6 - OPERAÇÃO DE UM
SISTEMA DE VÁRIAS CALDEIRAS
Alguns cuidados importantes com
relação a segurança da instalação industrial devem ser observados, tais como:
}
o layout da
linha de distribuição de vapor deverá prever a flexibilidade necessária para
suprir partes individualizadas da fábrica, com uma geração de vapor nas
caldeiras, de forma ordenada e conveniente;
}
devem também ser
instaladas três válvulas de retenção. Importantes para permitir reparos
necessários e manutenção nas caldeiras e em seus acessórios, sem que as mesmas
sejam desligadas ou retiradas de linha e a produção de vapor sofra solução de
continuidade com a paralisação do processo, bem como para a segurança dos
operadores em função de vazamentos ou outras avarias operacionais;
}
a instalação proposta
no esquema - com válvulas de entrada e de saída no coletor (abertas ou fechadas
de acordo com as caldeiras), que produzem vapor ou estão em reserva e com as
linhas do processo em operação - reduz em muito as perdas devidas aos
vazamentos.
7 - PROCEDIMENTOS EM
SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
7.1 - Retrocessos
}
Os retrocessos
ocorrem quando a pressão dentro da fornalha excede momentaneamente a pressão da
casa de caldeiras ou a pressão do duplo invólucro. Estes retrocessos são
causados por:
}
explosão de vapor de
óleo ou gás em mistura com o ar, dentro de duplo invólucro ou chaminés;
}
queda de pressão do
duplo invólucro, devido a um vazamento ou parada de um ventilador de tiragem
forçada.
A
ocasião mais provável para ocorrer um retrocesso é durante o acendimento ou
tentativa de reacender um maçarico a partir de uma parede de fornalha
incandescente.
As seguintes precauções devem
ser observadas para evitar a ocorrência de retrocessos:
}
Evitar o acúmulo de
óleo na fornalha. O óleo que eventualmente se acumulou no chão da fornalha deve
ser retirado. a mesma deve estar completamente ventilada antes de ser acesa. As
válvulas dos maçaricos devem ser mantidas sempre em boas condições de vedação,
a fim de impedir o vazamento para dentro da fornalha;
}
Nunca reacender um
maçarico usando o calor de paredes incandescentes, usar sempre uma tocha;
}
O foguista que está
manobrando a tocha não deve ficar na frente do queimador para evitar acidentes,
se ocorrer o retrocesso;
}
Evitar a produção de
fumaça branca, qualquer que seja sua origem, pois pode haver formação de
misturas explosivas – de fuligem ou de gases – em presença excessiva de ar.
Como fonte de consulta, a seguir
estão relacionados os defeitos de operação e avarias mais freqüentes nas
caldeiras flamotubulares e aquotubulares, bem como as causas prováveis e as
providências a serem tomadas pelo operador em cada situação.
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Aquecedor de óleo
|
||
A temperatura está alta demais
|
A regulagem está malfeita
|
Fazer o óleo circular na rede
com a regulagem correta
|
A válvula automática de vapor
não fecha
|
Ler instruções de manutenção a
este respeito
|
|
A temperatura está baixa
demais
|
A válvula manual de vapor está
fechada
|
Abrir a válvula
|
O purgador não funciona
|
Examinar e trocar, se for o
caso
|
|
A regulagem está malfeita
|
Fazer o óleo circular na rede
com a regulagem correta
|
|
O aquecimento elétrico não
funciona
|
Os fusíveis estão queimados
|
Examinar e trocar
|
O termostato está desregulado
ou danificado
|
Examinar o termostato e
regulá-lo
|
|
A bobina da chave está
queimada
|
Trocar a bobina
|
|
A corrente não chega na bobina
da chave eletromagnética
|
Examinar o circuito elétrico e
conferir se a chave está funcionando
|
|
A resistência está queimada
|
Trocar a resistência
|
Defeitos
|
Causas
prováveis
|
Providências
|
Aquecedor
de óleo
|
||
O
aquecimento a vapor não funciona
|
A
válvula de vapor está fechada
|
Abrir
a válvula
|
O
purgador não funciona
|
Examinar
e trocar, se for o caso
|
|
O
termostato ou a válvula solenóide do aquecedor estão desregulados ou
danificados
|
Examinar
o termostato ou a válvula
|
|
Defeitos
|
Causas
prováveis
|
Providências
|
Bomba
d’água
|
||
A
bomba não funciona
|
Defeito
no sistema de comando elétrico
|
Ler
sobre chaves magnéticas, motores e regulador de nível nesta lista
|
Defeito
mecânico na bomba
|
Ver
as instruções de manutenção a este respeito
|
|
A
bomba não concentra água e quando o faz é insuficiente
|
Ar
na sucção
|
Ver
se há alguma entrada de ar nas conexões da rede
|
Filtro
de água sujo
|
Limpar
o filtro
|
|
Válvula
na sucção ou recalque fechada
|
Ver
se há alguma válvula fechada na rede de água
|
|
Válvula
de retenção do sistema de emergência dando passagem
|
Verificar
se está mal ajustada ou se tem partículas sólidas na sede
|
|
Instalação
malfeita
|
Ver
se foram seguidas corretamente as instruções de instalação
|
|
Formação
de bolhas de vapor
|
Corrigir
a instalação, pois ela não está regulada para água quente e,
conseqüentemente, dará lugar a vaporização da água na sucção
|
|
A
bomba não concentra água e quando o faz é insuficiente
|
Defeito
mecânico da bomba
|
Ler
as instruções de manutenção a este respeito
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Bomba de óleo combustível
pesado
|
||
A bomba de óleo não funciona
|
Defeito no sistema de comando
elétrico
|
Ler as instruções de
manutenção a este respeito. Ver, nesta lista, sobre motores, chaves magnéticas
e sistema de comando automático
|
A bomba não dá suficiente
pressão ou não dá nenhuma pressão
|
Defeitos no circuito de óleo
combustível
|
Ver sobre o sistema automático
de combustão, no que se refere a “manômetro medidor de pressão de óleo não
registra pressão”
|
Defeito mecânico da bomba
|
Ver instrução de manutenção a
este respeito
|
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Bomba de óleo diesel
|
||
A bomba de óleo diesel não
funciona
|
O motor não vira
|
Ler, nesta lista, sobre os
motores
|
A bomba está grimpada.
(procurar virá-la a mão)
|
Desmontá-la e ver se as
engrenagens estão em ordem. Consultar as instruções de manutenção
|
8 - DEFEITOS DE OPERAÇÃO E
AVARIAS MAIS FREQÜENTES
Quando
ocorre perda de aspiração de óleo no tanque e ele chega ao nível da aspiração
da bomba, esta começa a aspirar e mandar para o maçarico uma mistura de ar e
óleo. Os maçaricos começam a espirrar e a aspiração deve ser mudada para outro
tanque.
Se a
bomba perder a aspiração e a pressão da caldeira cair 85% do valor normal,
antes que se consiga restabelecer a aspiração, a descarga de vapor deve ser
fechada de modo a manter toda a pressão possível dentro da caldeira. Se a bomba
de óleo for movida a vapor, fechar as redes de alimentação de todas as
máquinas, exceto as de óleo. Restabelecer a aspiração e reacender um maçarico.
Com
esse procedimento, consegue-se recuperar as condições normais de funcionamento
em menor tempo, o que não ocorre se deixar que a pressão da caldeira caia
indefinidamente. O sucesso da manobra, no entanto, depende da rapidez com que
se corta o vapor. Deve-se conversar com o encarregado de manutenção e combinar
essa manobra com antecedência.
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Chaves eletromagnéticas
|
||
A
chave eletromagnética desarmou. Uma vez armada e posto o motor a funcionar,
ela torna a desarmar
|
O
relé de segurança (térmico de proteção contra sobrecarga) está desregulado
|
Constatar,
verificando se a amperagem das três fases do motor está abaixo da amperagem
da placa. Neste caso, pressionar o botão de regulagem do relé de segurança da
chave e aumentar a amperagem limite
|
Motor
sobrecarregado
|
Verificar
se a amperagem do motor é mais de 10% superior à placa
|
|
Baixa
voltagem
|
Verificar
a voltagem da sua rede de distribuição na entrada do armário de controle. O
máximo de variação permissível é 10% (para mais ou para menos) à voltagem
nominal da rede
|
|
Baixo
fator de potência
|
Verificar
o fator de potência de sua rede
|
|
Baixo
rendimento mecânico do motor devido a falta de manutenção.
|
Lubrificar
os mancais e verificar se os mesmos não estão danificados. Ver se a graxa ou
o óleo usado é o recomendado
|
|
Mau
contato
|
Ver
os contatos da chave. Se os platinados estiverem carbonizados, limpá-los. Se
uma das fases não estiver encostando bem, regulá-la
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Chaves eletromagnéticas
|
||
A
chave não encosta, apesar de o relé de segurança estar armado
|
Interrupção
de corrente no sistema de comando automático (bomba d’água, ventilador, bomba
de óleo), não chegando, conseqüentemente, corrente na bobina da chave
|
Verificar
onde é a interrupção e ver, nas instruções, os assuntos referentes a esse
sistema
|
A
bobina da chave está defeituosa, provocando a chegada de corrente
|
Trocar
a bobina
|
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Pressão de vapor
|
||
A
pressão está acima da permitida. As válvulas de segurança e o automático de
parada não funcionam
|
Está
ligada a chave de comando manual de ignição
|
Verificar
se não ligaram ao mesmo tempo as chaves de comando manual e de comando
automático de ignição
|
Platinado
do pressostato colado
|
Lixar
o platinado
|
|
Pressostato
com o diafragma furado (neste caso, sai vapor pelo pressostato).
|
Trocar
o pressostato
|
|
Capilar
do diafragma defeituoso
|
Tirar
o pressostato e limpá-lo
|
|
Pressostato
desregulado e defeituoso (é muito difícil o pressostato desregular).
|
Regular
o pressostato
|
|
O
gerador de vapor para de funcionar e a pressão registrada no manômetro de
vapor está abaixo do nível máximo normal
|
Defeito
no manômetro
|
Trocar
o manômetro
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Temperatura alta nos gases
de escape
|
||
A
temperatura da saída dos gases da caldeira é superior a normal (mais que
350ºC)
|
Tubulação
da caldeira suja de fuligem
|
Fazer
uma limpeza na tubulação. Ver instrução de manutenção a este respeito
|
Tampa
traseira da caldeira está mal fechada
|
Retirar
a tampa e verificar se o estado dos refratários é precário. Se as ferramentas
já foram atingidas, fazer os reparos seguindo as instruções de manutenção
|
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Manômetro
|
||
O
manômetro de ar não registra pressão e se registra é baixa
|
Defeito
no compressor
|
Ver
sobre o compressor de ar nesta lista
|
Defeito
do manômetro
|
Trocar
o manômetro
|
|
Defeito
no circuito de óleo
|
Ver
sobre o sistema automático de combustão nesta lista
|
|
O
manômetro de óleo não registra pressão ou registra baixa pressão
|
Defeito
no circuito de óleo
|
Verificar
|
Defeito
no manômetro
|
Trocar
o manômetro
|
|
O
manômetro de vapor registra pressão inferior quando o gerador de vapor
desliga automaticamente
|
Defeito
no manômetro
|
Não
alterar a regulagem do pressostato. (Dificilmente ele poderia desregular-se)
|
O
manômetro de óleo oscila muito, não marca pressão exata
|
Ar
na tubulação de óleo
|
Purgar
o ar na tubulação, estudar o assunto referente à tubulação em que o
respectivo manômetro se encontra
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Sistema automático de
combustão
|
||
O
sistema automático de combustão opera, o piloto acende, mas o combustor
principal não acende, apesar da pressão indicada no manômetro de óleo ser
muito baixa ou nula
|
Tubulação
fechada
|
Verificar
se a(s) válvula(s) entre o depósito e a bomba está(ão) fechada(s)
|
Filtros
sujos
|
Fazer
uma limpeza nos filtros. Antes, consultar as instruções de manutenção a este
respeito
|
|
Ar
na sucção da bomba
|
Verificar
se há na canalização de secção uma entrada de ar
|
|
Válvula
de retorno aberta pela ação de partículas sólidas na rede
|
Ver
instruções de manutenção a respeito desta limpeza
|
|
Falta
de óleo impede o funcionamento da bomba.
|
Verificar
se o depósito de serviço está cheio
|
|
O
sistema automático de combustão opera, o piloto acende, mas o combustor
principal não acende, apesar de o manômetro indicar que a pressão do óleo
está boa (em torno de 30 lb/pol2)
|
Válvula
de entrada de óleo no combustor fechada
|
Abrir
a válvula
|
O
óleo não chega normalmente ao combustor
|
Verificar
se o atomizador está obstruído. Fazer limpeza nessa peça usando querosene ou
solvente apropriado. Usar, preferencialmente, ar comprimido e não estopa. Se
o atomizador estiver limpo e o fenômeno prosseguir, observar se a junta,
colocada no acento da culatra da parte interna da sede do combustor, está mal
ajustada
|
|
Bobina
queimada
|
Trocar
a bobina da válvula
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Sistema automático de
combustão
|
||
O
sistema automático de combustão opera, o piloto acende, mas o combustor
principal não acende apesar de o manômetro indicar que a pressão do óleo está
boa (em torno de 30 lb/pol2)
|
A
válvula de entrada de óleo está aberta, porém não chega óleo no combustor
|
Proceder
da seguinte forma:
-
Retirar a parte interna do combustor;
-
Abrir a válvula de entrada de óleo no combustor;
-
Colocar uma lata em frente à entrada de óleo do combustor;
-
Ligar a chave de comando manual. Deverá sair um jato de óleo do
combustor. Se não sair este jato, verificar por que há uma obstrução na
tubulação de óleo, desde o manômetro até o combustor
|
A
válvula solenóide de óleo não opera e a haste não levanta
|
Verificar
se chega corrente nas pontas da bobina. Se não chegar, procurar a interrupção
dos fios, usando o esquema elétrico existente nas costas do armário de
controle (tirar a tampa traseira desta caixa)
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Sistema automático de
combustão
|
||
O
sistema automático de combustão não opera
|
O
contato auxiliar da chave magnética do compressor não encosta
|
-
Regular a posição do contato;
-
Verificar se os platinados do pressostato estão oxidados e lixá-los
|
Pressostato
aberto
|
Verificar
se as linhas do pressostato estão abertas.
|
|
Programador
fora de posição
|
Rearmar
o programado
|
|
O
compressor de ar, por esquecimento, não foi ligado
|
Ligar
o compressor de ar
|
|
Os
fusíveis de entrada de corrente para os controles estão queimados
|
Trocar
os fusíveis
|
|
O
motor não funciona, apesar de ser ligada a chave de comando
|
O
relé de segurança da chave desarmou
|
Pressionar
o botão (em geral, verde) para rearmar o relé de segurança (térmico de
proteção contra sobrecarga). Ver sobre defeitos de chaves magnéticas nesta
lista
|
Fusível(eis)
queimado(s)
|
Examinar
o(s) fusível(eis) e trocá-lo(s)
|
|
Não
chega corrente no motor
|
Verificar
se não estão faltando uma ou duas fases
|
|
Motor
queimado
|
Examinar
o enrolamento do motor
|
|
A
unidade acoplada ao motor está com defeito
|
Tentar
virar a unidade com a mão (bomba, compressor ou ventilador). Se não
conseguir, procurar na lista o assunto referente a esta unidade
|
|
O
motor parte, funcionando por algum tempo e, em seguida, pára
|
Há
qualquer sobrecarga na linha, desarmando a chave magnética
|
Verificar
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Ventilador de ar secundário
|
||
O
ventilador não funciona
|
Defeito
no sistema de comando elétrico
|
Ler
sobre chaves magnéticas e sistema de comando automático neste lista
|
Defeito
no motor, impedindo-o de dar partida
|
Verificar
|
|
Correias
partidas
|
Substituir
as correias.
|
|
Defeito
no ventilador
|
Providenciar
o seu conserto
|
|
O
ventilador funciona, mas sua atuação não é normal
|
Correias
bambas.
|
Trocar
ou esticar as correias
|
Ventilador
sujo.
|
Limpar
o ventilador
|
|
Defeito
mecânico no ventilador
|
Limpar
o ventilador
|
|
Borboleta
de regulagem fora do lugar
|
Regular
da seguinte forma:
borboleta
totalmente aberta – para fogo alto; borboleta meio fechada – para fogo baixo
|
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Fumos
|
||
A
fumaça na saída de gases está mais escura do que o normal
|
Falta
de ar secundário, motivada pelas correias do ventilador, que estão bambas
|
Trocar
as correias ou esticá-las
|
Registro
da borboleta de ar fora do lugar
|
Colocar
o registro no lugar certo
|
|
O
servomotor não abre a borboleta, porque está solta a alavanca de comando
|
Prender
a alavanca de comando
|
|
Ventilador
sujo
|
Limpar
o rotor e a tela de entrada, seguindo as instruções de manutenção
|
|
Caixa
de ar suja
|
Providenciar sua limpeza
|
|
Alta
ou baixa temperatura no óleo
|
Ver
sobre o aquecedor de óleo nesta lista
|
|
Baixa
pressão no ar de atomização
|
Ver
nesta lista sobre os defeitos no compressor
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Fumos
|
||
A
fumaça na saída de gases está mais escura do que o normal
|
Atomizador
entupido
|
Desmontar
e lavar o atomizador de óleo combustível pesado
|
Pressão
do óleo elevada
|
-
Verificar se a válvula de retorno está colada. Em caso positivo,
descolá-la;
-
Verificar se a válvula no tubo de retorno para o depósito está fechada.
Em caso positivo, abri-la
|
|
Pressão
do óleo oscilando, por causa de ar na canalização
|
-
Fechar a válvula de entrada de óleo no combustor para proporcionar a
circulação do óleo, acionando a chave de comando manual até que o ponteiro do
manômetro de pressão de óleo se estabilize;
-
Verificar se tem conexão solta na linha de sucção da bomba
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Fumos
|
||
A
fumaça na saída de gases está mais escura do que o normal
|
Atomizador
entupido
|
Desmontar
e lavar o atomizador de óleo combustível pesado
|
Pressão
do óleo elevada
|
-
Verificar se a válvula de retorno está colada. Em caso positivo, descolá-la;
-
Verificar se a válvula no tubo de retorno para o depósito está fechada.
Em caso positivo, abri-la
|
|
Pressão
do óleo oscilando, por causa de ar na canalização
|
-
Fechar a válvula de entrada de óleo no combustor para proporcionar a
circulação do óleo, acionando a chave de comando manual até que o ponteiro do
manômetro de pressão de óleo se estabilize;
-
Verificar se tem conexão solta na linha de sucção da bomba
|
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Regulador de nível
automático
|
||
O
nível está normal no visor de nível, porém o sistema de combustão não
funciona e o alarme está soando
|
Defeito
no regulador de nível, devido à presença de lama ou óleo na água
|
Descarregar
o regulador de nível, abrindo a válvula até o fim. Repetir a operação quantas
vezes forem necessárias.
|
Bobina
do regulador de nível queimada (dentro do armário de controle)
|
Examinar
a bobina do lado esquerdo da caixa de controle e verificar se está queimada.
Trocá-la
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Regulador de nível
automático
|
||
O
nível está normal no visor de nível, porém o sistema de combustão não
funciona e o alarme está soando
|
Fio
do eletrodo partido
|
Trocar
o fio
|
Transformador
da caixa de controle queimado
|
Trocar
o transformador
|
|
Mau
contato
|
Lixar
os platinados dos comandos elétricos do relé à esquerda do regulador de nível
|
|
Sistema
do automático da combustão com defeito.
|
Ver
nesta lista sobre os defeitos do sistema automático de combustão
|
|
Registros
de visor de nível fechados
|
Abrir
os registros
|
|
Alarme
queimado
|
Trocar
o alarme
|
|
A
bomba enche a caldeira de água e não pára automaticamente
|
Resíduos
de óleo na água em torno dos eletrodos
|
Abrir
a válvula de dreno reguladora de nível durante alguns minutos. Fechar, em
seguida, aguardando a estabilização do nível de água no interior da caldeira.
Repetir a operação quantas vezes forem necessárias
|
Bobina
queimada (lado direito da caixa)
|
Trocar
a bobina.
|
|
Chave
da bomba colada
|
Lixar
os platinados e ajustar a chave
|
|
Interruptor
automático da bomba-d’água com defeito
|
Desligar
a bomba manualmente e consertar o interruptor
|
|
A
bomba enche a caldeira de água e não pára automaticamente
|
Fio
do eletrodo partido
|
Correr
o fio e localizar o defeito, eliminando-o
|
Eletrodo
danificado.
|
Trocar
o eletrodo
|
|
Água
no interruptor da bomba-d’água
|
Desmontar
o interruptor e secá-lo
|
|
Fio
do eletrodo “dando terra”
|
Correr
os dois fios, localizando o defeito e eliminando-o
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Regulador de nível
automático
|
||
A
bomba enche a caldeira de água e não pára automaticamente
|
Fio
do eletrodo partido
|
Correr
o fio e localizar o defeito, eliminando-o
|
Eletrodo
danificado.
|
Trocar
o eletrodo
|
|
Água
no interruptor da bomba-d’água
|
Desmontar
o interruptor e secá-lo
|
|
Fio
do eletrodo “dando terra”
|
Correr
os dois fios, localizando o defeito e eliminando-o
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Regulador de nível
automático
|
||
A
bomba só liga quando toca o alarme
|
O
fio terra está no próprio eletrodo
|
-
Abrir a válvula de dreno reguladora de nível até o fim durante alguns
segundos. Repetir várias vezes a operação, se necessário;
-
Trocar o eletrodo
|
Imantação
permanente na bobina de caixa. Alta-tensão nas vizinhanças pode causar este
defeito
|
Blindar
essa caixa
|
|
A
bomba não funciona, o nível baixa e o alarme soa
|
Impureza
nos eletrodos
|
Abrir
totalmente a válvula de dreno reguladora de nível durante um minuto.
Fechá-la, em seguida, e verificar se o defeito persiste
|
Chave
magnética da bomba desarmada ou com defeito
|
Ler
sobre chaves magnéticas nesta lista
|
|
Umidade
na caixa dos eletrodos, no topo do corpo de nível
|
Examinar
e eliminar a umidade
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Regulador de nível
automático
|
||
A
bomba não funciona, o nível baixou e o alarme soou. Entretanto, a caldeira
continua funcionando
|
Lama
no regulador de nível por falta de limpeza
|
Apagar
a caldeira imediatamente. Se o nível estiver abaixo do visor, deixar a
caldeira esfriar sozinha. Se ainda houver água no visor de nível, acionar a
bomba manualmente, restabelecendo o nível. Descarregar então a válvula de
dreno reguladora de nível até eliminar a lama. Fazer uma limpeza completa
|
Umidade
na entrada de corrente nos eletrodos
|
Secar
o topo superior do corpo de nível
|
|
A
bomba funciona, mas o nível baixa
|
Sistema
de alimentação de água com defeito
|
Providenciar
o reparo
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Combustor Piloto (CP)
|
||
O
combustor piloto não acende ou falha e o manômetro de óleo não registra
pressão
|
Falta
de óleo no depósito de substância usada para ignição
|
Encher
o tanque, tendo o cuidado de purgar o da sucção da bomba. Ver instruções de
manutenção
|
Registro
de saída da substância usada para ignição fechada
|
Abrir
o registro
|
|
Ar
na tubulação de sucção
|
Ver
instruções de manutenção
|
|
O
combustor piloto não acende ou falha. A pressão registrada no manômetro de
óleo é inferior a 100 lb/pol2
|
Ar
na tubulação
|
Ver
instruções a este respeito
|
Filtro
sujo
|
Efetuar
limpeza
|
|
Atomizador
de óleo diesel sujo
|
Não
usar estopa, arame ou estilete metálico para limpar o furo o giclê
|
|
Eletrodos
de ignição desajustados
|
Consultar
o capítulo sobre manutenção
|
|
Porcelanas
partidas
|
Trocar
as porcelanas
|
Defeitos
|
Causas prováveis
|
Providências
|
Combustor Piloto (CP)
|
||
O
combustor piloto não acende ou falha às vezes. A pressão registrada no
manômetro de óleo é inferior a 100 lb/pol2
|
Não
chega corrente no eletrodos
|
Para
verificar, basta aproximar os terminais e observar se saltam centelhas.
Observar
se o defeito está no circuito elétrico do transformador, por interrupção nos
fios ou cabos. Uma vez que chegue corrente no transformador e não saia pelos
cabos de alta-tensão, o transformador está defeituoso. Ver as instruções de
manutenção a este respeito
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário