Total de visualizações de página

sábado, 26 de março de 2011

AULA DE NR 10 - FATO

Iniciando o curso de NR 10 – Segurança em serviços com eletricidade-, no auditório de uma empresa de manutenção de redes de baixa e media tensão, perguntei o nome a atividade, experiência e tempo da atividade de cada aluno.
Encontrei uma turma muito heterogênea, com eletricistas juniores, seniores, auxiliares, supervisores, encarregados, eletrotécnicos, administrativos, etc.
Gostei muito, pois era uma turma que já tinha alguma experiência na atividade elétrica e podia trocar muitas informações.
Bem, como em toda turma tem os que querem sobressair e os que sobressaem espontaneamente. Admiro mais os que sobressaem espontaneamente. Neste caso um dos alunos tentou sobressair pela imposição. Leia o fato que aconteceu com este aluno
É fato que para participar deste curso, o aluno tem que ter a 6ª serie completa e ter pratica como eletricista.
Fato: Ao perguntar a um dos alunos qual era a resistência do corpo humano, recebi a seguinte resposta: “DEPENDE DA FORÇA DE CADA UM”. Achei engraçado e ratifique a pergunta, solicitando que informasse os valores em Ohms(Ω). Ele me perguntou o que era isto, pois nunca ouviu falar neste termo e que ele preferia as mulheres.  
Detalhe: Este aluno é formado em eletrotecnica, é supervisor de turma que trabalha em media tensão e tinha 54 anos de idade e 15 anos de empresa.
Reprovei o aluno, solicitando que ele fosse fazer uma reciclagem em eletricidade básica para poder retomar ao trabalho e concluir a NR 10.
Resultado: A entidade a qual era a responsável pelo curso, aprovou o aluno, ele sofreu um acidente durante a atividade em seu trabalho e esta aposentado por invalidez.
ASSIM É QUE SE FAZ CRESCER OS ACIDENTES DE TRABALHO, AS EMPRESAS FICAM, AS ENTIDADES ESCOLORES PERMANENCEM E OS PROFISSIONAIS, OU MORREM OU FICAM INATIVOS

Carlos Augusto Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário