Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de abril de 2011

CARACTERÍSTICAS DAS VÁLVULAS BORBOLETAS

Após escrever sobre as NR´S que estou habilitado e credenciado, para ministra-las, voltamos a tema das válvulas. Anteriormente escrevi sobre as válvulas esferas, hoje escrevo sobre Válvulas Borboletas.

 Válvula Borboleta
As válvulas borboleta são conhecidas por serem leves, econômicas, terem boa performance como válvula de controle de vazão e são aplicáveis numa larga faixa de tamanhos.
No entanto, sempre tiveram restrições com relação a algumas aplicações. Permitia-se até, um determinado nível de vazamento para algumas condições de operação.
As primeiras válvulas borboleta foram construídas com disco e eixo simétricos no plano da selagem e da tubulação. (Figura 1) A vedação dessas válvulas é baseada na interferência entre o disco e o assento. A deformação do anel em elastômero garante a estanqueidade da válvula.
Com a constante movimentação do disco, e o torque aplicado no eixo do disco, as válvulas começavam a apresentar vazamentos.
Para solucionar esse problema, as válvulas borboleta evoluíram a partir do modelo convencional, para as válvulas de borboleta de alto desempenho.
A válvulas de borboleta de alto desempenho, têm como característica principal a localização do eixo de movimentação do disco deslocado em relação ao plano da vedação. (Figura 2) Esse arranjo, cria um movimento tipo came do disco, fazendo com que o anel de vedação não tenha contato com a sede na posição aberta. Outra vantagem é que a vedação do fluxo é feita antes do eixo de movimentação do disco.
 
Figura 1: Válvula convencional, com disco e eixo simétricos ao plano da tubulação. A vedação é feita no plano do eixo do disco.

Figura 2: Válvula de alto desempenho, com eixo de movimentação de disco deslocado em relação ao plano de selagem. A vedação é feita antes do eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário