Válvula Borboleta
As válvulas borboleta são conhecidas por serem leves, econômicas, terem boa performance como válvula de controle de vazão e são aplicáveis numa larga faixa de tamanhos.
No entanto, sempre tiveram restrições com relação a algumas aplicações. Permitia-se até, um determinado nível de vazamento para algumas condições de operação.
As primeiras válvulas borboleta foram construídas com disco e eixo simétricos no plano da selagem e da tubulação. (Figura 1) A vedação dessas válvulas é baseada na interferência entre o disco e o assento. A deformação do anel em elastômero garante a estanqueidade da válvula.
Com a constante movimentação do disco, e o torque aplicado no eixo do disco, as válvulas começavam a apresentar vazamentos.
Para solucionar esse problema, as válvulas borboleta evoluíram a partir do modelo convencional, para as válvulas de borboleta de alto desempenho.
A válvulas de borboleta de alto desempenho, têm como característica principal a localização do eixo de movimentação do disco deslocado em relação ao plano da vedação. (Figura 2) Esse arranjo, cria um movimento tipo came do disco, fazendo com que o anel de vedação não tenha contato com a sede na posição aberta. Outra vantagem é que a vedação do fluxo é feita antes do eixo de movimentação do disco.
Figura 2: Válvula de alto desempenho, com eixo de movimentação de disco deslocado em relação ao plano de selagem. A vedação é feita antes do eixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário