Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Conheça 10 cursos que estão em alta 2014.

ART NEWS NÚMERO 24

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A área de Tecnologia da Informação (TI) como um todo é bastante promissora e não sofre tanto com as incertezas da economia. Especialistas afirmam que a expectativa é que este mercado tenha uma expansão acima do crescimento econômico do País.
Dentre os profissionais de TI mais requisitados estão os desenvolvedores de sistemas, softwares e aplicativos para dispositivos móveis.
  
2.Ciências Contábeis
Em períodos de economia incerta, uma das maiores preocupações das empresas é manter o controle financeiro sempre em dia. Profissionais formados em Ciências Contábeis são muito requisitados, principalmente quando o assunto é a gestão dos tributos que incidem sobre as atividades econômicas.
Um contabilista conhece a fundo a legislação tributária e é capaz de traçar estratégias para melhorar o desenvolvimento da empresa e torná-la mais competitiva.

3. Marketing
É cada vez maior a busca por rentabilidade e lucro em empresas de todos os tipos. O aumento da receita é consequência dos resultados obtidos nas vendas. Nesta área, cresce a procura por profissionais especializados em criar boas estratégias de vendas, promoções e de manter um contato eficiente com os clientes.
O profissional formado em Marketing é capaz de identificar as tendências do mercado, traçar o perfil dos consumidores e criar campanhas para manter uma boa imagem de marcas e produtos.

4. Enfermagem
A área da Saúde costuma ter os profissionais mais requisitados no mercado de trabalho. A taxa de empregabilidade é bastante alta para médicos, dentistas, farmacêuticos, etc.
Os profissionais da área de Enfermagem estão entre os mais solicitados pelas instituições de saúde. É possível ingressar nesta carreira com um curso técnico, que possibilita trabalhar como auxiliar de enfermagem e assumir algumas tarefas mais simples.
Já os graduados em Enfermagem podem acompanhar procedimentos mais complexos, além de assumir cargos estratégicos e de gestão.

5. Engenharia Ambiental
A área ambiental tem figurado entre as carreiras mais promissoras há algum tempo e este cenário promete se manter. O engenheiro ambiental é um dos profissionais mais requisitados nesta área.
Sua formação o permite desenvolver projetos de preservação de recursos naturais e de solução para problemas ambientais como poluição de rios, descarte de resíduos, etc.

6. Gestão de Recursos Humanos
Cada vez mais as empresas buscam melhorar sua produtividade através da capacitação de seus funcionários e da retenção de talentos profissionais. Para isto, investem em gestores de Recursos Humanos capazes de desenvolver e executar programas de seleção e treinamento de colaboradores.
A área está bastante aquecida para todos os cargos, independentemente do grau de experiência do profissional.

7. Biotecnologia
O curso de Biotecnologia prepara o profissional para desenvolver e aplicar tecnologias nas áreas da saúde, alimentícia, química, agronegócios, ambiental, etc.
O mercado de trabalho para biotecnólogos está muito aquecido devido à versatilidade deste profissional. Ele é requisitado em quase todos os processos de produção de bebidas, alimentos, medicamentos e vacinas.
As indústrias farmacêutica e alimentícia são as que mais contratam biotecnólogos. Outra área muito promissora para este profissional é a indústria de cosméticos.

8. Engenharia de Petróleo e Gás
Segundo pesquisas, o setor de petróleo e gás deve apresentar um dos maiores crescimentos em termos de criação de novos postos de trabalho. A quantidade de mão de obra especializada nesta área ainda é baixa, o que faz com que os recém-formados não tenham dificuldade em conseguir um emprego.

9. Segurança da Informação
A Segurança da Informação é uma área da TI que lida com a integridade das informações e as protege de acessos não autorizados. Profissionais desta área precisam conhecer as tecnologias de comunicação e garantir que a troca de dados aconteça de forma eficiente e segura.

10. Administração
As carreiras relacionadas à gestão e negócios costumam figurar entre as mais promissoras. O curso de Administração é bastante generalista e forma profissionais capazes de atuar em diferentes departamentos dentro de uma empresa.
Um administrador pode trabalhar com finanças, vendas, processos produtivos, logística, etc.


Tendências do Mercado de Trabalho - 20017

 Entenda 6 movimentos do mercado que afetarão você

Já estamos quase em 2017 e as perguntas que mais ouvimos nesses dias são sobre como será o mercado de trabalho no próximo ano. Será melhor? Terá mais emprego?
Como sou daquelas que sempre veem o copo como “meio cheio”, tenho a expectativa de que o mercado se reaqueça e que todos possam encontrar e ocupar o seu espaço de atuação profissional.
Mas, como a minha especialidade é orientação de carreira e não economia, o que posso dizer com certeza é que a crise econômica é apenas um dos fatores que estão influenciando mudanças no mercado de trabalho.
O rápido avanço da tecnologia tem permitido o surgimento de novos modelos de negócios e relações de trabalho, que exigem uma nova visão e postura dos profissionais. Por isso, é importante olhar para as transformações em curso e observar o quanto você está preparado para manter sua empregabilidade não apenas em 2017, mas também no médio e longo prazo.
Para facilitar essa reflexão, confira 6 tendências do mundo do trabalho que a área de inovação da Cia de Talentos organizou em um relatório recentemente:
1. Caminhos adaptativos
Os avanços da tecnologia exigem das empresas e pessoas uma capacidade de adaptação cada vez maior. As decisões precisam ser tomadas rapidamente, sem enfrentar os obstáculos hierárquicos que tornam o processo de mudança lento. Você está pronto para trabalhar de forma mais autônoma, em uma hierarquia horizontal? Você é do tipo que pergunta tudo para o chefe ou gosta de se desafiar e correr atrás das respostas?

2. Para sempre beta
A única maneira de acompanhar a velocidade das mudanças é aceitar que nunca estaremos 100% prontos. Se ficarmos muito tempo elaborando uma ideia, a chance de alguém colocá-la em prática antes ou de ela ficar ultrapassada é grande. Você costuma experimentar e arriscar? Vê o erro como uma oportunidade de desenvolvimento ou como um fracasso?

3. Carreiras “faça você mesmo”
A relação tradicional de trabalho entre empresas e profissionais está se esgotando. Já há muitas pessoas procurando caminhos para se sentirem mais realizadas. Você está preparado para trabalhar por projeto e em equipes com pessoas de diferentes áreas?

4. Mentes do futuro
Os desafios da sociedade atual demandam muito mais do que raciocínio lógico. Você tem buscado viver experiências diferentes e ampliar seu repertório? Há quanto tempo fez algo pela primeira vez? Ir ao cinema, a exposições, shows, ler livros que não têm nada a ver com sua atividade profissional são coisas que você costuma fazer?

5. Pensar ecológico
A economia colaborativa, que já emerge, deve se consolidar, levando à construção de relações mais equilibradas. Quando pensa em uma solução para um desafio, costuma se perguntar se é realmente boa e justa para todos os envolvidos?

6. Conect-Ação
Entregar apenas um simples produto ou serviço já não é mais suficiente. As empresas precisam criar experiências de impacto e fazer o cliente se sentir parte do todo. Por meio do seu trabalho, você pensa ou entrega soluções que geram conexão de verdade? Ao pensar em um produto, serviço ou dilema na gestão de suas equipes, o quanto você realmente “calça o sapato” dos seus clientes, consumidores e colaboradores?

Muitas pessoas já devem estar sentindo o impacto de pelo menos uma dessas tendências em seu dia a dia. Mas acredito que organizá-las e discuti-las nos ajude a analisar o quanto estamos próximos ou não dessa realidade. E que venha 2017!
Por Sofia Esteves, fundadora e presidente do conselho do Grupo DMRH

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

OBRIGATORIEDADE DAS NORMAS REGULAMENTADORAS - NRS

NORMA REGULAMENTADORA 1 - NR 1
DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

1.1.1. As disposições contidas nas Normas Regulamentadoras – NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos, às entidades ou empresas que lhes tomem o serviço e aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais.