O emprego do gás natural como combustível veicular, além de excelente alternativa para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera, apresenta ainda considerável economia de custo com combustível. Essa afirmativa é baseada no melhor desempenho do GNV em relação aos demais combustíveis disponíveis.
Um equívoco muitas vezes cometido na aquisição de combustível veicular é o de somente considerar o preço, sem levar em conta o desempenho do motor. De acordo com testes feitos em laboratórios, num motor do Ciclo Otto usado em nosso país, na maioria dos automóveis e outros veículos leves, o GNV tem um desempenho de 14 quilômetros por metro cúbico, enquanto a gasolina e o etanol apresentam, respectivamente, rendimento de 10 e 7 quilômetros por litro de combustível.
Considerando esses indicadores e comparando os preços atuais, de acordo com a mais recente divulgação feita pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em junho, chegaremos à conclusão de que atualmente usar o GNV custa R$ 0,12/km rodado, enquanto a gasolina, R$ 0,27/km, e o etanol, R$ 0,28/km. Desse modo, o uso de gás natural é não somente mais econômico, como também menos poluidor do que os demais combustíveis.
Por outro lado, convém mencionar que o uso de GNV tem para o País alguns outros benefícios, tais como sua contribuição para a sustentação energética do Brasil — ao balancear a oferta de combustíveis líquidos e viabilizar a expansão da rede de distribuição de gás natural — e uma importante alternativa econômica para frotas de táxis e outros veículos comerciais.
Por tudo isso, é extremamente importante que o GNV possa contar sempre com todo o apoio em âmbito nacional, que incentive e assegure a sustentabilidade de seu emprego e desses benefícios, para todos os brasileiros.
Rosalino Fernandes é presidente da Associação Latino-americana de Gás Natural
Fonte: Sindcomb Notícias, julho/12
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