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sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DE MINISTRAR OS CURSOS DE NR´S DE ACORDO COM O MTE


NR 10 EM 36 HS. CUIDADO, NÃO SEJA ENGANADO

A NR 10 NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Publicação D.O.U.
Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78
Alterações/Atualizações D.O.U.
Portaria SSMT n.º 12, de 06 de junho de 1983 14/06/83
Portaria GM n.º 598, de 07 de dezembro de 2004 08/09/04
Exige que seja obedecido o conteúdo programático:
1.       CURSO BÁSICO – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE.

I - Para os trabalhadores autorizados: carga horária mínima – 40h:
Programação Mínima:
1. introdução à segurança com eletricidade.

2. riscos em instalações e serviços com eletricidade:
a) o choque elétrico, mecanismos e efeitos;
b) arcos elétricos; queimaduras e quedas;
c) campos eletromagnéticos.

3. Técnicas de Análise de Risco.

4. Medidas de Controle do Risco Elétrico:
a) desenergização.
b) aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário;
c) equipotencialização;
d) seccionamento automático da alimentação;
e) dispositivos a corrente de fuga;
f) extra baixa tensão;
g) barreiras e invólucros;
h) bloqueios e impedimentos;
i) obstáculos e anteparos;
j) isolamento das partes vivas;
k) isolação dupla ou reforçada;
l) colocação fora de alcance;
m) separação elétrica.

5. Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras;

6. Regulamentações do MTE:
a) NRs;
b) NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade);
c) qualificação; habilitação; capacitação e autorização.

7. Equipamentos de proteção coletiva.
8. Equipamentos de proteção individual.

9. Rotinas de trabalho – Procedimentos.
a) instalações desenergizadas;
b) liberação para serviços;
c) sinalização;
d) inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento;

10. Documentação de instalações elétricas.

11. Riscos adicionais:
a) altura;
b) ambientes confinados;
c) áreas classificadas;
d) umidade;
e) condições atmosféricas.

12. Proteção e combate a incêndios:
a) noções básicas;
b) medidas preventivas;
c) métodos de extinção;
d) prática;

13. Acidentes de origem elétrica:
a) causas diretas e indiretas;
b) discussão de casos;

14. Primeiros socorros:
a) noções sobre lesões;
b) priorização do atendimento;
c) aplicação de respiração artificial;
d) massagem cardíaca;
e) técnicas para remoção e transporte de acidentados;
f) práticas.

15. Responsabilidades.
Para atender este conteúdo programático, o MTE exige que a carga horária seja de 40(quarenta)hs.
Existem empresa, aqui em Fortaleza, que ministra este curso em 2(dois) fins de semana, contrariando a norma que exige que a qualificação dos funcionários seja realiza durante o horário de trabalho do funcionário.
Observando que 2(dois) fins de semana, no máximo temos 36(trinta e seis) horas, porém alcançamos no máximo 30(trinta) horas de aula.
Os alunos/funcionários estão sendo enganados pela instituição de ensino e / ou empresários que só querem cumprir as exigências de certificação dos seus funcionários.  Assim os certificados são emitidos com a carga horária de 40(quarenta) horas, sendo que os alunos/funcionários estão com um certificado de participação e não agregaram conhecimento.

sábado, 15 de agosto de 2015

Trabalho em equipe


Aspectos comportamentais.
Vamos explora os aspectos comportamentais do trabalhador das pessoas em sua atividades, sociais, profissionais e familiares.
        CONCEITO DO COMPORTAMENTO = ATITUDE = POSTURA.
Individuo – As diferenças individuais constituem as formas pelas quais os indivíduos se distinguem ao agir. Essas diferenças podem ser percebidas através das seguintes abordagens: fatores físicos; emoções; atitudes; valores; personalidades; percepções; comportamento; pontos de vista; níveis educacionais; habilidades sociais; etc.
As semelhanças podem ocorrer entre as pessoas no tocante a opiniões, atitudes e temperamentos, mas não se encontra igualdade. Cada sujeito é singular na sua totalidade e apresentará num comportamento diferente.
Quando pensamos em comportamento, estamos falando de seres humanos, de motivação, de valores e crenças. Palavras que poderiam ser:
Caráter; personalidade; paciência; dignidade; saber escutar; compreensão; humildade; respeito; somatório = modo de ser.

Todos nós temos um modelo de comportamento adequado para algumas situações e inadequadas para outras. Atitude é relacionado a comportamento, na segurança é a mesma coisa, lá fora, em outras realidades, pode ser diferente. É o modo de agir.

Sabemos que somos uma única pessoa, tanto em casa como no trabalho. Existe a tendência de falarmos: “temos que separa o pessoal do profissional”. A pessoa é somente ela, a separação da pessoa e do profissional não existe. Para sermos bom profissional, temos que ser uma boa pessoa, não tem separação, não existe o capaz tecnicamente e o colega solidário. 
O caráter de uma pessoa se forma desde a sua infância e vem evoluindo progressivamente com informações vindas de um livro e assistidas de um filme, uma série de informações. O que você questiona sobre algo, gera uma inquietude e gera novas visões, novos pensamentos.
Conseqüentemente, toda essa atividade proativa gera novos conhecimentos, transformando em sabedoria.
O conceito de aprender é amplo como outros estudados aqui. Utilizando muito o termo “aprender a aprender”, ou seja, procurando desenvolver uma capacidade maior em receber novas informações e conseguir “digeri-las adequadamente.
A observação é um dos pontos para o aprendizado, alguém faz e você copia, você vê o que está acontecendo. Outra maneira de ocorrer a aprendizagem está no estudo, na pesquisa e na discussão com outros profissionais da área.
        Gostar do que faz, trabalhar com prazer, refletir sobre seu trabalho, trabalhar em equipe, escutar as pessoas, etc., contribuem para uma boa retenção do aprendizado.
As bases do aprendizado.
Como trabalhador, todos devem estar atento aos riscos e aos perigos de sua atividade, valorizar os controles dos riscos e as opiniões de seus companheiros de trabalho. Ao elabora uma tarefa, é importante que se tenha uma atenção especial na elaboração da análise prevencionista de risco e na metodologia aplicada, entre outros.
O planejamento é fundamental para a tarefa, tem-se que dominar todo o procedimento, senão poderão ocorrer incidentes, mas não basta somente planejar, é importante que se tenha uma visão, uma expectativa do processo e do resultado que se quer chegar.
}  Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. A amizade não tem preço, o relacionamento com outras pessoas também. As palavras mais adequadas para relacionamento são: simpatia, respeito, empatia, amizade, humildade, solidariedade, profissão, amor e sinceridade.
}  Saiba trabalhar em grupo.
        Percepção
        A percepção pode sofrer distorções provocadas por fatores que podem alterar a realidade dos fatos. Dentre eles podemos destacar:
}  Fatores físicos – deficiência nos órgãos receptores dos estímulos. Quem sofre de deficiência auditiva, por exemplo, pode interpretar mal as mensagens que ouve;
}  Emoção – reduz ou impede o raciocínio. Por exemplo, uma pessoa com raiva pode agredir alguém que nada teve a ver com a causa da raiva;  
}  Preconceitos – são crenças culturalmente aprendidas que deformam e limitem a percepção;
}  Cultura – tende-se a perceber e emitir juízo de valor de acordo com as crenças do ambiente social no qual se adquiriu a cultura;
}  Valores – percebe-se melhor o que se considera importante;
}  Atenção – percebe-se mais o que está no foco da atenção;
}  Interesse – o indivíduo focaliza o que é de seu interesse. Por exemplo, quando alguém compra um carro, essa pessoa tende a ver muitos outros carros iguais ao seu, que antes não percebia;
}  Defesa psíquica – tende-se a não perceber o que for considerado desagradável.
Entende-se como percepção, como sendo a interpretação que o indivíduo faz dos estímulos recebidos do meio ambiente, através dos sentidos de tato, audição, visão, paladar e olfato. Os estímulos também podem se internos, tais como a sensação de fome, sede, frio, as emoções, etc. A maneira de perceber o mundo e as situações variam de pessoa para pessoa. As pessoas agem no mundo de acordo com as suas percepções. 
Um outro tipo de percepção que se pode caracterizar e, principalmente, relacionar ao seu trabalho é a percepção do risco, ou seja, esse tipo de percepção tem com base a experiência de cada um em relação ao trabalho a ser desenvolvido e ao conhecimento do conceito de risco e de perigo aliado á prática preventiva de evitar acidentes. Assim, quando a organização fornece os meios adequados, como por exemplo, a capacitação do empregado e o estímulo ao trabalho de equipe, ela está adotando uma característica preventiva na busca do índice zero em acidentes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

NÃO SE ATRASE

Existe uma coisa que vai lhe ajudar a ganhar mais dinheiro, ter relacionamentos melhores, ser mais feliz e até parecer mais magro. É algo revolucionário e simples e que, se utilizado todos os dias, vai mudar sua vida: não se atrase.
Chegar atrasado é inaceitável no mundo atual. Pode parecer duro, mas é a realidade. Não importa qual seja o evento, se é um jantar, uma conferência via Skype ou um café – sua pontualidade diz muito sobre você.
Enquanto algumas pessoas se incomodam muito com atrasos – tanto os dela quanto os alheios -, a maioria parece considerar horários e prazos um capricho.
É importante perceber que existe um motivo pelo qual marcamos hora para reuniões e estabelecemos prazos. Isso permite coordenar esforços, minimizar a perda de tempo e de trabalho e também ajuda a criar expectativas. Se as pessoas não se organizassem, tudo seria ineficiente.
Além de atrapalhar a produtividade, uma pessoa atrasada também mostra falta de respeito e de consideração. Chegar a uma reunião na hora mostra que você aprecia e valoriza a pessoa com quem você está se encontrando. Se você se atrasa, perde credibilidade. Um funcionário de uma empresa, por exemplo, pode ser considerado não lucrativo. Reuniões custam dinheiro para a organização e quanto mais ela demora para começar, mais cara fica.
Atraso significa desorganização e, muitas vezes, as pessoas não querem se relacionar e fazer negócios com desorganizados. Também não é uma boa desculpa dizer que está muito ocupado. Apesar da impressão que a maioria das pessoas tem de que ter muito para fazer é sinônimo de importância, isso pode ser encarado como um sinal de que o atrasado é incapaz de priorizar seus compromissos e de dizer “não” para o que não interessa.
Algumas vezes, acontece uma emergência ou um evento aparece de surpresa. Quando isso ocorre, o melhor é se justificar bem e se desculpar, para que a pessoa com quem você iria se encontrar saiba que você considera o encontro importante e que o atraso não se repetirá.

Ser pontual não significa julgar os outros ou se estressar. Na verdade, é justamente o oposto: abre espaço para pessoas melhores em sua vida e também para organizar seu tempo, de forma a conseguir fazer as coisas de que gosta.