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sábado, 15 de agosto de 2015

Trabalho em equipe


Aspectos comportamentais.
Vamos explora os aspectos comportamentais do trabalhador das pessoas em sua atividades, sociais, profissionais e familiares.
        CONCEITO DO COMPORTAMENTO = ATITUDE = POSTURA.
Individuo – As diferenças individuais constituem as formas pelas quais os indivíduos se distinguem ao agir. Essas diferenças podem ser percebidas através das seguintes abordagens: fatores físicos; emoções; atitudes; valores; personalidades; percepções; comportamento; pontos de vista; níveis educacionais; habilidades sociais; etc.
As semelhanças podem ocorrer entre as pessoas no tocante a opiniões, atitudes e temperamentos, mas não se encontra igualdade. Cada sujeito é singular na sua totalidade e apresentará num comportamento diferente.
Quando pensamos em comportamento, estamos falando de seres humanos, de motivação, de valores e crenças. Palavras que poderiam ser:
Caráter; personalidade; paciência; dignidade; saber escutar; compreensão; humildade; respeito; somatório = modo de ser.

Todos nós temos um modelo de comportamento adequado para algumas situações e inadequadas para outras. Atitude é relacionado a comportamento, na segurança é a mesma coisa, lá fora, em outras realidades, pode ser diferente. É o modo de agir.

Sabemos que somos uma única pessoa, tanto em casa como no trabalho. Existe a tendência de falarmos: “temos que separa o pessoal do profissional”. A pessoa é somente ela, a separação da pessoa e do profissional não existe. Para sermos bom profissional, temos que ser uma boa pessoa, não tem separação, não existe o capaz tecnicamente e o colega solidário. 
O caráter de uma pessoa se forma desde a sua infância e vem evoluindo progressivamente com informações vindas de um livro e assistidas de um filme, uma série de informações. O que você questiona sobre algo, gera uma inquietude e gera novas visões, novos pensamentos.
Conseqüentemente, toda essa atividade proativa gera novos conhecimentos, transformando em sabedoria.
O conceito de aprender é amplo como outros estudados aqui. Utilizando muito o termo “aprender a aprender”, ou seja, procurando desenvolver uma capacidade maior em receber novas informações e conseguir “digeri-las adequadamente.
A observação é um dos pontos para o aprendizado, alguém faz e você copia, você vê o que está acontecendo. Outra maneira de ocorrer a aprendizagem está no estudo, na pesquisa e na discussão com outros profissionais da área.
        Gostar do que faz, trabalhar com prazer, refletir sobre seu trabalho, trabalhar em equipe, escutar as pessoas, etc., contribuem para uma boa retenção do aprendizado.
As bases do aprendizado.
Como trabalhador, todos devem estar atento aos riscos e aos perigos de sua atividade, valorizar os controles dos riscos e as opiniões de seus companheiros de trabalho. Ao elabora uma tarefa, é importante que se tenha uma atenção especial na elaboração da análise prevencionista de risco e na metodologia aplicada, entre outros.
O planejamento é fundamental para a tarefa, tem-se que dominar todo o procedimento, senão poderão ocorrer incidentes, mas não basta somente planejar, é importante que se tenha uma visão, uma expectativa do processo e do resultado que se quer chegar.
}  Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. A amizade não tem preço, o relacionamento com outras pessoas também. As palavras mais adequadas para relacionamento são: simpatia, respeito, empatia, amizade, humildade, solidariedade, profissão, amor e sinceridade.
}  Saiba trabalhar em grupo.
        Percepção
        A percepção pode sofrer distorções provocadas por fatores que podem alterar a realidade dos fatos. Dentre eles podemos destacar:
}  Fatores físicos – deficiência nos órgãos receptores dos estímulos. Quem sofre de deficiência auditiva, por exemplo, pode interpretar mal as mensagens que ouve;
}  Emoção – reduz ou impede o raciocínio. Por exemplo, uma pessoa com raiva pode agredir alguém que nada teve a ver com a causa da raiva;  
}  Preconceitos – são crenças culturalmente aprendidas que deformam e limitem a percepção;
}  Cultura – tende-se a perceber e emitir juízo de valor de acordo com as crenças do ambiente social no qual se adquiriu a cultura;
}  Valores – percebe-se melhor o que se considera importante;
}  Atenção – percebe-se mais o que está no foco da atenção;
}  Interesse – o indivíduo focaliza o que é de seu interesse. Por exemplo, quando alguém compra um carro, essa pessoa tende a ver muitos outros carros iguais ao seu, que antes não percebia;
}  Defesa psíquica – tende-se a não perceber o que for considerado desagradável.
Entende-se como percepção, como sendo a interpretação que o indivíduo faz dos estímulos recebidos do meio ambiente, através dos sentidos de tato, audição, visão, paladar e olfato. Os estímulos também podem se internos, tais como a sensação de fome, sede, frio, as emoções, etc. A maneira de perceber o mundo e as situações variam de pessoa para pessoa. As pessoas agem no mundo de acordo com as suas percepções. 
Um outro tipo de percepção que se pode caracterizar e, principalmente, relacionar ao seu trabalho é a percepção do risco, ou seja, esse tipo de percepção tem com base a experiência de cada um em relação ao trabalho a ser desenvolvido e ao conhecimento do conceito de risco e de perigo aliado á prática preventiva de evitar acidentes. Assim, quando a organização fornece os meios adequados, como por exemplo, a capacitação do empregado e o estímulo ao trabalho de equipe, ela está adotando uma característica preventiva na busca do índice zero em acidentes.

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