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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

NR 13 -Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações - CONTINUIDADE - PARTE 23



9 - MANUTENÇÃO DE CALDEIRAS

9.1.3 Programa Mensal
a) Retirar cuidadosamente o pó dos controles elétricos e verificar os contatos das chaves magnéticas. Verificar se a chave geral de força está desligada antes de fazer a limpeza e manter sempre fechada a porta do painel de controle;
b) limpar os filtros de água. Um deles deve encontrar-se na linha de suprimento de água fria do tanque de condensado e o outro entre a linha de sucção do tanque de condensado e a bomba-d’água;
c) Drenar o tanque de condensado. Remover a válvula de bóia e examinar o interior do tanque para ver se há sedimentos. Lavar bem o tanque do condensado. Testar o funcionamento da bóia e recolocá-la no tanque;
d) Lubrificar os motores, se tiverem pino de lubrificação, usando uma boa graxa de tipo médio. Não usar muita graxa, pois isso causará superaquecimento dos mancais;
e) Verificar a gaxeta da bomba-d’água. Os aperta-gaxetas não devem ser comprimidos demais. Deve haver sempre algumas gotas pigando desses aperta-gaxetas, exceto se for selo mecânico;
f) Verificar os parafusos de fixação de todos os motores e bombas;
g) Verificar, por meio de um indicador, o alinhamento da bomba de alimentação e seu motor. Se a bomba estiver fora de alinhamento, haverá forte vibração que rapidamente danificará a luva de acoplamento e a bomba;
h) Desmontar o conjunto do bico atomizador, abrindo as conexões dos tubos de óleo a ar e remover os parafusos que fixam o conjunto no flange frontal do queimador. Não limpar o bico do atomizador com peças metálicas. Verificar o estado da fornalha e dos refratários frontais;
i) Verificar os eletrodos de ignição, ver se o conjunto está limpo e se a abertura da centelha está correta em função do espaçamento. Observar se a porcelana do eletrodo apresenta trincas, rachaduras ou fendas;
j) Verificar o estado dos dois purgadores termodinâmicos instalados no preaquecedor e do coletor de distribuição de vapor (Manifold);
k) Retirar o plugue da cruzeta que se encontra abaixo da coluna de água e limpar o tubo que entra na caldeira. Isso só poderá ser feito quando a caldeira estiver fria e o nível de água estiver abaixo da referida conexão;
l) Limpar a tela de entrada de ar do ventilador;
n) Retirar o filtro de compressor de ar (se houver) e limpá-lo com gasolina, deixando que fique bem seco antes de recolocá-lo (talvez precise de limpeza ais freqüente, dependendo das condições locais);  
m) Limpar o tubo de ventilação da fotocélula;

9.1.4 Programa Trimestral
 a) Verificar o lado da água da caldeira. Esvaziá-la completamente, abrindo todas as portinholas de inspeção e a porta de visita (se houver). Lavar bem a caldeira, usando mangueira com água de alta pressão e aplicando o jato de água em todas as aberturas e portas de visita, para que soltem todos os sedimentos, lodo e incrustações. Lavar o casco internamente;
b) Retirar o plugue da cruzeta situada abaixo da coluna de água e limpar o tubo que entra na caldeira. Depois de lavar a caldeira, examinar com cuidado a superfície de aquecimento, para ver se há indício de corrosão localizada ou incrustações. Qualquer dos indícios acima denota ser preciso um melhor tratamento da água na caldeira.
A melhor maneira de impedir a corrosão geral ou localizada, ou formação de incrustações, é submeter, periodicamente, a água a uma análise e tratá-la de acordo com as necessidades;
c) Ao recolocar as tampas da abertura de inspeção e da porta de visita, devem ser instaladas juntas novas. Primeiro, deve-se limpar todos os resíduos das juntas antigas que estiverem sobre os assentos do casco e nas tampas, aplicando grafite em pó nas juntas, para facilitar a remoção das mesmas quando a caldeira for aberta novamente. Enquanto a caldeira estiver parada, examinar todas as válvulas e registros. Esmerilar as sedes das válvulas e trocar as gaxetas das hastes, se necessário;
d) Para repor a caldeira em funcionamento, deve-se enchê-la de água até o devido nível, aquecê-la vagarosamente e, quando estiver quente, reapertar os parafusos das portas de inspeção e da porta de visita;
e) Inspecionar a linha do coletor dos instrumentos. Se houver entupimento por incrustações, proceder à aferição do manômetro do vapor;
f) Se for necessário, para retirar as incrustações persistentes, deve-se executar um banho de imersão, normalmente com 48 horas de duração. A caldeira deverá estar completamente cheia, com 60% de água tratada, 30% de ácido (com concentração de HCI de 35%) e 10% de neutralizante ou estabilizador (normalmente formol), para evitar a corrosão na superfície do casco ou carcaça.

9.1.5 Programa Semestral
a) Limpar os tubos de fogo. A eficiência das caldeiras depende em grande parte, da limpeza de sua superfície do lado do fogo. A fuligem age como isolante e impede a absorção do calor pela água. Os tubos devem ser limpos a cada seis meses, ou quando houver temperatura muito alta na chaminé ou baixa produção de vapor;

b) Cobrir os motores e os controles expostos, para protegê-los da poeira. Os tubos deverão ser convenientemente escovados;
c) Antes de fechar a porta, inspecionar, com muito cuidado, se o refratário está perfeito ou se há alguma rachadura. Se houver rachadura, fechá-la com cimento próprio para altas temperaturas. Ainda antes de fechar a parte traseira da caldeira, colocar novo cordão de asbesto - que faz a vedação entre o refratária da parte traseira e os tijolos especiais da chicana. É necessário haver uma perfeita vedação;
d) Cada porca tem uma arruela. As arruelas devem ser apertadas apenas o suficiente para comprimí-las levemente. São necessários três repasses para o aperto final;
e) Inspecionar a coluna de nível, desmontando a cabeça, soltando a flange. A seguir, limpar a bóia, a haste com o núcleo, a parede interna do corpo (camisa) e o tubo superior, no qual trabalha a haste com o núcleo.
f) Ao remontar a coluna de nível, fazer o reaperto em cruz, não se esquecendo de que a junta deverá sempre ser trocada;
g) Inspecionar o ventilador e lubrificar os rolamentos de acordo com sua placa de identificação;
h) Fazer a limpeza manual, removendo todas as portas de visita. Em seguida lavar os tubos com jato de água quente sob pressão. Esse processo remove alguns depósitos, à exceção de incrustações duras provocadas por fuligem sólida;
i) Para essas incrustações duras, executar a limpeza mecânica usando escovas de aço ligadas a um cabo flexível. A limpeza é feita em cada tubo. Persistindo a incrustação, removê-la com turbina de alta rotação;
j) Fazer uma inspeção nos superaquecedores, pesquisando possíveis furos ocasionados por altas temperaturas no processo de superaquecimento;
k) quando as caldeiras aquotubulares estiverem frias, entrar na fornalha e inspecioná-la cuidadosamente, principalmente no que diz respeito ao refratário e ao feixe tubular.

9.1.6 Programa Anual
     a) Substituir a gaxeta da bomba-d’água e da bomba de óleo, se necessário;
     b) Fazer a manutenção dos motores da seguinte forma:
}  desmontar e limpar os motores por completo. Fazer um teste de isolamento em todos eles;
}  soprar os enrolamentos utilizando ar comprimido a 25 psi, aproximadamente (qualquer depósito de óleo ou graxa deverá ser retirado) e, a seguir, limpá-los com tetracloreto de carbono ou outro solvente similar, tendo o cuidado de não embebê-los. Não usar tetracloreto de carbono em recinto fechado, pois seus vapores são perigosos em lugares pouco ventilados;
c) Os sólidos dissolvidos ou em suspensão, tendem a se concentrar nas caldeiras, dependendo da qualidade da água de alimentação, do tratamento químico e das condições locais de operação. Se não for seguido um procedimento adequado de descarga, essa concentração chegará a um nível que dará origem a incrustações, arrastamento da água com vapor e contaminação deste, com conseqüentes perdas na eficiência. Portanto, deve-se seguir o programa de purga recomendado pelo laboratório responsável pelo tratamento de água e, para completar, a caldeira deve ser esvaziada, lavada e inspecionada internamente com cuidado;
d) Abrir a porta traseira e inspecionar os refratários e a tubulação do fogo. Fazer a limpeza dos tubos, caso necessário;

e) Aproveitar essa parada para realizar a inspeção anual exigida pela Norma Regulamentadora nº 13, Portaria 3.214, do Departamento Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

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