Aspectos comportamentais.
Vamos explora os aspectos
comportamentais do trabalhador das pessoas em sua atividades, sociais,
profissionais e familiares.
CONCEITO DO COMPORTAMENTO = ATITUDE = POSTURA.
Individuo – As diferenças
individuais constituem as formas pelas quais os indivíduos se distinguem ao
agir. Essas diferenças podem ser percebidas através das seguintes abordagens:
fatores físicos; emoções; atitudes; valores; personalidades; percepções;
comportamento; pontos de vista; níveis educacionais; habilidades sociais; etc.
As semelhanças podem
ocorrer entre as pessoas no tocante a opiniões, atitudes e temperamentos, mas
não se encontra igualdade. Cada sujeito é singular na sua totalidade e
apresentará num comportamento diferente.
Quando pensamos em
comportamento, estamos falando de seres humanos, de motivação, de valores e
crenças. Palavras que poderiam ser:
Caráter; personalidade;
paciência; dignidade; saber escutar; compreensão; humildade; respeito;
somatório = modo de ser.
Todos nós temos um modelo
de comportamento adequado para algumas situações e inadequadas para outras.
Atitude é relacionado a comportamento, na segurança é a mesma coisa, lá fora,
em outras realidades, pode ser diferente. É o modo de agir.
Sabemos que somos uma
única pessoa, tanto em casa como no trabalho. Existe a tendência de falarmos:
“temos que separa o pessoal do profissional”. A pessoa é somente ela, a
separação da pessoa e do profissional não existe. Para sermos bom profissional,
temos que ser uma boa pessoa, não tem separação, não existe o capaz
tecnicamente e o colega solidário.
O caráter de uma pessoa se
forma desde a sua infância e vem evoluindo progressivamente com informações
vindas de um livro e assistidas de um filme, uma série de informações. O que
você questiona sobre algo, gera uma inquietude e gera novas visões, novos
pensamentos.
Conseqüentemente, toda
essa atividade proativa gera novos conhecimentos, transformando em sabedoria.
O conceito de aprender é
amplo como outros estudados aqui. Utilizando muito o termo “aprender a
aprender”, ou seja, procurando desenvolver uma capacidade maior em receber
novas informações e conseguir “digeri-las adequadamente.
A observação é um dos
pontos para o aprendizado, alguém faz e você copia, você vê o que está
acontecendo. Outra maneira de ocorrer a aprendizagem está no estudo, na
pesquisa e na discussão com outros profissionais da área.
Gostar do que faz, trabalhar com prazer, refletir sobre seu
trabalho, trabalhar em equipe, escutar as pessoas, etc., contribuem para uma
boa retenção do aprendizado.
As bases do aprendizado.
Como trabalhador, todos
devem estar atento aos riscos e aos perigos de sua atividade, valorizar os
controles dos riscos e as opiniões de seus companheiros de trabalho. Ao elabora
uma tarefa, é importante que se tenha uma atenção especial na elaboração da
análise prevencionista de risco e na metodologia aplicada, entre outros.
O planejamento é
fundamental para a tarefa, tem-se que dominar todo o procedimento, senão
poderão ocorrer incidentes, mas não basta somente planejar, é importante que se
tenha uma visão, uma expectativa do processo e do resultado que se quer chegar.
} Tenha
um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. A amizade não tem preço, o
relacionamento com outras pessoas também. As palavras mais adequadas para
relacionamento são: simpatia, respeito, empatia, amizade, humildade,
solidariedade, profissão, amor e sinceridade.
} Saiba
trabalhar em grupo.
Percepção
A percepção pode sofrer distorções provocadas por fatores que
podem alterar a realidade dos fatos. Dentre eles podemos destacar:
} Fatores
físicos – deficiência nos órgãos receptores dos estímulos. Quem sofre de
deficiência auditiva, por exemplo, pode interpretar mal as mensagens que ouve;
} Emoção
– reduz ou impede o raciocínio. Por exemplo, uma pessoa com raiva pode agredir
alguém que nada teve a ver com a causa da raiva;
} Preconceitos
– são crenças culturalmente aprendidas que deformam e limitem a percepção;
} Cultura
– tende-se a perceber e emitir juízo de valor de acordo com as crenças do
ambiente social no qual se adquiriu a cultura;
} Valores
– percebe-se melhor o que se considera importante;
} Atenção
– percebe-se mais o que está no foco da atenção;
} Interesse
– o indivíduo focaliza o que é de seu interesse. Por exemplo, quando alguém
compra um carro, essa pessoa tende a ver muitos outros carros iguais ao seu,
que antes não percebia;
} Defesa
psíquica – tende-se a não perceber o que for considerado desagradável.
Entende-se como percepção,
como sendo a interpretação que o indivíduo faz dos estímulos recebidos do meio
ambiente, através dos sentidos de tato, audição, visão, paladar e olfato. Os
estímulos também podem se internos, tais como a sensação de fome, sede, frio,
as emoções, etc. A maneira de perceber o mundo e as situações variam de pessoa
para pessoa. As pessoas agem no mundo de acordo com as suas percepções.
Um outro tipo de percepção
que se pode caracterizar e, principalmente, relacionar ao seu trabalho é a
percepção do risco, ou seja, esse tipo de percepção tem com base a experiência
de cada um em relação ao trabalho a ser desenvolvido e ao conhecimento do
conceito de risco e de perigo aliado á prática preventiva de evitar acidentes.
Assim, quando a organização fornece os meios adequados, como por exemplo, a
capacitação do empregado e o estímulo ao trabalho de equipe, ela está adotando
uma característica preventiva na busca do índice zero em acidentes.
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