Estamos atravessando umas das maiores
crises que este nosso Brasil já enfrentou.
Crise Moral, Ética, Política, econômica,
Social, Educacional, desemprego, inflação em dois dígitos, crise hídrica, crise
energética, corrupção, manifestações, dólar nas alturas, juros subindo, são
apenas algumas. Obviamente, diante de tanta negatividade é natural que os
empresários se sintam no meio de um caos e, desta forma, começam a tomar
algumas medidas para enfrentar a crise, a questão é: quais medidas devem ser
tomadas, porque e quando? Pensando nesta situação enumerei alguns tópicos para
reflexão:
1. Analise a crise.
Antes de começar a dispensar pessoas, cortar investimentos, correr aos bancos e etc., informar-se sobre a crise, quais são as causas, efeitos e possíveis soluções? Procure fontes confiáveis, jornais, revistas e profissionais especializados, elimine os comentários do tipo “ouvi dizer”. Reflita sobre como a crise pode afetar, de alguma forma, sua empresa.
2.
Planeje.
Reserve um momento do dia para reflexão, esteja em companhia de assessores que sejam otimistas e com visão do futuro. Você já se informou sobre a crise e sabe de que maneira ela pode afetar sua empresa, agora trace alguns planos para evitar os efeitos sobre a sua empresa, faça um planejamento com ações e efeitos e coloque-os em ação.
3.
Entenda as ações de seus clientes.
Busque saber quais as ações que seus clientes estão tendo diante da crise, qual a percepção e opinião sobre a crise, quais os seus planos para o curto e médio prazo, prontifique-se a ajudá-lo no que for preciso.
4. Reavalie o seu
plano de investimentos.
Reavalie seu plano de investimento, mantendo o foco nos produtos e serviços que gerem receitas imediatas. lembre-se que as vendas vão necessitar de maiores esforços e atração.
5. Reavalie o seu
fluxo de caixa.
O seu fluxo de caixa mais que nunca será
uma ferramenta essencial para o seu negócio, carregue-o em suas negociações
diárias com fornecedores e clientes. Realize o seu fluxo de caixa permitindo visibilidade
diária, semanal e mensal de seus gastos e receitas, negocie pagamentos e
receitas para manter o seu fluxo de caixa equilibrado.
6. O gerente do seu
banco não é seu amigo.
Se mesmo tentando equilibrar o seu fluxo de
caixa você tiver a necessidade de recorrer aos bancos, lembre-se que o gerente
do banco não é seu amigo, ele é funcionário do banco e como tal fará o melhor
negócio para o banco e para atingir as suas metas, então negocie os juros e as
taxas e consulte sempre outros bancos. Caso seja possível troque dívidas que
contenham juros altos por dívidas com juros mais baratos.
7.
Foque na Receita.
Monte um plano de ação para aumentar as suas receitas, converse com os seus vendedores, distribuidores e etc., tente captar novas idéias para o negócio, inove na propaganda de sua empresa e de seus produtos, se você conquistar novos clientes, aumentará suas receitas e ficará mais forte durante e depois da crise.
8.
Inove em seus produtos e serviços.
Promova inovações em seus produtos e serviços,
tornando-os mais atraentes e necessários a seus clientes.
9.
Não se deixe influenciar pelos pessimistas.
Afaste-se dos pessimistas, o pessimismo pode influenciar as suas ações e fazer com que você se precipite, o que é solução para uma empresa pode não ser a mesma solução para outra.
10. Sobre a sua equipe.
Mantenha a sua equipe motivada, somente você pode fazer isso, converse com seus colaboradores e ouça-os também, explique que serão tomadas ações para conter os efeitos da crise sobre a empresa, sempre em tom positivo, não espalhe o terror.
11.
Acredite.
Continue acreditando no seu negócio, se
você não acreditar ninguém mais acreditará, mantenha-se ativo e firme para que as
pertubações causadas pela crise não o derrube.
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