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quarta-feira, 30 de março de 2011

PRINCIPAIS TIPOS DE VÁLVULAS

A válvula é um dispositivo que tem como função primordial a regulagem e a poteção de fluxos de um fluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais. Resumidamente, as válvulas se abrem e fechar, controlando a entrada e saída de fluxos. Em diversos equipamentos existentes hoje no mercado industrial, inúmeros tipos de válvulas industriais que são empregados para o funcionamento pleno de tubulações, caldeiras e outros equipamentos. O controle de pressão também é outra função de suprimentos industriais como as válvulas pneumáticas, solenóides, hidráulicas e manuais, que podem também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.

Válvula esfera – é um tipo de válvula rotativa utilizada em instalações industriais. É amplamente aplicada em sistemas de tratamento de fluidos para o controle de fluxo. Estes tipos de válvulas rotativas são adequados para aplicações corrosivas. Elas são usadas nas indústrias, farmacêutica, química, borracha, papel e celulose, sistemas de tratamento de água, tecelagens e fábricas de processamento de alimentos.

Válvula borboleta – A válvula borboleta pode ser empregada em diferentes situações, como controle de fluidos ou isolamento total da passagem de fluxos. Geralmente, possuem um custo menor do que outros tipos de válvulas e contam com um funcionamento semelhante ao da válvula de esfera. Utilizada em sistemas de pressão, possui bom desempenho em equipamentos de combate a incêndios por terem um dispositivo de desligamento rápido e eficaz.

Válvula agulha – as válvulas agulha recebem este nome porque são projetadas com agulha de metal, na maioria das vezes, produzidos de aço inoxidável, bronze ou outras ligas de aço. São empregadas e todos os setores industriais, com aplicações variáveis. Na indústria aeroespacial, para controle de instrumentação e de resfriamento para geração de energia.

Válvula globo – é um tipo de válvula comumente usada em gasodutos, para controlar o fluxo de fluidos mais viscosos como o óleo. A válvula Globo angular é indicada para o bloqueio, comando, dosagem e controle de fluidos líquidos ou gasosos. Possui corpo esférico, separado por um defletor, e as válvulas automatizadas possuem hastes deslizantes.

Válvula de gaveta – as válvulas de gaveta, ou registros de gaveta, são utilizadas em instalações industriais e também com possuem aplicações domésticas, podendo ser produzidas em ferro fundido, aço inox, bronze e demais ligas de metais. Normalmente, são desenvolvidas e projetadas para utilização em engenharia sanitária, em canalizações de esgoto, trabalhando em perfeitas condições quando está sob pressão e em temperaturas que não ultrapassem os 60 graus Celsius.

Válvula pistão – a válvula de retenção tipo pistão impede o contrafluxo de fluidos, ou seja, depois que o fluxo passa pela tubulação, a válvula pistão não deixa que esse mesmo fluxo retorne por meio da tubulação, o que afetaria a bomba e causaria alagamentos.


Válvula solenóide – As válvulas solenóides são aplicadas na alimentação de fluido pneumático e sistemas hidráulicos, para controlar os cilindros, motores hidráulicos ou mais válvulas industriais. É específica para controle de escoamento de líquidos ou gás, sendo um dos dispositivos mais utilizados em controle de fluxos e fluidos. Também proporcionam comutação rápida e segura, com alta confiabilidade, durabilidade e compatibilidade com outros materiais.

Válvula injetora –A válvula injetora é uma ferramenta importante nos sistemas eletrônicos de injeção de combustível. Esse dispositivo é aplicado na injeção de combustível na forma de jatos pulverizados, direcionados no duto de admissão do motor ou no compartimento de combustão, propiciando melhor desempenho dos motores, o que diminui consideravelmente os índices de emissão de poluentes.

Válvula de pé – Normalmente, a válvula de pé é afixada bem próximo à tubulação de sucção, comportando somente a passagem do fluxo em um único sentido, o ascendente. É muito utilizada na indústria química para controle de fluxos e fluidos, especialmente os fluidos químicos. Mais leve e resistente, a válvula de pé ou de sucção é perfeita para economizar energia em bombas de sucção. A válvula de pé ou crivo foi desenvolvido com o objetivo de evitar contrafluxo do produto para a bomba ou compartimento principal em caso de manutenção ou vazamentos.

Válvula de bloqueio – As válvulas são um dos dispositivos mais importantes para o funcionamento pleno das tubulações. A válvula de bloqueio obstrui e controla o escoamento de todos os tipos de fluidos nas tubulações e cavaletes, como gases, vapores, óleo e sistemas de água. As válvulas de bloqueio podem ser subdivididas em diversos modelos: válvula de retenção, válvula de duas vias e válvula de proteção de ruptura de linha.

Válvula de ar – A principal função da válvula de ar é reter o ar que passa pelas canaletas junto com a água, fazendo também com que haja bastante economia de água. Muito utilizada na construção civil, a válvula de ar é afixada em cavaletes, junto aos hidrômetros, para controlar com maior precisão a entrada de ar e fazer com que a água flua normalmente pelas canaletas.

Válvula de fluxo anular - As válvulas de fluxo anular podem ter diversos tipos de acionamento, entre eles o manual, pneumático, mecânico e hidráulico, dependendo da forma como são utilizados e da necessidade de manusear o dispositivo. Este dispositivo foi projetado para o controle hidráulico, sendo que suas principais funções são: controle do nível de água, controle de vazão e redução ou sustentação de pressão.

Válvula de segurança e Alívio - Comumente chamada de PSV (do inglês Pressure Safety and Relief Valve) é um dispositivo automático de alívio de pressão que pode ser usado como uma válvula de alívio ou de segurança, dependendo da aplicação. Uma válvula de segurança é usada para proteger o pessoal e equipamentos, impedindo o acúmulo excessivo.
Os vasos possuem uma pressão máxima, dita PMTP, acima da qual rompem. Para evitar o rompimento por uma variação eventual de processo ou desvio, a PSV é instalada para aliviar a pressão do sistema antes de seu rompimento.

 

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