Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Falha na transmissão obriga desligamento temporário de Jirau e Santo Antônio

Não houve interrupção de carga no sistema elétrico brasileiro por conta dessa ocorrência, diz ONS

Por Wagner Freire

Crédito: Beethoven Delano
Uma falha no sistema de transmissão de energia elétrica, com causa ainda não identificada, provocou o desligamento total das turbinas operantes das hidrelétricas Jirau (160MW) e Santo Antônio (350MW) neste último domingo (17/02). As usinas ficam no estado de Rondônia e ainda estão em processo crescente de motorização das máquinas.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), entidade responsável por gerenciar a operação do sistema elétrico, informou que às 17h de domingo "ocorreu o desligamento geral e automático do setor de 500 KV da subestação coletora Porto Velho (RO)".
Como consequência, houve o desligamento do bipolo de 600 kV que liga à subestação Porto Velho (RO) à subestação Araraquara 2 (SP), causando a "rejeição de 700MW de transmissão" e o desligamento das hidrelétricas.
Ainda segundo o ONS, apesar da falha, não houve interrupção de carga no sistema elétrico brasileiro por conta dessa ocorrência. A normalização dos equipamentos foi concluída na madrugada desta segunda-feira (17/02), às 01h13 min, segundo Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO).
Após concluir o processo de motorização, a UHE Jirau alcançará 3.750MW de potência, enquanto Santo Antonio terá 3.580 MW.
Invasão à LT
Uma pessoa subiu em uma estrutura metálica do sistema de transmissão Jandira/Monte Belo, em São Paulo, obrigando o desligamento manual dos equipamentos elétricos em caráter de emergência neste domingo (17).
A ocorrência foi registrada por volta das 14h. Segundo IPDO do ONS, por causa do desligamento emergencial para a retirada do invasor, houve a interrupção de 155MW de carga da distribuidora Eletropaulo, afetando o município de Carapicuíba e Zona Oeste da capital paulista.
Desligamento em Alagoas
No sábado (17/02), às 16h53 houve o desligamento automático do setor de 230 kV da subestação Messias (Chesf), no estado de Alagoas, com subsequente desenergização de outras quatro subestações, todas da Chesf e Braskem.
Não se sabe o motivo da falha, contudo, houve a interrupção de 573 MW de carga, sendo 422 MW da Eletrobras Alagoas, 8 MW da Energisa Sergipe e 143 MW do consumidor livre Braskem.
Com medida alternativa, a ONS transferiu 7MW de carga da subestação Peno para a subestação Itabaiana, da Energisa Sergipe, sendo que às 17h28min foi desfeita a transferência.
"Às 17h22min foi iniciado o processo de normalização dos equipamentos e demais cargas, sendo concluído o processo às 17h45min", informou o ONS, no IPDO de sábado (15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário