3 - REDE DE ÓLEO COMBUSTÍVEL PESADO
A rede
interna de óleo combustível contém os seguintes elementos principais:
} Uma bomba (BO) que recalca o óleo de um depósito de
serviço (DO) para alimentar a rede.
} Um aquecedor de óleo que eleva a temperatura do
combustível até o ponto de pulverização.
} Uma válvula (VRO) de retorno de óleo incorporado no
válvula (VCF), rejeitando o excesso que retorna ao depósito (DO).
} Uma válvula macho (VMC) que, sob o comando de um
servo-motor (SM), estrangula o fluxo reduzindo o consumo de óleo para cerca de
60% do total, quando necessário.
Quando
existir instalação conjugada de óleo combustível pesado e óleo Diesel, pode-se
operar da seguinte forma:
Funcionamento
com Óleo Diesel:
} Fechar as válvulas VG-1, VG-2, VG-5 e VG-7;
} Abrir as válvulas VG-3, VG-4 e VG-6;
} Antes de apagar a caldeira, faça a manobra de válvulas
enquanto o óleo pesado da linha está quente;
} Apagar a caldeira, fechar a válvula (VOM).
Funcionamento
com Óleo Combustível Pesado:
} Fechar as válvulas VG-3, VG-4, VG-6 e VOM;
} Abrir as válvulas VG-1, VG-2, VG-5 e VG-7;
} Ligar a resistência do tanque de serviço aquecendo o óleo
até a temperatura de 50 a 60ºC, aproximadamente pouco acima do ponto de fluidez
do óleo pesado.
Esta
instalação típica é composta de:
} Válvula manual de bloqueio geral tipo esfera, com figura
oito – esta válvula isola a instalação de suprimento de gás, caso haja alguma
emergência ou quando a instalação estiver fora de operação, bem como para a
manutenção de qualquer dos componentes do sistema.
} Filtro – retem qualquer impureza que possa ser arrastada
pelo gás.
} Manômetro com bloqueio tipo esfera – indica a pressão ao
montante da instalação.
} Válvula redutora de pressão de suprimento de gás para a
instalação (auto-operada) – reduz a pressão do sistema a uma pressão de saída
estável.
} Válvula automática de bloqueio (“shut-off”) – atuação
pneumática com retorno por mola. Impede completamente o suprimento de gás para
o sistema sempre que ocorrer uma situação insegura.
} Válvula de alívio (“vent”) automático com atuador
pneumático – é atuada pela ação da mola (“spring-open”) e mantem-se fechada
pela pressão do ar de instrumentos.
} Conexão para teste de vedação das válvulas automáticas de
bloqueio.
} Válvula de controle de gás – faz a modulação do sistema
com o controle de ar para a combustão.
} Manômetro com bloqueio tipo esfera – indica a pressão a
jusante da válvula de controle de gás.
} Válvula redutora de pressão de gás (auto-operada) – reduz
a pressão do gás para o piloto.
} Válvula manual de bloqueio tipo esfera – isola o sistema
de gás para o piloto.
} Válvula automática de bloqueio (“shut-off”) – atuação
pneumática com retorno por mola. Impede completamente o suprimento de gás para
o piloto sempre que ocorrer uma situação insegura.
} Válvula de alívio (“vent”) automático com atuador
pneumático – tanto sua função quanto sua atuação são idênticas à válvula de
alívio 6.
} Pressostato de baixa pressão de gás de suprimento – é
integrado ao circuito de intertravamento lógico.
} Pressostato de alta pressão de gás de suprimento – é
integrado ao circuito de intertravamento lógico.
} Travamento de posição fechada da válvula automática de
bloqueio, depois da válvula de alívio – é uma garantia ao sistema, caso a
válvula solenóide de 3 vias 17 não tenha rearme manual (“manual reset”).
} Válvula solenóide de 3 vias que aciona as válvulas
automáticas de bloqueio 5 com ar de instrumento.
} Damper de controle de ar – controla o volume de ar para a
combustão, modulando com a válvula de controle de gás 8.
} Pressostato de baixa pressão de ar para a combustão –
integrada ao circuito de intertravamento lógico.
} Ventilador de tiragem forçada – supre com ar atmosférico
o equipamento de combustão.
Observação: A
instalação típica com um único queimador, sistema automático, é aquela em que a
limpeza da fornalha, o acendimento, o apagamento do queimador e a modulação da
combustão são executados (operados) automaticamente, sem intervenção do
operador.
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