Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE NR´S DO MTE


Estou me deparando, cada dia mais, com uma situação cada vez mais corriqueira.
Os empresários exigindo que os cursos compulsórios do MTE, sejam ministrados em no máximo 2 dias, de preferência em fins de semana, contrariando a carga horaria minima exigida pelo MTE. 
Por outro lado, os "cursos" que ministram as NR´S, aceitam as exigências dos empresários, dizendo:" SE EU NÃO FIZER, VEM OUTRO E FAZ. ASSIM EU PERCO DINHEIRO E FECHO AS PORTAS" 
Além do exposto temos outro fator que vem proporcionando mais perigo aos trabalhadores que recebem somente o certificado, sem conteúdo, pois trabalham em áreas que não estão certificados, como por exemplo: Faz a NR 10 e trabalham em Sistema de potência, área confinada, altura, manutenção em vasos de pressão, área classificada, e outros riscos adicionais. Isto ocorre porque a fiscalização nas empresas e nos "cursos", é deficiente, por falta de fiscais, por conivência de alguns e por desconhecimento de outros.
Alerto para o aumento de acidentes que estão acontecendo em trabalhadores, "ditos certificados". É necessário o MTE tomar providências urgentes para que não haja banalização da segurança dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário