimentar a roda, vira o guidão para esquerda e direita e fazer a curva sem cair. No trabalho não é diferente, o equilíbrio físico e o mental é necessário não só como um atributo pessoal, mas também como uma característica preventiva de acidentes, desde o planejamento até a execução.
}  Limites do corpo – como força de trabalho, o corpo humano executa atividades que exigem força bruta, condicionamentos físicos e mental, velocidade, precisão, habilidades motoras, etc., e quando o trabalho é bastante repetitivo e não permite maiores flexibilidades, pode acontecer uma sobrecarga. Toda empresa precisa sistematizar as rotinas e adotar metodologia apropriada para que o trabalhador produza e, ao mesmo tempo, tenha prazer e motivação no seu trabalho desenvolvendo formas sadias, respeitando os seus limites e os limites dos outros.
Comunicação.
A comunicação humana é um dos aspectos mais importantes na segurança e no desenvolvimento de qualquer metodologia de trabalho. Mensagens mal formuladas ou não compreendidas corretamente, podem ser fatores provocadores de acidentes.
A base de cada pessoa e de toda a sociedade humana, está na capacidade de os indivíduos transmitirem aos outros as suas ideias, percepções, intenções, desejos e sentimentos. 
O homem começou a se comunicar através de gestos e sons. O conjunto ordenado e sistemático de sons deu origem á palavra, que na sua forma sonora (oral), quer na sua forma concreta (escrita). Pode-se, então, caracterizar a comunicação da forma abaixo.
            Elementos da comunicação:
}  Emissor – pessoa que emite a mensagem, diz algo a alguém;
}  Receptor – aquele que recebe a mensagem;
}  Mensagem – o conteúdo da comunicação;
}  Canal – meio de comunicação, via de transmissão da mensagem;
}  Ruído – os problemas derivados de distorções não intencionais da mensagem.
Tipos de comunicação:
}  Verbal – a mensagem codificada pela palavra. Pode ser constituída pela palavra falada: diálogos, pedidos, etc.;
}  Escrita – são caracterizadas pela expressão gráfica: cartas, telegramas, livros, jornais, internet, etc.;
}  Não – verbal – a mensagem transmitida através de gestos, mímicas, expressões corporal e facial, olhar, atitudes, símbolos, etc. A comunicação não verbal transmite mensagem  continuamente, muitas vezes contradizendo as comunicações verbais.
As comunicações podem ser ainda:
}  Intrapessoal – é o diálogo interno, a comunicação que a pessoa faz com ela mesma;
}  Interpessoal – quando se transmite uma mensagem para alguém.
            Barreiras e distorções.
Uma comunicação nem sempre é realizada de forma clara, de maneira que um fale e o outro entenda corretamente a mensagem. Quando isso acontece dizemos que houve distorções ou barreiras na comunicação. Essas dificuldades podem ser tanto da pessoa que emite a mensagem como daquele que a recebe.
}  Barreiras mecânicas – são causadas pelos canais de comunicação;
}  Barreiras de linguagem – são caracterizadas pelas gírias, regionalismos, etc.;

Barreiras psicológicas  são devido as diferenças individuais. Citamos:
1. Seletividade – a pessoa só ouve ou lê aquilo que lhe interessa ou que coincida com a sua opinião;
2. Egocentrismo – o que nos impede de enxergar o ponto de vista do outro. É a atitude de quem se considera o sabedor de tudo “o dono da verdade” ;
3. Inibição – a inibição ou timidez de uma pessoa em relação á outra pode causar dificuldade na comunicação;
4. Competitividade – o excesso de sentimento de competição gera a incapacidade de ouvir o outro. Cada um corta a palavra do outro, fazendo questão de se fazer ouvir, tornando a comunicação “um diálogo de surdos”;
5. Estereótipo – acontece quando há uma distorção da imagem real de uma pessoa transferindo a ela uma imagem geral que é feita por um grupo. Esse “rótulo” é o que chamamos de estereótipo. A partir daí pode ser criado um sentimento de rejeição pela pessoa, ao qual damos o nome de preconceito. Os estereótipos, a partir das diferenças socioculturais, geram insegurança, ansiedade, desconfiança, arrogância e falta de receptividade, causando barreiras na comunicação. Todos somos iguais como seres humanos. Diferenças como pobreza e riqueza, muita ou pouca cultura, negro ou branco, subordinado ou chefe, nenhuma delas justificam sentimentos de inferioridade ou de superioridade. A falta de reconhecimento das necessidades do outro pode gera o descaso.
A partir daí, a indiferença em relação ao problema do outro e o desrespeito também causam, barreiras á comunicação, que imperam ressentimentos e, muitas vezes, hostilidade, o que pode provocar acidentes.
Recursos que facilitam, a comunicação.
Sentimos, constantemente, a necessidade  de nos relacionamos bem com as pessoas com as quais convivemos. Não podemos viver isolados dentro do sistema social no qual estamos inseridos.
Devem-se desenvolver certas características e habilidades no comportamento com as outras pessoas para que haja eficiência na nossa comunicação.
Uma boa comunicação requer:
}  Melhore a transmissão de pensamentos;
}  Aperfeiçoe a própria recepção.
Saber escutar - na comunicação existem mensagens não manifestadas para as quais precisamos ter a sensibilidade de compreender. Saber ouvir implica um processo intelectual a emocional na busca de significados contidos na mensagem.
NOSSA CAPACIDADE DE OUVIR, EM GERAL, É POUCO DESENVOLVIDA. Algumas podem ajudar:
}  Escute sem interromper;
}  Concentre-se em escutar a pessoa que fala. Evite distrair-se;
}  Demonstre desejo de conhecer como pensam os outros;
}  Certifique-se que compreendeu repetindo o que escutou;
}  Não antecipe o que vai dizer;
}  Esforce-se para compreender o ponto de vista do outro;
}  Abra o seu espírito para escutar o que o outro diz.
Relacionamento interpessoal.
As relações interpessoais permeiam a vida humana e se desenvolvem através da interação entre as pessoas. Este processo de interação envolve trocas, comunicações e contato entre as pessoas. Este processo denomina-se relação interpessoais.
A convivência entre as pessoas influencia o sucesso ou insucesso na formação de vínculos interpessoais na medida em quem se constitui fonte de alegria ou sofrimento. Com isso, podemos  inferir que as relações interpessoais podem determinar os níveis de auto-estima de cada um.
Os indivíduos tendem a apresentar 3 necessidades interpessoais: Inclusão, Controle, e Aferição.
}  Inclusão – consiste na necessidade do indivíduo de estabelecer a manter relacionamento satisfatório com outras pessoas, visando interagir a associar-se. Por meio destes relacionamentos a pessoa poderá vir a sentir que é significante e que tem valor pessoal. A fase de inclusão se encerra quando o indivíduo tem sua presença assegurada dentro do grupo e sabe que a sua ausência será percebida pelas demais pessoas.
}  Controle – consiste na necessidade do indivíduo de estabelecer e manter relacionamento satisfatórios com as pessoas em termos de controle e força. Esta necessidade inclui um sentimento de ser capaz de respeitar e ser respeitado;
}  Afeição – é compreendida como a necessidade de estabelecer e manter um sentimento mútuo de respeito.
Nota-se que estas necessidades visam a manter o equilíbrio das relações, na medida em que almejam não somente o comportamento da própria pessoa como também das demais com as quais interagem.
As pessoas sentem, percebem, pensam e se comportam de maneira diferente e isto influencia a interação entre elas. Desta forma, percebe-se que os seres humanos têm alguns aspectos semelhantes e outros bem distintos, tais como: motivação, necessidades, atitudes, etc. Denominamos este aspectos de diferenças individuais como vimos no início do módulo.
Trabalho em equipe.
A garantia da segurança depende muito da coesão das equipes de trabalho. O alcance das metas e realizações de trabalhos sem acidentes está fortemente associado a maneira como os membros de uma equipe interagem uns com os outros.
O trabalho em equipe está relacionado a uma forma especial de organização que objetiva, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma organização ou área de uma organização. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou um determinado trabalho e são interdependentes.
Valorizando cada indivíduo e permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, o trabalho em equipe, além de possibilitar a troca de conhecimento, é determinante nas relações humanas, pois motiva o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.
A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução profissional, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, o otimismo e o estar aberto a mudanças.
Todas essas qualidades, quando são acrescidas ao indivíduo, podem significar o sucesso nas relações pessoais, o que formam um círculo virtuoso.
É importante perceber que, quando se fala em trabalhar em equipe, fala-se em maior volume de atividades, mais responsabilidade, comprometimento, flexibilidade, colaboração e esforço pessoal, detalhes que acabam sendo descobertos a cada novo dia de trabalho. Entretanto, como benefício, um grupo coeso aflora muitas características que até então passavam despercebidas no individual, como a criatividade, a participação, a visão de futuro, o questionamento de posições e as colocações e o senso crítico.
Dicas para o trabalho em equipe.
}  Seja paciente;
}  Aceite as idéias dos outros;
}  Valorize os colegas;
}  Saiba dividir tarefas;
}  Trabalhe;
}  Seja participativo e solidário;
}  Dialogue;
}  Planeje;
}  Evite ficar somente com o “pensamento do grupo”;
}  APROVEITE O TRABALHO EM EQUIPE.
O papel do líder.
Em toda formação de equipe é importante destacar o papel do líder, aquele que cria nos liderados a sensação de um espaço próprio, onde eles podem desenvolver sua criatividade e se auto – realizar na execução das tarefas. O papel do líder não é somente comunicar valores mas também manter relações honestas, baseadas na confiança e, acima de tudo, garantir em suas ações a tradução dos valores e da missão da empresa.
As habilidades modernas de liderança são classificadas em 3 diferentes dimensões, quais sejam, a organizacional, a interpessoal e a das qualidade individuais. Entre as habilidades do líder destacamos;
}  Compreender bem a missão sócio – econômica da organização;
}  Conhecer bem os objetivos organizacionais e o ambiente social, econômico e político externo á organização;
}  Articular, agregar e processar continuamente idéias e alternativas de ação;
}  Ter visão e orientar-se continuamente para o futuro;
}  Reconhecer o valor das pessoas;
}  Aprender a aceitar as pessoas como ela são;
}  Valorizar relações pessoais;
}  Comunicar-se com as pessoas buscando obter um significado coletivo dos diversos valores, crenças, hábitos e símbolos que formam a cultura organizacional.
Concluímos que a liderança tem mais a ver com a forma de lidar com as pessoas – escutar, motivar, compartilhar, orientar e delegar – do que quantos funcionários você tem na sua equipe.
Cultura organizacional.
Quando uma pessoa ingressa em uma organização, já encontra uma cultura instituída através da definição da visão, da missão, dos objetivos, dos valores, das políticas e dos programas, etc., com a qual precisará aprender a conviver, observando os modos de produção e como as pessoas se organiza para realizar as atividades e alcançar os objetivos empresariais.
Na sua empresa não é diferente, já existem objetivos claros de modo que você se organize para cumpri-los.
Por outro lado, essa cultura é dinâmica, admitindo-se mudanças para atender as transformações, os desejos e as expectativas da sociedade por meio de novas políticas necessárias para a sobrevivência e o crescimento da organização, com foco no mercado e na competição empresarial.
As características pessoais e profissionais dizem respeito aos valores, ás crenças e aos princípios que todos, que estão ao seu lado, trazem  consigo como produto de sua formação e que são confrontados com aquelas transmitidos culturalmente no ambiente de trabalho, o que corresponde ao poder de influência da organização sobre o indivíduo.
Cada organização estabelece os direitos e os deveres do empregado, tais como: ao limites de sua atuação; o poder que lhe será concedido; como deve se comportar; a quem deve da explicações; enfim, construirá a ética da organização, conforme a sua natureza jurídica, finalidade e estrutura concebida.
A cultura, o padrão normativo operacional das instituições e das variáveis externas á organização, definem os procedimentos que orientam a maneira de como as atividades laborais e comportamentais devam ser conduzidas. Ocorre que nem sempre o que se percebe é aquilo que é levado a termo e condiz com uma realidade específica.

Existe um traço cultural no povo brasileiro, muito interessante, quando se depara com questões “especiais”. Ele prefere deixar os padrões  normativos inalterados e desatualizados, burlando-os com vistas a solucionar um determinado problema específico.  

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