12 - REDE GERAL DE ALIMENTAÇÃO DE ÁGUA
Esta
rede tem início no fornecedor de água para a caldeira. Pode ser uma caixa
d’água ou uma ligação direta na rede de abastecimento de água em geral, a qual
não deve ter vazamentos.
É recomendável que a água sofra um tratamento
químico antes de ser bombeada para dentro da caldeira. Considerando que foi
feito o tratamento, a água é bombeada para o interior da mesma, passando antes
pelo pré-aquecedor (se a caldeira assim estiver equipada).
Nesse trecho, dependendo da caldeira, existe
um jogo de dispositivos automáticos que controlam o momento em que a água deve
ser adicionada e o momento em que ela é suficiente, ativando e desativando a
bomba.
Se
a água for lançada na parte onde tem vapor, estando ela bem mais fria,
provocará um choque térmico que poderá causar sérias conseqüências. Portanto, a admissão é feita
abaixo do nível de água e o mais distante possível da fornalha.
Não se deve injetar água fria em caldeira
quente quando o nível da água estiver baixo porque se corre o risco do choque
térmico e de uma provável implosão. Deve-se, portanto, diminuir o fogo e até
apagá-lo, esfriando a caldeira.
13 - REDE GERAL DE ÓLEO COMBUSTÍVEL
Esta
rede começa no reservatório principal de combustível, conduzindo o óleo à bomba
e ao combustor. Os esquemas de distribuição do combustível variam, pois
dependem do projeto do fabricante. De maneira geral, dispositivos elétricos
controlam a bomba e dosam o fluxo de combustível para a mistura correta com o
ar.
A rede de óleo não deve ter vazamentos, pois
os combustíveis são inflamáveis, podendo provocar acidentes. Além disso, criam
ainda outra condição insegura no trabalho, pois eliminam o atrito e o operador
pode acidentar-se por quedas, etc.
Combustível
Em se tratando de combustível líquido, o
fornecimento não deve ser feito diretamente do tanque principal para o consumo,
para evitar problemas de flutuação de carga e baixa temperatura do combustível
no bombeamento. Este deve passar, primeiro, por um reservatório intermediário,
o qual deve ser instalado no circuito mais próximo da bomba de óleo, tendo
antes um filtro da bomba, uma válvula de gaxetas e a linha de retorno do
excedente ao depósito, sendo sua principal finalidade o aquecimento do óleo.
14 - TIRAGEM DE FUMAÇA
É o processo de retirada dos gases
provenientes da combustão, da caldeira para a atmosfera.
}A
tiragem pode ser:
}Tiragem
Natural
}Tiragem
Forçada
}Tiragem
Induzida
}Tiragem
Mista
14.3 Tiragem Induzida
Chama-se tiragem induzida quando o ventilador
exaustor succiona os gases da combustão e os sopra
para a chaminé.
14.4
Tiragem Mista
Chama-se tiragem mista quando o sistema possui
um ventilador soprador e um ventilador exaustor, formando um conjunto
balanceado (tiragem forçada - tiragem induzida).
14 - TIRAGEM DE FUMAÇA
As chaminés podem ser construídas de chapas de
aço ou de alvenaria, empregando-se tijolos comuns. Em qualquer dos casos, sua
construção deve ser muito rigorosa, levando-se em consideração a quantidade e a
velocidade dos gases que deverão passar por ela, a temperatura dos gases da
base e do topo e a pressão atmosférica no local. Em nenhuma hipótese poderão
existir fendas que possibilitem a falsa entrada de ar.
Pela
chaminé deverão sair gás carbônico (CO2), vapor d’água (H20) e outros compostos. Porém, na
maioria das vezes isso não ocorre, pois junto com o gás carbônico desprende-se
uma grande quantidade de fuligem, contribuindo para a poluição da atmosfera.
Quando a fumaça que sair pela chaminé
apresentar uma coloração clara, esta pode indicar um pequeno excesso de ar, mas
quando sua coloração for escura, ela indicará a presença de combustível não
queimado pela deficiência de ar na alimentação da caldeira, provocando excesso
de fuligem.
Deve-se
corrigir a alimentação de ar de forma a atingir uma relação de ar-combustível
adequada.
A maneira mais segura de determinar a
quantidade de gás carbônico que se desprende da chaminé é fazendo uma análise
com aparelhos indicadores.
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