ART NEWS 22
Gestão
de crise x Gestão de oportunidades
Com
os problemas econômicos e a crise em diversos setores, inúmeras organizações
têm revisto e olhado com mais atenção os seus planejamentos estratégicos. Falando
em grandes corporações, isso se torna mais forte. Por isso, é imprescindível
estar atento ao mercado, com foco na gestão de riscos e também na gestão de
crise. Estou em crise, o que posso fazer? Como pode se ver oportunidade em um
momento tão conturbado?
Segundo o especialista em planejamento Luciano Vicenzi, a
empresa precisa no primeiro momento saber comunicar, tanto internamente quanto
externamente, expondo de uma maneira clara, ética e objetiva o que se passa
naquele momento. “Esse é um primeiro passo, o segundo passo é mapear o que
houve de errado e quais pontos levaram a isso. Para aí conseguir achar uma
solução, reinventado a empresa”, afirma.
Nesses momentos, quem entra em ação é o plano de
contingência e a gestão de riscos. É necessário que as empresas tenham isso,
para que em caso de crise possam estar alicerçadas em um plano sólido,
construído por especialistas e a alta gerência. “A gestão de riscos permite à
empresa montar cenários diversos, podendo se adequar à situação atual”, coloca
Maurício Carvalho, ganhador do último Prêmio Equilibrista, premiação concedida
ao profissional que se destaca em projetos financeiros.
Esse período de mudanças tem que ser muito bem traçado
pela empresa. Como relata Luciano Vicenzi, a primeira atitude é alinhar com os
gerentes e seus colaboradores o que será utilizado neste novo momento, já que
são eles que entregam o produto para os clientes e stakeholders. O segundo
passo é criar um comitê de riscos, formado pelo board e área de compliance,
para analisar a aderência das práticas, atividades e suas regulamentações, além
de ter a ação de uma auditoria externa, para que possam fazer uma análise
criteriosa desse planejamento.
A crise está aí e afetando desde o pequeno ao grande
empreendedor. Porém, o planejamento antecipado e uma gestão de crise pode
transformar esse momento ruim em uma oportunidade para se rever conceitos e,
até mesmo, reposicionar e reinventar a organização. As oportunidades podem
surgir dos mais variados meios, basta o head da empresa estar antenado para as
perspectivas que surgem ao longo deste ardo caminho.
*Artigo escrito pela equipe do ISAE/FGV*
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